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1 & ADMINISTRAÇÃO FormaçãoAcadêmica ExercícioProfissional.

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Apresentação em tema: "1 & ADMINISTRAÇÃO FormaçãoAcadêmica ExercícioProfissional."— Transcrição da apresentação:

1 1 & ADMINISTRAÇÃO FormaçãoAcadêmica ExercícioProfissional

2 2 Formação Acadêmica

3 3 Números da Educação Superior

4 4

5 5 NÚMERO DE CONCLUINTES EM 2007* ADMINISTRAÇÃO Direito Pedagogia Ciências Contábeis Comunicação Social Psicologia Ciência da Computação Economia Engenharia Civil Jornalismo ÁREA TOTAL BRASIL94.550 73.323 71.662 28.327 27.865 16.110 8.447 8.115 6.182 320 Fonte:INEP/MEC – Censo da Educação Superior, 2007, último divulgado pelo MEC.

6 6 Áreas com maior número de cursos Fonte:INEP/MEC Em 1991Em 2004 Pedagogia LetrasADMINISTRAÇÃO Ciências Contábeis Ciências História Economia Direito Geografia Engenharia 406 379 333 262 246 198 177 165 155 149 ADMINISTRAÇÃO Pedagogia Direito Ciências Contábeis C. da Computação Jornalismo Comunicação Social Psicologia Economia Engenharia Civil 1.796* 1.524 790 816 745 505 485 309 272 204

7 7 A expansão dos cursos de Administração no Brasil não está condicionada a uma política de crescimento equilibrada, onde a discussão profunda e sistematizada dos problemas, seja capaz de provocar uma revolução estrutural no que se refere à revisão, análise e implementação dos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Administração oferecidos no Brasil. Problemas podem e devem ser priorizados (Vicente Falconi, 2008) Expansão do Ensino

8 8 MATRÍCULAS no ensino superior: 4.880.381 Matrículas em Administração: 703.453 Os cursos Administração continuam congregando um dos maiores números de alunos matriculados no ensino superior, representando 14,4% do universo de alunos matriculados. Matrículas nos cursos de Administração

9 9 Crescimento da Educação Superior Concluintes do curso de Administração em 2007* ADMINISTRAÇÃO Direito Pedagogia Ciências Contábeis Comunicação Social Psicologia Ciência da Computação Economia Engenharia Civil Jornalismo ÁREA TOTAL BRASIL 94.550 73.323 71.662 28.327 27.865 16.110 8.447 8.115 6.182 320 Fonte:INEP/MEC – Censo da Educação Superior, 2007, último divulgado pelo MEC.

10 10 Perfil básico na formação dos alunos FORMAÇÃO TÉCNICA Formação de um profissional apto a usar o conhecimento e o instrumental da profissão p/interferir nos fenômenos e processos da profissão FORMAÇÃO CIENTÍFICA Formação de um profissional capaz de produzir conhecimentos. FORMAÇÃO COMO EDUCADOR Formação de um profissional educador apto a perceber, pensar e atuar na profissão

11 11 O ensino superior brasileiro, além de ter uma abrangência considerada baixa, está mal distribuído: seis dos atuais 84 cursos do país concentram 52% de todas as matrículas. www.administradores.com.br(07/07/2010)

12 12 O campeão em número de universitários é administração, com 621 mil. Sozinho, ele possui mais estudantes que toda a área de saúde, que inclui medicina, enfermagem e psicologia, entre outros. Este grupo conta com 549 mil alunos. www.administradores.com.br(07/07/2010)

13 13 Bacharéis em Administração 1.200 mil ** Diagnóstico do Mercado - Brasil Fonte: * CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS POR TIPO JURÍDICO - BRASIL - 1985-2005 – Fonte: * CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS POR TIPO JURÍDICO - BRASIL - 1985-2005 – www.dnrc.gov.brwww.dnrc.gov.br =~ Fonte: Estimativa MEC e CFA, 2006**

14 14 Exercício Profissional

15 15 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA E PATRIMONIAL. ADMINISTRAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAL e RELAÇÕES INDUSTRIAIS. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL, MERCADOLÓGICA/ MARKETING e DE PRODUÇÃO. ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE TRABALHO, DESDOBRAMENTOS e CAMPOS CONEXOS. CAMPOS PRIVATIVOS DO ADMINISTRADOR: CAMPOS DA

16 16 Legislação que rege o Sistema CFA/CRAs e a profissão de Administrador Legislação: www.cfa.org.br 9 de setembro Dia do Administrador

17 17 ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR O Administrador exercerá a profissão como profissional liberal ou não, mediante: Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos; Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos; Realização de perícias, arbitragens, assessoria e consultoria em geral, pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos; Realização de perícias, arbitragens, assessoria e consultoria em geral, pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos;

18 18 Exercício de funções e cargos de Administrador do serviço público federal, estadual, municipal, autárquico, sociedades de economia mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido; Exercício de funções e cargos de Administrador do serviço público federal, estadual, municipal, autárquico, sociedades de economia mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido; Magistério em matérias técnicas dos campos da administração e organização. Magistério em matérias técnicas dos campos da administração e organização. ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR

19 19 Exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. Exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR

20 20 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 353, DE 9 DE ABRIL DE 2008 Aprova o novo Código de Ética Profissional do Administrador "O que importa nesse momento é que não se deixe de pensar em Moral, em Ética e em Ética Profissional; que não nos acomodemos diante do presente momento histórico que vivemos, onde a Moral, a Ética não são mais os momentos retóricos e, portanto, cansativos. Urge que reflitam em todos os rincões sobre o valor moral e da Ética, pois só assim mudaremos a Ética do País. É o que propomos e é o que a Comissão de Ética do CFA deseja despertar em todas as organizações". Tupinambá Paraguassú

21 21 O Patrono dos Administradores Belmiro Siqueira, que dá nome ao concurso nacional que anualmente é promovido pelo Sistema CFA/CRAs, é o Patrono dos Administradores, título que lhe foi outorgado post mortem.

22 22 Prêmio Belmiro Siqueira pelo CFA Instituído em 1988, tem por finalidade precípua a divulgação e a valorização dos estudos realizados por Administradores e por acadêmicos dos cursos de bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil.

23 23 O Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas. Em um dos lados da pedra safira deverá ser aplicado o Símbolo da Profissão do Administrador. Modelo Feminino Modelo Masculino

24 24 Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração. O Símbolo é um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição são detalhadas no "Manual de Identidade Visual da Profissão", inclusive com especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.

25 25 Conhecimentos Atitudes Habilidades Competências O Futuro Administrador

26 26 CONHECIMENTOS 1.Conteúdos de Formação Básica (economia, direito, sociologia...) 2.Conteúdos de Formação Profissional (marketing, finanças, produção,...) 3.Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias (matemática, estatística, pesquisa operacional,...) 4.Conteúdos de Formação Complementar (estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando)

27 27 HABILIDADES 1.Relacionamentos interpessoais; 2.Visão do todo; 3.Criatividade; 4.Inovação; 5.Liderança.

28 28 ATITUDES 1.Comportamento ético; 2.Atitude empreendedora; 3.Comprometimento.

29 29

30 30 Desafios Profissionais

31 31 çEspecializado em sua área, mas com visão generalista; çConstante aprimoramento (interesse em auto-aperfeiçoamento e re-qualificações); çIdiomas estrangeiros, informática, cursos de especialização; çHabilidade para interpretar, modificar, corrigir e repensar o conhecimento Novo Profissional Características

32 32 çAtitudes proativas, comprometidas, e abertas a novas idéias; çPessoas capazes e dispostas a reformular novos valores, estratégias e relações sociais e de trabalho; çProfissional multifuncional; çPreocupação com a qualidade de vida. Novo Profissional Características

33 33 O Administrador deve: O Administrador deve: ç Pensar mais rápido ç Pensar diferente ç Sonhar ambiciosamente ç Relacionar-se de maneira amigável ç Ter capacidade de adaptações rápidas ç Cultuar o desprendimento e a diversidade ç Ter visão estratégica Novo Profissional

34 34 O Administrador deve: O Administrador deve: ç Ter inesgotável capacidade de adaptação ç Enxergar no novo a sua motivação para vencer ç Ver obstáculos como desafios a serem transpostos ç Diversificar sua qualificação e estilo de vida Novo Profissional

35 35 ? ? ? PARA PENSAR EREFLETIR

36 36 Para Refletir... Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender. Alvin Toffler


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