A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES BB 01. N ATUREZA DA V IDA Átomos Moléculas CélulasTecidosÓrgãos Seres Vivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES BB 01. N ATUREZA DA V IDA Átomos Moléculas CélulasTecidosÓrgãos Seres Vivos."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES BB 01

2 N ATUREZA DA V IDA Átomos Moléculas CélulasTecidosÓrgãos Seres Vivos

3 O RGANISMOS E A MBIENTE Espécie – conjunto de seres vivos semelhantes que podem se cruzar na natureza, originando descendentes férteis. Por exemplo, existem tucanos em outros ambientes além de outros ambientes.

4 População – conjunto de seres vivos da mesma espécie, no mesmo espaço, no mesmo intervalo de tempo. Um exemplo são os tucanos que habitam a Mata Atlantica, onde são chamados de bandos.

5 Comunidade ou Biocenose – conjunto das populações em determinado ambiente. Por exemplo, na Mata Atlantica, há diversas populações de diversas espécies.

6 Ecossistema - é a união de todas as comunidades de determinados locais. São autossuficientes em alimentos, mas não em energia, cuja fonte primaria é o Sol. Apresenta assim:

7 Ecótono – região de transição entre dois ecossistemas, além de espécies proprias.

8 Bioma – grande ambiente natural, com caracteristicas específicas, que representa um tipo de ecossistema, com distribuição em várias partes do mundo.

9 Organismos Autotroficos – capazes de sintetizar matéria organica a partir de matéria inorganica. Organismos Heterotróficos – não são capazes de produzir sua própria alimentação, abastecendo-se de outros seres.

10

11 Homeostase – ecossitemas que apresentam estado de equilibrio dinamico.

12 Habitat – lugar habitado por cada espécie, sendo aprimoriada por elas, na maioria das vezes.

13 Nicho ecológico – conjunto de atividades de uma espécie.

14 O RGANISMOS, R ECURSOS E R ESÍDUOS Os seres vivos obtem recursos, enquanto eliminam residuos na natureza. Um organismo pode representar abrigo para outro.

15 Todos os seres vivos tem um limite de tolerancia, isto é, estão adaptados às condições ambientais dentro de certos limites de variação.

16 E XERCÍCIOS 2525

17 RESOLUÇÃO DOS EXERCICIOS DA APOSTILA 1 – d 2 – b 3 – Soma = 20 (04+16) 4 – a) Fungos são decompositores, minhocas são detrivoras e urubus são necrófagos. Todos se alimentam de cadaveres ou residuos (fezes, urina e restos); b) Participam da reciclagem da matéria. Os fungos, em particular, convertem matéria organica em inorganica, que pode ser reaproveitada pelos produtores. 5 – e 6 – a 7 – a) Representa o modo de vida, isto é, o conjunto de papéis desempenhados por um individuo de uma população em um determinado ecossistema. b) Os da situação A (espécies I e II) devem ter maior probabilidade de existencia. O grafico indica menor sbreposição de nichos ecologicos e, portanto, menor competição de recursos naturais do que aquela verificada na situação B, que evidencia maior sobreposição de nichos ecologicos entre os membros das especies III e IV, os quais disputam os mesmos recursos naturais. 8 – d


Carregar ppt "ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES BB 01. N ATUREZA DA V IDA Átomos Moléculas CélulasTecidosÓrgãos Seres Vivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google