A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Art. 100. Da decisão que decreta a falência cabe agravo, e da sentença que julga a improcedência do pedido cabe apelação  Agravo de instrumento: - Efeito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Art. 100. Da decisão que decreta a falência cabe agravo, e da sentença que julga a improcedência do pedido cabe apelação  Agravo de instrumento: - Efeito."— Transcrição da apresentação:

1  Art Da decisão que decreta a falência cabe agravo, e da sentença que julga a improcedência do pedido cabe apelação  Agravo de instrumento: - Efeito devolutivo - Art. 522 CPC: 10 dias; - 527, III / 558 CPC: efeito suspensivo: relator (de ofício) ou agravante;  Apelação: -15 dias (508 CPC);

2  Princípio geral da solvabilidade;  Sujeição do devedor e de todos os credores;  CRITÉRIOS - Interesse público em determinadas obrigações (classificação dos créditos – art 83); - Par conditio creditorum;  Decretação da falência (art 77): - vencem-se as dívidas; - valores em moeda estrangeira; - - juros

3  Antecipação no tempo a produção dos efeitos da relação jurídica obrigacional;  Vencimento antecipado: obrigações do falido (art 333, I; CC);  PRINCÍPIO DE JUSTIÇA SOCIAL;  Obrigação com vencimento futuro: abatimento dos juros por consequência da antecipação: - Referentes ao período entre o negócio e a data da decretação da quebra; - Inclusão no pagamento dos credores

4  Obrigações pactuadas em moeda estrangeira: - Conversão para moeda nacional; - Câmbio do dia da decisão judicial (deixará de ficar sujeito à variação cambial);  Art 116: - Suspensão do exercício de retenção (devedor) sobre bens sujeitos À arrecadação – entrega ao administrador Judicial; - Suspensão, por parte dos sócios da sociedade falida, o direito de retirada ou de recebimento do valor de suas quotas ou ações (perda de ativos)

5  Não se resolvem, necessariamente, pela falência;  Art 117;  Evitar: aumento do passivo da massa;  Preservar: ativos;  “Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé” (Art 422 CC)

6  “Se, depois de concluído o contrato, sobrevier a uma das partes contratantes diminuição em seu patrimônio capaz de comprometer ou tornar duvidosa a prestação pela qual se obrigou, pode a outra recusar-se à prestação que lhe incumbe, até que aquela satisfaça a que lhe compete ou dê garantia bastante de satisfazê-la” (477 CC);  Sentença de falência: caso fortuito ou força maior?  Art As contas correntes com o devedor consideram-se encerradas no momento de decretação da falência, verificando-se o respectivo saldo (lei /05)

7  Art 122 (11.101/05) = “Se duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra, as duas obrigações extinguem-se, até onde se compensarem” (art 368 CC);  Art Na falência do espólio, ficará suspenso o processo de inventário, cabendo ao administrador judicial a realização de atos pendentes em relação aos direitos e obrigações da massa falida (11.101/05);

8  AJ: Obrigação em arrecadar todos os bens existentes nos estabelecimentos da empresa;  Alguns não integram o patrimônio da empresa (contrato ou direito real de garantia: máquinas alugadas, veículos pertencentes às instituições financeiras etc);  Cabe ao proprietário requerer a restituição ao juiz  Devolução do bem ou equivalente em dinheiro

9  Art 85 - Bem arrecadado pertence a terceiro; - Coisa vendida a prazo e entregue ao devedor nos 15 dias anteriores ao requerimento de sua falência (data da entrega do bem e a do pedido da falência);  Art. 88. A sentença que reconhecer o direito do requerente determinará a entrega da coisa no prazo de 48 (quarenta e oito) horas (11.101/05);  Art. 89. A sentença que negar a restituição, quando for o caso, incluirá o requerente no quadro-geral de credores, na classificação que lhe couber, na forma desta Lei (11.101/05)

10  Art. 91. O pedido de restituição suspende a disponibilidade da coisa até o trânsito em julgado (11.101/05);  Art. 92. O requerente que tiver obtido êxito no seu pedido ressarcirá a massa falida ou a quem tiver suportado as despesas de conservação da coisa reclamada (11.101/05);  RESTITUIÇÕES EM DINHEIRO (art 86): - se a coisa não mais existir; - Importância entregue ao devedor, em moeda corrente nacional, decorrente de adiantamento a contrato de câmbio para exportação; - valores entregues ao devedor pelo contratante de boa-fé (revogação ou ineficácia do contrato)

11  Titulares de restituição: não integram o QGC;  Restituições feitas antes do pgto dos créditos, não ocorrendo somente antes do pgto dos salários vencidos nos 3 meses anteriores da quebra, limitados a 5 SM (art 151, /05);  Rateio (91, parágrafo único);  Processamento: - Pedido; - Intimação do falido, Comitê, credores e AJ: manifestação em 5 dias; - Audiência de instr e julg (se necessário); - Autos conlusos - Sentença (cabe apelação)

12  Massa falida objetiva: conjunto de bens do falido e dos bens dos sócios com responsabilidade ilimitada, que são arrecadados para serem vendidos e os valores utilizados no pagamento dos credores;  Massa falida subjetiva: conjunto de credores do falido (QGC)


Carregar ppt " Art. 100. Da decisão que decreta a falência cabe agravo, e da sentença que julga a improcedência do pedido cabe apelação  Agravo de instrumento: - Efeito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google