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1 & ADMINISTRAÇÃO FormaçãoAcadêmica ExercícioProfissional.

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Apresentação em tema: "1 & ADMINISTRAÇÃO FormaçãoAcadêmica ExercícioProfissional."— Transcrição da apresentação:

1 1 & ADMINISTRAÇÃO FormaçãoAcadêmica ExercícioProfissional

2 2 Formação Acadêmica

3 3 Números da Educação Superior

4 4

5 5 NÚMERO DE CONCLUINTES EM 2007* ADMINISTRAÇÃO Direito Pedagogia Ciências Contábeis Comunicação Social Psicologia Ciência da Computação Economia Engenharia Civil Jornalismo ÁREA TOTAL BRASIL Fonte:INEP/MEC – Censo da Educação Superior, 2007, último divulgado pelo MEC.

6 6 Áreas com maior número de cursos Fonte:INEP/MEC Em 1991Em 2004 Pedagogia LetrasADMINISTRAÇÃO Ciências Contábeis Ciências História Economia Direito Geografia Engenharia ADMINISTRAÇÃO Pedagogia Direito Ciências Contábeis C. da Computação Jornalismo Comunicação Social Psicologia Economia Engenharia Civil 1.796*

7 7 A expansão dos cursos de Administração no Brasil não está condicionada a uma política de crescimento equilibrada, onde a discussão profunda e sistematizada dos problemas, seja capaz de provocar uma revolução estrutural no que se refere à revisão, análise e implementação dos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Administração oferecidos no Brasil. Problemas podem e devem ser priorizados (Vicente Falconi, 2008) Expansão do Ensino

8 8 MATRÍCULAS no ensino superior: Matrículas em Administração: Os cursos Administração continuam congregando um dos maiores números de alunos matriculados no ensino superior, representando 14,4% do universo de alunos matriculados. Matrículas nos cursos de Administração

9 9 Crescimento da Educação Superior Concluintes do curso de Administração em 2007* ADMINISTRAÇÃO Direito Pedagogia Ciências Contábeis Comunicação Social Psicologia Ciência da Computação Economia Engenharia Civil Jornalismo ÁREA TOTAL BRASIL Fonte:INEP/MEC – Censo da Educação Superior, 2007, último divulgado pelo MEC.

10 10 Perfil básico na formação dos alunos FORMAÇÃO TÉCNICA Formação de um profissional apto a usar o conhecimento e o instrumental da profissão p/interferir nos fenômenos e processos da profissão FORMAÇÃO CIENTÍFICA Formação de um profissional capaz de produzir conhecimentos. FORMAÇÃO COMO EDUCADOR Formação de um profissional educador apto a perceber, pensar e atuar na profissão

11 11 O ensino superior brasileiro, além de ter uma abrangência considerada baixa, está mal distribuído: seis dos atuais 84 cursos do país concentram 52% de todas as matrículas.

12 12 O campeão em número de universitários é administração, com 621 mil. Sozinho, ele possui mais estudantes que toda a área de saúde, que inclui medicina, enfermagem e psicologia, entre outros. Este grupo conta com 549 mil alunos.

13 13 Bacharéis em Administração mil ** Diagnóstico do Mercado - Brasil Fonte: * CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS POR TIPO JURÍDICO - BRASIL – Fonte: * CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS POR TIPO JURÍDICO - BRASIL – =~ Fonte: Estimativa MEC e CFA, 2006**

14 14 Exercício Profissional

15 15 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA E PATRIMONIAL. ADMINISTRAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAL e RELAÇÕES INDUSTRIAIS. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL, MERCADOLÓGICA/ MARKETING e DE PRODUÇÃO. ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE TRABALHO, DESDOBRAMENTOS e CAMPOS CONEXOS. CAMPOS PRIVATIVOS DO ADMINISTRADOR: CAMPOS DA

16 16 Legislação que rege o Sistema CFA/CRAs e a profissão de Administrador Legislação: 9 de setembro Dia do Administrador

17 17 ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR O Administrador exercerá a profissão como profissional liberal ou não, mediante: Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos; Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos; Realização de perícias, arbitragens, assessoria e consultoria em geral, pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos; Realização de perícias, arbitragens, assessoria e consultoria em geral, pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos;

18 18 Exercício de funções e cargos de Administrador do serviço público federal, estadual, municipal, autárquico, sociedades de economia mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido; Exercício de funções e cargos de Administrador do serviço público federal, estadual, municipal, autárquico, sociedades de economia mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido; Magistério em matérias técnicas dos campos da administração e organização. Magistério em matérias técnicas dos campos da administração e organização. ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR

19 19 Exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. Exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR

20 20 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 353, DE 9 DE ABRIL DE 2008 Aprova o novo Código de Ética Profissional do Administrador "O que importa nesse momento é que não se deixe de pensar em Moral, em Ética e em Ética Profissional; que não nos acomodemos diante do presente momento histórico que vivemos, onde a Moral, a Ética não são mais os momentos retóricos e, portanto, cansativos. Urge que reflitam em todos os rincões sobre o valor moral e da Ética, pois só assim mudaremos a Ética do País. É o que propomos e é o que a Comissão de Ética do CFA deseja despertar em todas as organizações". Tupinambá Paraguassú

21 21 O Patrono dos Administradores Belmiro Siqueira, que dá nome ao concurso nacional que anualmente é promovido pelo Sistema CFA/CRAs, é o Patrono dos Administradores, título que lhe foi outorgado post mortem.

22 22 Prêmio Belmiro Siqueira pelo CFA Instituído em 1988, tem por finalidade precípua a divulgação e a valorização dos estudos realizados por Administradores e por acadêmicos dos cursos de bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil.

23 23 O Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas. Em um dos lados da pedra safira deverá ser aplicado o Símbolo da Profissão do Administrador. Modelo Feminino Modelo Masculino

24 24 Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O Símbolo é um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição são detalhadas no "Manual de Identidade Visual da Profissão", inclusive com especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.

25 25 Conhecimentos Atitudes Habilidades Competências O Futuro Administrador

26 26 CONHECIMENTOS 1.Conteúdos de Formação Básica (economia, direito, sociologia...) 2.Conteúdos de Formação Profissional (marketing, finanças, produção,...) 3.Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias (matemática, estatística, pesquisa operacional,...) 4.Conteúdos de Formação Complementar (estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando)

27 27 HABILIDADES 1.Relacionamentos interpessoais; 2.Visão do todo; 3.Criatividade; 4.Inovação; 5.Liderança.

28 28 ATITUDES 1.Comportamento ético; 2.Atitude empreendedora; 3.Comprometimento.

29 29

30 30 Desafios Profissionais

31 31 çEspecializado em sua área, mas com visão generalista; çConstante aprimoramento (interesse em auto-aperfeiçoamento e re-qualificações); çIdiomas estrangeiros, informática, cursos de especialização; çHabilidade para interpretar, modificar, corrigir e repensar o conhecimento Novo Profissional Características

32 32 çAtitudes proativas, comprometidas, e abertas a novas idéias; çPessoas capazes e dispostas a reformular novos valores, estratégias e relações sociais e de trabalho; çProfissional multifuncional; çPreocupação com a qualidade de vida. Novo Profissional Características

33 33 O Administrador deve: O Administrador deve: ç Pensar mais rápido ç Pensar diferente ç Sonhar ambiciosamente ç Relacionar-se de maneira amigável ç Ter capacidade de adaptações rápidas ç Cultuar o desprendimento e a diversidade ç Ter visão estratégica Novo Profissional

34 34 O Administrador deve: O Administrador deve: ç Ter inesgotável capacidade de adaptação ç Enxergar no novo a sua motivação para vencer ç Ver obstáculos como desafios a serem transpostos ç Diversificar sua qualificação e estilo de vida Novo Profissional

35 35 ? ? ? PARA PENSAR EREFLETIR

36 36 Para Refletir... Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender. Alvin Toffler


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