A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caríssimos, O Sermão da Montanha ocupa integralmente os caps. 5, 6 e 7 de São Mateus. Trata-se do primeiro dos cinco grandes discursos de Jesus. Compreende.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caríssimos, O Sermão da Montanha ocupa integralmente os caps. 5, 6 e 7 de São Mateus. Trata-se do primeiro dos cinco grandes discursos de Jesus. Compreende."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Caríssimos, O Sermão da Montanha ocupa integralmente os caps. 5, 6 e 7 de São Mateus. Trata-se do primeiro dos cinco grandes discursos de Jesus. Compreende uma considerável parte dos ensinamentos do Senhor. As Bem-aventuranças (5,3-12), constituem como que o pórtico do Sermão da Montanha. Meditemos. Carinhosamente, Graziela

4 1 – Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Mais que a condição social de pobre, expressa a atitude religiosa de indigência e de humildade diante de Deus: é pobre o que dá-se a Deus sem considerar méritos próprios e confia só na misericórdia divina para ser salvo.

5 2 – Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Chama aqui bem-aventurados Nosso Senhor todos os que estão aflitos por causa e, de modo particular, aqueles que estão verdadeiramente arrependidos dos seus pecados, ou aflitos pelas ofensas que outros fazem a Deus, e que levam o seu sofrimento com amor e desejos de reparação.

6 3 – Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a terra. Mansos: quer dizer, os que sofrem com paciência as perseguições injustas; os que nas adversidades mantêm o ânimo sereno, humilde e firme, e não se deixam levar pela ira ou pelo abatimento.

7 4 – Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados. Chama-se justo a quem se esforça sinceramente por cumprir a Vontade de Deus, que se manifesta nos mandamentos, nos deveres de estado e na união da alma com Deus.

8 5 – Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia. A misericórdia não consiste apenas em dar esmolas aos pobres, mas também em compreender os defeitos que possam ter os outros, desculpá-los, ajudá-los a superá-los e amá-los mesmo com os defeitos que tenham. Também faz parte da misericórdia alegrar-se e sofrer com as alegrias e dores alheias.

9 6 – Bem-aventurados os puros de coração porque eles verão a Deus. A doutrina de Cristo ensina que a raiz da qualidade dos atos humanos está no coração, quer dizer, no interior do homem, no fundo do seu espírito. A pureza de coração é um dom de Deus, que se manifesta na capacidade de amar, no olhar reto e puro para tudo o que é nobre.

10 7 – Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. A paz com Deus é a causa e o cume de toda a paz. Será vã e enganadora qualquer paz no mundo que não se baseie nessa paz divina.

11 8 – Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os que sofrem perseguições por ser santos ou pelo seu empenho em ser santos. Portanto, é bem-aventurado o que sofre perseguição por ser fiel a Jesus Cristo, e a suporta não só com paciência mas com alegria. O cristão que é fiel à doutrina de Jesus Cristo é de fato também um mártir.

12 9 – Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim. A perseguição de fora, a que os homens movem contra os discípulos de Cristo, acompanhará a estes em muitas ocasiões enquanto combatem em silêncio as batalhas da alma. É marca de autenticidade cristã das pessoas e das obras.

13 10 - Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus. O discípulo de Cristo que for perseguido compreenderá que esta provação é sinal de felicidade e fonte de bens, porque encerra promessas de vida eterna. E enfrentará tudo o que Deus quiser e permitir com visão sobrenatural, fortaleza e serenidade. A vida cristã não é, pois, tarefa fácil, mas vale a pena pela plenitude de vida que o Filho de Deus promete.

14 Cada cristão há de lutar pela sua santificação pessoal, mas também pela santificação dos outros. Jesus ensina-o com as imagens expressivas do sal e da luz. Maria, Mãe de Jesus e nossa, interceda por nós junto a seu Filho, a fim de que possamos seguir esse programa de vida cristã que nos foi dado por Jesus, para a nossa santificação. Amém

15 Texto – Bíblia Sagrada – Santos Evangelhos. Edições Theologica – Braga Bem-aventuranças – José Orlandis Imagens – Pessoais da Terra Santa e Google Música – Bem-aventuranças – Cantores de Deus Formatação - Graziela Site – e Para receber novos pps, envie para: –


Carregar ppt "Caríssimos, O Sermão da Montanha ocupa integralmente os caps. 5, 6 e 7 de São Mateus. Trata-se do primeiro dos cinco grandes discursos de Jesus. Compreende."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google