A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade Pernambucana de Ensino e Cultura Bacharelado em Direito Direito Civil I Revisão Allana Mirella Sandes da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade Pernambucana de Ensino e Cultura Bacharelado em Direito Direito Civil I Revisão Allana Mirella Sandes da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Sociedade Pernambucana de Ensino e Cultura Bacharelado em Direito Direito Civil I Revisão Allana Mirella Sandes da Silva

2 Código Civil PARTE GERAL Pessoas Bens Fatos

3 PARTE ESPECIAL Obrigações Reais Sucessões Código Civil Família

4 Direito das Obrigações conjunto de normas e princípios jurídicos reguladores das relações patrimoniais entre um credor (SA) e um devedor (SP) a quem incumbe o dever de cumprir, espontânea ou coativamente, uma prestação de dar, fazer ou não fazer a relação jurídica obrigacional (pessoal) entre um credor (titular do direito de crédito) e um devedor incumbido do dever de prestar)

5 Obrigações Vínculo jurídico Responsabilidade patrimonial

6 Fontes das Obrigações A Lei; Atos ilícitos; Contratos.

7 Art. 187 do CC - Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes.

8 Contratos A função social do contrato A boa fé objetiva

9 Classificação das Obrigações Positivas: Negativa: a. De Dar Coisa certa Coisa incerta De Não-Fazer b. De Fazer Quanto ao objeto:

10 OAB/2008 QUESTÃO – Ainda no que concerne ao direito das obrigações, assinale a opção correta. a)Se houver pluralidade de sujeitos, sendo a obrigação indivisível, pode haver o cumprimento fracionado da obrigação, quando a indivisibilidade é proveniente da vontade das partes, ou seja, tratando-se de indivisibilidade legal. b)Caso o devedor inadimplente de obrigação decida purgar a mora oferecendo ao credor a prestação vencida, acrescida da indenização dos danos causados ao credor pela mora, não poderá o credor rejeitar a prestação, transformando a mora em inadimplemento definitivo, e pleitear a resolução do contrato. c)No caso de obrigação de restituir coisa certa, vindo esta a perecer, sem culpa do devedor, a obrigação resolve-se automaticamente, sem qualquer direito ao credor de receber indenização ou de exigir a restituição da coisa. d)O acordo extrajudicial firmado entre credor e devedor principal, para mera prorrogação do pagamento da dívida, implica novação, desonerando, assim, os co- obrigados que nela não intervieram.OAB João, na qualidade de credor, aceita receber de Caio, devedor, um objeto diverso daquele estabelecido no instrumento obrigacional, extinguindo a obrigação pactuada. Nesse caso, foi realizada uma:a - Doação;b - Transação;c - Novação subjetiva passiva;d - Dação em pagamento.

11 Classificação das Obrigações Quanto ao elemento: Simples Cumulativa Alternativa

12 Classificação das Obrigações Quanto as partes: Cinco pessoas pegam emprestado comigo reais. Quanto eu posso cobrar de 1 delas?

13 Dá para cumprir uma obrigação sem pagar? Compensação Dação em pagamento Novação Remissão ConfusãoPagamento

14 Há hipótese em que uma pessoa vai pagar pela dívida de outrem? Perguntas Posso responder por uma dívida que não tenho?

15 Pagamento Devedor: Herdeiros Terceiros Vencimento Dar Coisa Certa; Não - Fazer. Personalíssima Quem deve pagar:

16 Pagamento A quem se deve pagar: Ao credor ou representante / Tutela jurisdicional Menor relativamente incapaz Credor putativo Como se prova o pagamento? Ônus da prova

17 OAB – 2009 QUESTÃO – João, na qualidade de credor, aceita receber de Caio, devedor, um objeto diverso daquele estabelecido no instrumento obrigacional, extinguindo a obrigação pactuada. Nesse caso, foi realizada uma: a - Doação; b - Transação; c - Novação subjetiva passiva; d - Dação em pagamento.


Carregar ppt "Sociedade Pernambucana de Ensino e Cultura Bacharelado em Direito Direito Civil I Revisão Allana Mirella Sandes da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google