A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade de Saúde, Humanas e Ciências Tecnológicas do Piauí- NOVAFAPI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade de Saúde, Humanas e Ciências Tecnológicas do Piauí- NOVAFAPI"— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade de Saúde, Humanas e Ciências Tecnológicas do Piauí- NOVAFAPI
Disciplina: Doenças Tropicais Profa. Zélia Madeira Curso: Enfermagem 6ª. Série Manhã INFLUENZA A (H1N1) Componentes: Felipe Cerqueira Fco. Julielson Helena Farias Lilian Rafaela Onna Lays Nayara Bayman

2 INFLUENZA A (H1N1) INTRODUÇÃO Contexto histórico: Conceito:
Gripe espanhola 1918; Gripe identificada 1930; Gripe asiática 1957; Gripe hong kong 1968; Gripe suína 1976; Gripe aviária 1997; Gripe suína 2003; Gripe a (h1n1) 2009. Conceito: Infecção viral aguda do sistema respiratório.

3 EPIDEMIOLOGIA “A situação epidemiológica atual, no Brasil e no mundo, caracteriza-se por uma pandemia com predominância de casos clinicamente leves e com baixa letalidade. Como não há mais notificação de todos os casos suspeitos e a coleta de material para exames laboratoriais está indicada só para casos graves, por orientação da Organização Mundial da Saúde, é difícil precisar a taxa de letalidade. A média apresentada até o momento é de 0,5 no mundo. A prioridade, no Brasil, no momento, é trabalhar para evitar casos graves e óbitos” (brasil, 2009).

4

5

6

7 TRANSMISSÃO

8 ETIOLOGIA Vírus Influenza A (H1N1) Família: Ortomixovírus
Características: Apresenta dois tipos de proteínas que se localizam na superfície. Proteína Hemaglutinina(H): Está relacionada a infecção das células do trato respiratório superior, local onde o vírus se multiplica. Proteína Neuramidase(N): Facilita a saída das partículas virais do interior das células infectadas.

9 Manifestações Gastrointestinais
QUADRO CLÍNICO Febre >38º C Tosse Dispneia Dor na garganta Manifestações Gastrointestinais

10 DIAGNÓSTICO Amostra de secreções de nariz e garganta
Vínculo Epidemiológico Critério Clínico

11

12 TRATAMENTO Oseltamivir e Medidas Terapêuticas
“O tratamento deve ser iniciado em até 48 horas do início dos sintomas. A dosagem específica para adultos e crianças pode ser consultada no Protocolo de Manejo Clínico” (BRASIL, 2010). Pacientes: Síndrome Respiratória Aguda Grave; Síndrome Gripal com fator de risco para agravamento; Gestantes(Somente se o benefício justificar o risco potencial para o feto).

13 TRATAMENTO NO CASO DE REJEIÇÃO A 2ª OPÇÃO: Zanamivir
“O tratamento deve ser iniciado em até 48 horas do início dos sintomas. A dosagem específica para adultos e crianças pode ser consultada no Protocolo de Manejo Clínico” (BRASIL, 2010). NO CASO DE REJEIÇÃO A 2ª OPÇÃO: Zanamivir Inibidor da neuramidase, administrado por Via Inalatória. Restrições: Pacientes portadores de pneumopatias crônicas e crianças menores de 7 anos de idade.

14 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

15 PROFILAXIA Oseltamivir somente nas seguintes situações:
Profissionais de laboratórios que manipularam amostras clínicas com presença do Vírus Influenza Pandêmico (H1N1) 2009, sem uso de equipamento de proteção individual (EPI) ou que utilizaram de maneira inadequada; Profissionais de Saúde que tiveram contato direto na realização de procedimentos Invasivos(geradores de aerossóis) ou na manipulação de secreções de um caso suspeito ou confirmado sem o uso de EPI ou que utilizaram o EPI de maneira inadequada. Higienização das mãos.

16 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Verificação de sinais vitais a cada 4 horas; Administrar os medicamentos prescritos; Manter o paciente em repouso no leito; Oferecer dieta prescrita ; Aumentar a ingesta hídrica; Orientar que a paciente se alimente, sem medo de sentir náusea.

17

18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – 6ª. Ed. - Brasília: Ministério da Saúde, Disponível em:< Acesso em 08 setembro 2011.

19 OBRIGADA(O)!


Carregar ppt "Faculdade de Saúde, Humanas e Ciências Tecnológicas do Piauí- NOVAFAPI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google