A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO & Formação Acadêmica Exercício Profissional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO & Formação Acadêmica Exercício Profissional."— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO & Formação Acadêmica Exercício Profissional

2 Formação Acadêmica

3 Números da Educação Superior

4 Números da Educação Superior

5 NÚMERO DE CONCLUINTES EM 2007*
ADMINISTRAÇÃO Direito Pedagogia Ciências Contábeis Comunicação Social Psicologia Ciência da Computação Economia Engenharia Civil Jornalismo ÁREA TOTAL BRASIL 94.550 73.323 71.662 28.327 27.865 16.110 8.447 8.115 6.182 320 Fonte:INEP/MEC – Censo da Educação Superior, 2007, último divulgado pelo MEC.

6 Áreas com maior número de cursos
Em 1991 Em 2004 Pedagogia Letras ADMINISTRAÇÃO Ciências Contábeis Ciências História Economia Direito Geografia Engenharia 406 379 333 262 246 198 177 165 155 149 ADMINISTRAÇÃO Pedagogia Direito Ciências Contábeis C. da Computação Jornalismo Comunicação Social Psicologia Economia Engenharia Civil 1.796* 1.524 790 816 745 505 485 309 272 204 Fonte:INEP/MEC

7 Expansão do Ensino A expansão dos cursos de Administração no Brasil não está condicionada a uma política de crescimento equilibrada, onde a discussão profunda e sistematizada dos problemas, seja capaz de provocar uma revolução estrutural no que se refere à revisão, análise e implementação dos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado em Administração oferecidos no Brasil. “Problemas podem e devem ser priorizados” (Vicente Falconi , 2008)

8 Matrículas nos cursos de Administração
Matrículas em Administração: Os cursos Administração continuam congregando um dos maiores números de alunos matriculados no ensino superior, representando 14,4% do universo de alunos matriculados. MATRÍCULAS no ensino superior:

9 94.550 Crescimento da Educação Superior
Concluintes do curso de Administração em 2007* ÁREA TOTAL BRASIL ADMINISTRAÇÃO Direito Pedagogia Ciências Contábeis Comunicação Social Psicologia Ciência da Computação Economia Engenharia Civil Jornalismo 94.550 73.323 71.662 28.327 27.865 16.110 8.447 8.115 6.182 320 Fonte:INEP/MEC – Censo da Educação Superior, 2007, último divulgado pelo MEC.

10 Perfil básico na formação dos alunos
FORMAÇÃO TÉCNICA Formação de um profissional apto a usar o conhecimento e o instrumental da profissão p/interferir nos fenômenos e processos da profissão FORMAÇÃO CIENTÍFICA Formação de um profissional capaz de produzir conhecimentos. FORMAÇÃO COMO EDUCADOR Formação de um profissional educador apto a perceber, pensar e atuar na profissão

11 O ensino superior brasileiro, além de ter uma abrangência considerada baixa, está mal distribuído: seis dos atuais 84 cursos do país concentram 52% de todas as matrículas.

12 O campeão em número de universitários é administração, com 621 mil
O campeão em número de universitários é administração, com 621 mil. Sozinho, ele possui mais estudantes que toda a área de saúde, que inclui medicina, enfermagem e psicologia, entre outros. Este grupo conta com 549 mil alunos.

13 Diagnóstico do Mercado - Brasil
= ~ Bacharéis em Administração 1.200 mil** Fonte: *CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS POR TIPO JURÍDICO - BRASIL – Fonte: Estimativa MEC e CFA, 2006**

14 Exercício Profissional

15 CAMPOS PRIVATIVOS DO ADMINISTRADOR:
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA E PATRIMONIAL. ADMINISTRAÇÃO E SELEÇÃO DE PESSOAL e RELAÇÕES INDUSTRIAIS. ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL, MERCADOLÓGICA/ MARKETING e DE PRODUÇÃO. CAMPOS DA ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS, SISTEMAS E PROGRAMAS DE TRABALHO, DESDOBRAMENTOS e CAMPOS CONEXOS.

16 Legislação que rege o Sistema CFA/CRAs e a profissão de Administrador
9 de setembro Dia do Administrador Legislação:

17 ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR
O Administrador exercerá a profissão como profissional liberal ou não, mediante: Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos; Realização de perícias, arbitragens, assessoria e consultoria em geral, pesquisas, estudos, análises, interpretações, planejamento, implantação, coordenação e controle de trabalhos;

18 ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR
Exercício de funções e cargos de Administrador do serviço público federal, estadual, municipal, autárquico, sociedades de economia mista, empresas estatais, paraestatais e privadas, em que fique expresso e declarado o título do cargo abrangido; Magistério em matérias técnicas dos campos da administração e organização.

19 ATIVIDADES TÍPICAS DO ADMINISTRADOR
Exercício de funções de chefia ou direção, intermediária ou superior, assessoramento e consultoria em órgãos ou seus compartimentos, da Administração pública ou de entidades privadas, cujas atribuições envolvam, principalmente, a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.

20 CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ADMINISTRADOR
RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 353, DE 9 DE ABRIL DE 2008 Aprova o novo Código de Ética Profissional do Administrador "O que importa nesse momento é que não se deixe de pensar em Moral, em Ética e em Ética Profissional; que não nos acomodemos diante do presente momento histórico que vivemos, onde a Moral, a Ética não são mais os momentos retóricos e, portanto, cansativos. Urge que reflitam em todos os rincões sobre o valor moral e da Ética, pois só assim mudaremos a Ética do País. É o que propomos e é o que a Comissão de Ética do CFA deseja despertar em todas as organizações". Tupinambá Paraguassú

21 O Patrono dos Administradores
                                         Belmiro Siqueira, que dá nome ao concurso nacional que anualmente é promovido pelo Sistema CFA/CRAs, é o Patrono dos Administradores, título que lhe foi outorgado post mortem.

22 Prêmio Belmiro Siqueira pelo CFA
Instituído em 1988, tem por finalidade precípua a divulgação e a valorização dos estudos realizados por Administradores e por acadêmicos dos cursos de bacharelado em Administração que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil.

23 Modelo Masculino Modelo Feminino
        Modelo Masculino Modelo Feminino O Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas Em um dos lados da pedra safira deverá ser aplicado o Símbolo da Profissão do Administrador.

24 Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs
Este é o Símbolo do Sistema CFA/CRAs. Deverá ser usado nas suas várias versões, em toda a comunicação visual dos Conselhos Federal e Regionais de Administração.  O Símbolo é um emblema que representa a profissão de Administrador, cuja concepção e composição são detalhadas no "Manual de Identidade Visual da Profissão", inclusive com especificações de cores, para aplicação em policromia ou em preto e branco.

25 O Futuro Administrador
Competências Habilidades Conhecimentos Atitudes

26 CONHECIMENTOS Conteúdos de Formação Básica (economia, direito, sociologia...) Conteúdos de Formação Profissional (marketing, finanças, produção, ...) Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias (matemática, estatística, pesquisa operacional, ...) Conteúdos de Formação Complementar (estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando)

27 HABILIDADES Relacionamentos interpessoais; Visão do todo;
Criatividade; Inovação; Liderança.

28 ATITUDES Comportamento ético; Atitude empreendedora; Comprometimento.

29

30 Desafios Profissionais

31 Características Novo Profissional
Especializado em sua área, mas com visão generalista; Constante aprimoramento (interesse em auto-aperfeiçoamento e re-qualificações); Idiomas estrangeiros, informática, cursos de especialização; Habilidade para interpretar, modificar, corrigir e repensar o conhecimento

32 Características Novo Profissional
Atitudes proativas, comprometidas, e abertas a novas idéias; Pessoas capazes e dispostas a reformular novos valores, estratégias e relações sociais e de trabalho; Profissional multifuncional; Preocupação com a qualidade de vida.

33 O Administrador deve: Novo Profissional Pensar mais rápido
Pensar diferente Sonhar ambiciosamente Relacionar-se de maneira amigável Ter capacidade de adaptações rápidas Cultuar o desprendimento e a diversidade Ter visão estratégica

34 O Administrador deve: Novo Profissional
Ter inesgotável capacidade de adaptação Enxergar no novo a sua motivação para vencer Ver obstáculos como desafios a serem transpostos Diversificar sua qualificação e estilo de vida

35 ? ? ? PARA PENSAR E REFLETIR

36 Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender.” Alvin Toffler


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO & Formação Acadêmica Exercício Profissional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google