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Rodrigo Tadeu Gonçalves Poiésis – Aventuras Literárias – 31/08/2013

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Apresentação em tema: "Rodrigo Tadeu Gonçalves Poiésis – Aventuras Literárias – 31/08/2013"— Transcrição da apresentação:

1 Rodrigo Tadeu Gonçalves Poiésis – Aventuras Literárias – 31/08/2013
Ovídio - Metamorfoses Rodrigo Tadeu Gonçalves Poiésis – Aventuras Literárias – 31/08/2013

2 Ovídio, vida e obra Nascido em Sulmona (em Abruzzo), em março de 43 a.C. Exilado a Tomis (hoje, Costanza), no Mar Negro, em 8 d.C. Morto em 17 ou 18.

3 Obras Amores, cinco livros, mais tarde em três livros;
49 elegias, entre 20 e 100 versos Heroides, 21 cartas de heroínas famosas a seus amantes, e algumas respostas Medea, tragédia perdida Ars Amatoria, entre 1 a.C. e 1 b.C. Remedia Amoris Medicamina Faciei Femineae Metamorphoseon Libri, entre 2 e 8 d.C. Fasti Tristia (5 livros) e Epistulae ex Ponto (4 livros), elegias do exílio

4 Um poeta moderno Último dos grandes autores augustanos - Tradição da elegia: Propércio, Tibulo Enorme variedade da produção poética Atitudes diferentes sobre as escolhas literárias que refletem escolhas de vida Autoconsciência literária poderosa Atitude de extremo relativismo Aceitação das novas formas de vida; anti-conservadorismo

5

6 Poeta da era da paz Pax augusta traz novas aspirações de uma vida mais relaxada, moralidade menos severa, refinamento e tranquilidade Ovídio torna-se o intérprete dessas aspirações, mas sem se opor necessariamente ao regime e sua ideologia Poesia que reflete ao estilo de vida refinado Concepção poética essencialmente anti-mimética e anti- naturalista, fortemente inovadora Poesia independente da realidade, anti-aristotélica e anti- horaciana Estilo moderno, vívido, musical

7 Amores Escrito na juventude Modelos: Propércio e Tibulo
Inovação: ausência de uma figura feminina particular ou necessariamente existente: Corinna é algo estilizada, provavelmente fictícia Pathos dissolve-se em ironia A vida poética intensa de Catulo e Propércio converte-se em ludus Ausência do servitium amoris Afastamento intelectual

8 Poesia didática Ars Amatoria, Remedia Amoris, Medicamina
Ars: manual de conquista Livro 1: conselhos para conquistar uma mulher Livro 2: conselhos para manter o amor delas Livro 3: como seduzir os homens Exercício intelectual, não necessariamente um ataque à moralidade: lusus, sem propósito ético Negação do impacto do amor como força motora do poeta, neutralização de seus impulsos agressivos Inversão do tema da era de ouro com o entusiasmo pela modernidade, do consumo e dos estilos elevados da vida augustana Medicamina: sobre cosméticos, técnicas de beleza Remedia: o poeta ensina como resistir ao amor

9 Heroides: poesia de lamento
Temas fundamentais: amor e mito Cartas de Penélope, Dido, Ariadne, Medeia, Safo etc. a seus amantes Novo gênero entre epistolografia e elegia O modo elegíaco como filtro para matéria épica, trágica e mítica: Wetanschauung que seleciona e reduz a sua linguagem tudo aquilo de que trata Reescrita especial: O. toma a matéria mítica e a reescreve através de um deslocamento para as vozes femininas, normalmente apagadas na tradição antiga (cf. Eurípides)

10 Fasti: poesia cívica Plano: Doze livros, um para cada mês do ano, para ilustrar mitos e costumes do Lácio; Interrompido na metade pelo exílio do poeta Modelo: Aitia de Calímaco Fonte de informações antropológicas Ironia e questionamento da cultura latina (Rômulo, por exemplo)

11 Obras do exílio: Tristia e Epistulae ex Ponto
Um homem dançando sozinho no escuro (Ep ) Voz amargurada e desesperada Compõe para si mesmo em meio a um povo bárbaro Pedidos de ajuda aos amigos e familiares

12 Metamorfoses: épica ampliada
Contra Virgílio, por um novo estilo épico Forma épica, modelo hesiódico, poema de coleção, como as Aitia de Calímaco (etiologias em dísticos) e um poema hexamétrico perdido de Nicandro (séc II a.C.), coleção de histórias mitológicas A poética calimaqueana havia banido a poesia épica, mas Ovídio junta as tradições Obretivo: o poema universal Abrangência: da criação do universo aos dias de hoje

13 Metamorfoses: composição e estrutura
Cerca de 250 narrativas mítico-históricas Princípio cronológico que quase se esfacela até aparecer novamente no fim Critérios de ligação: contiguidade geográfica (e.g. ciclo tebano), paralelos temáticos (e.g. amores, ciúmes, vinganças dos deuses), contraste (e.g. piedade vs. impiedade), relação genealógica entre personagens, semelhança entre metamorfoses

14 Metamorfoses: resumo da obra
Livro 1: Proema, nascimento do mundo, as quatro idades, titanomaquia, o dilúvio, regeneração da raça humana com Deucalião e Pirra, paixões dos deuses; Livro 2: Faetonte, que cai da carruagem de seu pai e incendeia a terra Livro 3: Acteonte transformado em cervo por Diana enfurecida, Narciso, Penteu; Livro 4: Píramo e Tisbe, Perseu; Livro 5: o rapto de Prosérpina; Livro 6: Os ciúmes dos deuses, Tereu, Procne e Filomela; Livro 7: Os encantos de Medeia, Céfalo e Prócris Livro 8: Dédalo e Ícaro, Filêmon e Baucis;

15 Livro 9: Os trabalhos de Hércules
Livro 10: Orfeu e Eurídice e histórias de amor de Cipreste, Jacinto, Pigmalião, Mirra, Vênus e Adônis; Livro 11: Casamento de Peleu e Tétis; Livro 12: Trabalhos de Aquiles, batalhe entre Lápites e Centauros; Livro 13: disputa das armas de Aquiles entre Ájax e Odisseu, perdas troianas, amor de Polifemo por Galateia; Livro 14: episódios da Odisseia, pequena Eneida, sem sobreposição com Virgílio, antiga Lácio e seus deuses rurais, Roma e seus reis Livro 15: Pitágoras e o discurso filosófico sobre as metamorfoses e as leis do universo, apoteose de César, glória imperecível

16 Variedade de conteúdo e técnicas narrativas
Dimensões das narrativas muito variáveis (do ultra-curto ao epílio); Pausas e cenas dramáticas; Metamorfoses descritas em minúcias Justaposição de narrativas de tipos muito diferentes: catástrofes cósmicas e histórias de amor Estilo mutante: épica solene, elegia lírica, poesia dramática e bucólica: galeria de artes dos gêneros literários Cliffhangers

17 Estrutura: fabula in fabula
Uma narrativa pode ser inserida na outra, gerando um efeito de moldura Personagens tomam a voz narrativa e começam a contar outras histórias: possibilidade de adaptação do tom, estilo e cor ao personagem-narrador (e.g. rapto de Prosérpina narrado pela musa épica Calíope) Labirinto narrativo

18 Metamorfoses e o mundo do mito
Investigação erudita das origens e das causas (etiologia) Pitágoras: omnia mutant, nil interit (15.165) O mito nem sempre é o centro temático da obra: ele pode desaparecer, e o que efetivamente liga tudo tematicamente é o amor. Mito como elemento decorativo Mundo do mito = mundo das ficções poéticas; autoconsciência, intertextualidade, catálogo literário, Autoironia e autoconsciência: intervenções narrativas, comentários ao leitor, compartilhamento da incredulidade

19 Estilo fotográfico ênfase nos momentos salientes;
Isolamento de cenas individuais; Fixação de claridade visual; Descrição do maravilhoso diante dos olhos, ênfase nas fases intermediárias do processo

20 Leitura e análise: o livro X
Jean-Baptiste-CamilleCorot ( )

21 O Hexâmetro datílico – uu / – uu / – uu / – uu / – uu / – x – uu = – –
Inde per inmēnsum croceō vēlātus amictū aethera dīgreditur Ciconumque Hymenaeus ad ōrās tendit et Orphea nēquīquam vōce vocātur. adfuit ille quidem, sēd nec sollemnia verba nec laetōs vultūs nec fēlīx attulit ōmen. fax quoque, quam tenuit, lacrimōsō strīdula fūmō ūsque fuit nūllōsque invēnit mōtibus ignēs. exitus auspiciō gravior: nam nupta per herbās dum nova nāiadum turbā comitāta vagātur, occidit in tālum serpentis dente receptō.

22 As traduções Livro I: Bocage, decassílabos
Livro VII: Rodrigo Gonçalves, “prosa poética” Livro X: Gonçalves et al., hexâmetros núnicos

23 Bibliografia CONTE, Gian-Biagio. Latin Literature: a history. Transl. Joseph B. Solodow. Baltimore and London: Johns Hopkins University Press, 1999. GONÇALVES, Rodrigo Tadeu; FUJIHARA, A. K. ; RACHWAL, G. D. ; COELHO, L. M. R. ; CONTO, L. ; LEGROSKI, M. C.. Uma tradução coletiva das Metamorfoses com versos hexamétricos de Carlos Alberto Nunes. Scientia Traductionis, vol. 11, 2011. OVÍDIO. As Metamorfoses. Tradução de Antônio Feliciano de Castilho. Rio de Janeiro: Organização Simões Editora, 1959. OVÍDIO. Poemas da carne e do exílio. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. OVÍDIO. Metamorfoses. Trad. de Bocage. São Paulo: Hedra, 2007. PREDEBON, Aristóteles Angheben. Edição do manuscrito e estudo das 'Metamorfoses' de Ovídio traduzidas por Francisco José Freire. Dissertação de Metrado. São Paulo: USP,


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