A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento dos animais quando capturam ou colhem alimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento dos animais quando capturam ou colhem alimento."— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento dos animais quando capturam ou colhem alimento

2 Qual é o comportamento alimentar dos animais? Cada animal passa grande parte do tempo a comer ou a procurar alimento e possui um processo próprio para o fazer. Os processos de procurar e capturar ou colher o alimento constituem o comportamento alimentar de cada espécie animal.

3 Leopardo  O leopardo é um hábil caçador e alimenta-se, em geral, de animais de grande porte – zebras, gazelas e outros.

4 A visão e a audição apuradas, os dentes e as garras são algumas das suas “armas” de caça. É com os dentes caninos, muito desenvolvidos, que o leopardo despedaça a presa.

5 As garras são a “arma” com que o leopardo imobiliza a presa.  Elas tomam diferentes posições conforme são utilizadas na deslocação (A) ou na captura (B). A

6 Fases da caça à gazela pelo leopardo Com a visão e a audição muito apuradas, o leopardo descobre, imóvel, a situação da presa e aproxima-se dela silenciosamente.

7 A cerca de meia centena de metros começa a correr cada vez mais depressa, até atingir a velocidade máxima.

8 Ao pressenti-lo, a gazela foge, mas, muitas vezes, o leopardo alcança-a antes dos 400 metros e, com músculos fortes, salta sobre ela.

9 Finalmente imobiliza-a com as garras e crava- lhe os caninos na garganta ou na nuca.

10 A coruja  As rapinas nocturnas, como sejam a coruja e o mocho costumam aguardar atentamente num poleiro elevado que alguma presa se aventure no solo à procura de alimento.

11 A coruja possui uma audição muito apurada (A) e poderosas garras (B). A

12 Quando localizam a presa, principalmente através da audição, iniciam um voo rápido e silencioso na sua direção, não lhe dando tempo de fugir.

13 De imediato estendem as patas e cravam as garras no corpo da presa.

14 Finalmente devoram- na, muitas vezes engolindo-a inteira, quando se trata de uma presa pequena.

15 A vaca  A vaca, de natureza tímida, procura e colhe o alimento.

16 Para o colher, a vaca envolve a erva com a língua e aperta-a entre os incisivos e o maxilar superior. A seguir, com um movimento brusco da cabeça, arranca-a e engole-a imediatamente. Come durante 6 a 8 horas por dia e chega a engolir, sem mastigar, 40 kg de erva.

17 Mais tarde, quando o animal descansa e se sente em segurança, a erva volta à boca, onde é bem triturada pelos molares (ruminação).

18 Na vaca, os dentes molares são achatados e apresentam pregas de esmalte (A). A forma dos dentes molares e os movimentos do maxilar favorecem uma boa trituração dos alimentos (B). A

19 Em suma, o comportamento alimentar de cada animal compreende uma sucessão de etapas: atençãodescobertaaproximaçãocapturamorte refeição deslocaçãoescolhacolheitarefeição Carnívoros Herbívoros

20 Informação retirada do livro Páginas da Vida, Porto Editora PowerPoint por Amália Dias


Carregar ppt "Comportamento dos animais quando capturam ou colhem alimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google