A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUESTÕES ENEM PROF- ALEXANDRE PRISCO COLÉGIO CENECISTA PEDRO ANTÔNIO FAYAL 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUESTÕES ENEM PROF- ALEXANDRE PRISCO COLÉGIO CENECISTA PEDRO ANTÔNIO FAYAL 2007."— Transcrição da apresentação:

1 QUESTÕES ENEM PROF- ALEXANDRE PRISCO COLÉGIO CENECISTA PEDRO ANTÔNIO FAYAL 2007

2 1. O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água. Considere, então, as seguintes afirmativas:

3 I. A evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos. II. A vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração. III. O ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera. IV. A energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo. V. O ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios. a) somente a afirmativa III está correta. b) somente as afirmativas III e IV estão corretas c) somente as afirmativas I, II e V estão corretas. d) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas. e) todas as afirmativas estão corretas.

4 CORRETA X d) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas

5 2. Matéria publicada em jornal diário discute o uso de anabolizantes (apelidados de “bombas”) por praticantes de musculação. Segundo o jornal, “os anabolizantes são hormônios que dão uma força extra aos músculos. Quem toma consegue ganhar massa muscular mais rápido que normalmente. Isso porque uma pessoa pode crescer até certo ponto, segundo sua herança genética e independentemente do quanto ela se exercite”. Um professor de musculação, diz: “Comecei a tomar bomba por conta própria. Ficava nervoso e tremia. Fiquei impotente durante uns seis meses. Mas como sou lutador de vale tudo, tenho que tomar”.

6 A respeito desta matéria, dois amigos fizeram os seguintes comentários: I. o maior perigo da auto-medicação é seu fator anabolizante, que leva à impotência sexual. II. o crescimento corporal depende tanto dos fatores hereditários quanto do tipo de alimentação da pessoa, se pratica ou não esportes, se dorme as 8 horas diárias. III. os anabolizantes devem ter mexido com o sistema circulatório do professor de musculação, pois ele até ficou impotente. IV. os anabolizantes são mais perigosos para os homens, pois as mulheres, além de não correrem o risco da impotência, são protegidas pelos hormônios femininos.

7 Tomando como referência as informações da matéria do jornal e o que se conhece da fisiologia humana, pode-se considerar que estão corretos os comentários: a) I, II, III e IV. b) I, II e IV, apenas. c) III e IV, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III, apenas.

8 CORRETA X d) II e III, apenas.

9 Para responder às questões 3 e 4, considere o texto e a ilustração abaixo. O assunto na aula de Biologia era a evolução do Homem. Foi apresentada aos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.­

10 3. Foram feitas comparações entre DNA e proteínas da espécie humana com DNA e proteínas de diversos primatas. Observando a árvore filogenética, você espera que os dados bioquímicos tenham apontado, entre os primatas atuais, como nosso parente mais próximo o: a) Australopithecus. b) Chimpanzé. c) Ramapithecus. d) Gorila. e) Orangotango.

11 CORRETA X b) Chimpanzé.

12 4. Se fosse possível a uma máquina do tempo percorrer a evolução dos primatas em sentido contrário, aproximadamente quantos milhões de anos precisaríamos retroceder, de acordo com a árvore filogenética apresentada, para encontrar o ancestral comum do homem e dos macacos antropóides (gibão, orangotango, gorila e chimpanzé)? a) 5 b) 10 c) 15 d) 30 e) 60

13 CORRETA X c) 15

14 Para responder às questões 5 e 6, considere o texto abaixo. Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO 2 ) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).

15 5. Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras: I. monumento Itamarati - Brasília (mármore). II. esculturas do Aleijadinho - MG (pedra sabão, contém carbonato de cálcio). III. grades de ferro ou alumínio de edifícios. A ação da chuva ácida pode acontecer em: a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

16 CORRETA x e) I, II e III.

17 6. Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que: I. as chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar. II. as chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais. III. as chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada. Dessas afirmativas está(ão) correta(s): a) I, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I e III, apenas.

18 CORRETA X c) I e II, apenas.

19 7.Nos ovários da mulher recém-nascida encontramos: a) ovótides evoluindo para óvulos. b) ovócitos secundários transformando-se em ovótides. c) ovogônias transformando-se em ovócitos primários. d) ovogônias e meiose. e) ovócitos primários em meiose interrompida.

20 CORRETA X e) ovócitos primários em meiose interrompida.

21 Para responder às questões 8 e 9, considere o seguinte texto. A seqüência abaixo indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de uma vaca: I. Retirou-se um óvulo da vaca Z. O núcleo foi desprezado, obtendo-se um óvulo anucleado. II. Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W. O núcleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula. III. O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado. A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão. IV.Após algumas divisões, o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y, mãe de aluguel. O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone.

22 8. Considerando-se que os animais Z, W e Y não têm parentesco, pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da vaca : a) Z, apenas. b) W, apenas. c) Y, apenas. d) Z e da W, apenas. e) Z, W e Y.

23 CORRETA X b) W, apenas.

24 9. Se a vaca Y, utilizada como “mãe de aluguel”, for a mãe biológica da vaca W, a porcentagem de genes da “mãe de aluguel”, presente no clone será : a) 0% b) 25% c) 50% d) 75% e) 100%

25 CORRETA x c) 50%

26 10.Na espécie humana, o óvulo sai do ovário e cai na tuba uterina, de onde passa para o útero. A fecundação e o desenvolvimento ocorrem, respectivamente: a) no útero e nas tubas uterinas. b) nas tubas uterinas e no útero. c) no oviduto e na vagina. d) no útero e na vagina. e) no útero e no oviduto

27 CORRETA X b) nas tubas uterinas e no útero

28 11. Um agricultor, que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas, passou a ter sérios problemas com os cachorros-do-mato que atacavam sua criação. O agricultor, ajudado pelos vizinhos, exterminou os cachorros-do-mato da região. Passado pouco tempo, houve um grande aumento no número de pássaros e roedores que passaram a atacar as lavouras. Nova campanha de extermínio e, logo depois da destruição dos pássaros e roedores, uma grande praga de gafanhotos, destruiu totalmente a plantação de milho e as galinhas ficaram sem alimento. Analisando o caso acima, podemos perceber que houve desequilíbrio na teia alimentar representada por:

29 Resposta: alternativa B.

30 12. No ciclo da água, usado para produzir eletricidade, a água de lagos e oceanos, irradiada pelo Sol, evapora-se dando origem a nuvens e se precipita como chuva. É então represada, corre de alto a baixo e move turbinas de uma usina, acionando geradores. A eletricidade produzida é transmitida através de cabos e fios e é utilizada em motores e outros aparelhos elétricos. Assim, para que o ciclo seja aproveitado na geração de energia elétrica, constrói-se uma barragem para represar a água. Entre os possíveis impactos ambientais causados por essa construção, devem ser destacados : a) Aumento do nível dos oceanos e chuva ácida. b) Chuva ácida e efeito estufa. c) Alargamento e intensificação do efeito estufa. d) Alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora. e) alteração do curso natural dos rios e poluição atmosférica.

31 CORRETA X d) alagamentos e desequilíbrio da fauna e da flora.

32 13. O gráfico abaixo refere-se às variações das concentrações de poluentes na atmosfera, no decorrer de um dia útil, em um grande centro urbano.

33 As seguintes explicações foram dadas para essas variações: I. A concentração de NO diminui, e a de NO 2 aumenta em razão da conversão de NO em NO 2. II. A concentração de monóxido de carbono no ar está ligada à maior ou à menor intensidade de tráfego. III. Os veículos emitem óxidos de nitrogênio apenas nos horários de pico de tráfego do período da manhã. IV. Nos horários de maior insolação, parte do ozônio da estratosfera difunde-se para camadas mais baixas da atmosfera. Dessas explicações, são plausíveis somente: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

34 CORRETA X a) I e II.

35 14. O metabolismo dos carboidratos é fundamental para o ser humano, pois a partir desses compostos orgânicos obtém-se grande parte da energia para as funções vitais. Por outro lado, desequilíbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou diabetes. O caminho do açúcar no organismo inicia-se com a ingestão de carboidratos que, chegando ao intestino, sofrem a ação de enzimas, “quebrando-se” em moléculas menores (glicose, por exemplo) que serão absorvidas. A insulina, hormônio produzido no pâncreas, é responsável por facilitar a entrada da glicose nas células. Se uma pessoa produz pouca insulina, ou se sua ação está diminuída, dificilmente a glicose pode entrar na célula e ser consumida. Com base nessas informações, pode-se concluir que: a) O papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substituído pelo hormônio insulina. b) A insulina produzida pelo pâncreas tem um papel enzimático sobre as moléculas de açúcar. c) O acúmulo de glicose no sangue é provocado pelo aumento da ação da insulina, levando o indivíduo a um quadro clínico de hiperglicemia. d) A diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue. e) O principal papel da insulina é manter o nível de glicose suficientemente alto, evitando, assim, um quadro clínico de diabetes.

36 CORRETA X d) a diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue.

37 Para responder às questões 15 e 16, considere o texto abaixo. A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

38 15. A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água: I. Contaminação de lençóis freáticos. II. Diminuição da umidade do solo. III. Enchentes e inundações. Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente, a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização de córregos e rios. b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários. c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento / impermeabilização do solo urbano. d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários. e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

39 CORRETA X c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento / impermeabilização do solo urbano.

40 16. Algumas medidas podem ser propostas com relação aos problemas da água: I. Represamento de rios e córregos próximo às cidades de maior porte. II. Controle da ocupação urbana, especialmente em torno dos mananciais. III. Proibição do despejo de esgoto industrial e doméstico sem tratamento nos rios e represas. IV. Transferência de volume de água entre bacias hidrográficas para atender as cidades que já apresentam alto grau de poluição em seus mananciais. As duas ações que devem ser tratadas como prioridades para a preservação da qualidade dos recursos hídricos são a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV

41 CORRETA X c) II e III.

42 17. Várias estratégias estão sendo consideradas para a recuperação da diversidade biológica de um ambiente degradado, dentre elas, a criação de vertebrados em cativeiro. Com esse objetivo, a iniciativa mais adequada, dentre as alternativas abaixo, seria criar : a) Machos de umas espécies e fêmeas de outras, para possibilitar o acasalamento entre elas e o surgimento de novas espécies. b) Muitos indivíduos da espécie mais representativa, de forma a manter a identidade e a diversidade do ecossistema. c) Muitos indivíduos de uma única espécie, para garantir uma população geneticamente heterogênea e mais resistente. d) Um número suficiente de indivíduos, do maior número de espécies, que garanta a diversidade genética de cada uma delas. e) Vários indivíduos de poucas espécies, de modo a garantir, para cada espécie, uma população geneticamente homogênea.

43 CORRETA X d) um número suficiente de indivíduos, do maior número de espécies, que garanta a diversidade genética de cada uma delas

44 18. Numa região, originalmente ocupada por Mata Atlântica, havia, no passado, cinco espécies de pássaros de um mesmo gênero. Nos dias atuais, essa região se reduz a uma reserva de floresta primária, onde ainda ocorrem as cinco espécies, e a fragmentos de floresta degradada, onde só se encontram duas das cinco espécies. O desaparecimento das três espécies nas regiões degradadas pode ser explicado pelo fato de que, nessas regiões, ocorreu : a)Aumento do volume e da freqüência das chuvas. b)Diminuição do número e da diversidade de hábitats. c) Diminuição da temperatura média anual. d) Aumento dos níveis de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera. e) Aumento do grau de isolamento reprodutivo interespecífico.

45 CORRETA X b) diminuição do número e da diversidade de hábitats.

46 19. Na charge, a arrogância do gato com relação ao comportamento alimentar da minhoca, do ponto de vista biológico, a) não se justifica, porque ambos, como consumidores, devem “cavar” diariamente o seu próprio alimento. b) é justificável, visto que o felino possui função superior à da minhoca numa teia alimentar. c) não se justifica, porque ambos são consumidores primários em uma teia alimentar. d) é justificável, porque as minhocas, por se alimentarem de detritos, não participam das cadeias alimentares. e) é justificável, porque os vertebrados ocupam o topo das teias alimentares.

47 CORRETA X a) não se justifica, porque ambos, como consumidores, devem “cavar” diariamente o seu próprio alimento.

48 20. Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo: O medicamento atua por inibição da síntese protéica bacteriana. Essa afirmação permite concluir que o antibiótico a) Impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não se alimentam e morrem. b) Altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e reprodução desses organismos. c) Dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas. d) Elimina os vírus causadores da doença, pois não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam. e) Interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais.

49 CORRETA X e) interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais.

50 21. O botulismo, intoxicação alimentar que pode levar à morte, é causado por toxinas produzidas por certas bactérias, cuja reprodução ocorre nas seguintes condições: é inibida por pH inferior a 4,5 (meio ácido), temperaturas próximas a 100 ºC, concentrações de sal superiores a 10% e presença de nitritos e nitratos como aditivos. A ocorrência de casos recentes de botulismo em consumidores de palmito em conserva levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a implementar normas para a fabricação e comercialização do produto. No rótulo de uma determinada marca de palmito em conserva, encontram-se as seguintes informações: I. Ingredientes: Palmito açaí, sal diluído a 12% em água, ácido cítrico; II. Produto fabricado conforme as normas da ANVISA; III. Ecologicamente correto. As informações do rótulo que têm relação com as medidas contra o botulismo estão contidas em: a) II, apenas. d) II e III, apenas. b) III, apenas. e) I, II e III. c) I e II, apenas.

51 CORRETA X c) I e II, apenas.

52 22. Levando-se em conta os fatores que favorecem a reprodução das bactérias responsáveis pelo botulismo, mencionadas no item anterior, conclui-se que as toxinas que o causam têm maior chance de ser encontradas : a) em conservas com concentração de 2 g de sal em 100 g de água. b) nas lingüiças fabricadas com nitrito e nitrato de sódio. c) nos alimentos logo após terem sido fervidos. d) no suco de limão, cujo pH varia de 2,5 a 3,6. e) no charque (carne salgada e seca ao sol).

53 CORRETA X a) em conservas com concentração de 2 g de sal em 100 g de água.

54 23. A malária é uma doença típica de regiões tropicais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no final do século XX, foram registrados mais de 600 mil casos de malária no Brasil, 99% dos quais na região amazônica. Os altos índices de malária nessa região podem ser explicados por várias razões, entre as quais: a) As características genéticas das populações locais facilitam a transmissão e dificultam o tratamento da doença. b) A falta de saneamento básico propicia o desenvolvimento do mosquito transmissor da malária nos esgotos não tratados. c)A inexistência de predadores capazes de eliminar o causador e o transmissor em seus focos impede o controle da doença. d) A temperatura elevada e os altos índices de chuva na floresta equatorial favorecem a proliferação do mosquito transmissor. e) O Brasil é o único país do mundo que não implementou medidas concretas para interromper sua transmissão em núcleos urbanos.

55 CORRETA X d) a temperatura elevada e os altos índices de chuva na floresta equatorial favorecem a proliferação do mosquito transmissor.

56 24. Houve uma grande elevação do número de casos de malária na Amazônia que, de 30 mil casos na década de 1970, chegou a cerca de 600 mil na década de Esse aumento pode ser relacionado a mudanças na região, como : a) As transformações no clima da região decorrentes do efeito estufa e da diminuição da camada de ozônio. b) O empobrecimento da classe média e a conseqüente falta de recursos para custear o caro tratamento da doença. c) O aumento na migração humana para fazendas, grandes obras, assentamentos e garimpos, instalados nas áreas de floresta. d) As modificações radicais nos costumes dos povos indígenas, que perderam a imunidade natural ao mosquito transmissor. e) A destruição completa do ambiente natural de reprodução do agente causador, que o levou a migrar para os grandes centros urbanos.

57 CORRETA X c) o aumento na migração humana para fazendas, grandes obras, assentamentos e garimpos, instalados nas áreas de floresta.

58 25. Sabe-se que uma área de quatro hectares de floresta, na região tropical, pode conter cerca de 375 espécies de plantas enquanto uma área florestal do mesmo tamanho, em região temperada, pode apresentar entre 10 e 15 espécies. O notável padrão de diversidade das florestas tropicais se deve a vários fatores, entre os quais é possível citar: a) Altitudes elevadas e solos profundos. b) A ainda pequena intervenção do ser humano. c) Sua transformação em áreas de preservação. d) Maior insolação e umidade e menor variação climática. e) Alternância de períodos de chuvas com secas prolongadas.

59 CORRETA X d) maior insolação e umidade e menor variação climática.

60 26. A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando : a) A quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta. b) A qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações. c) A qualidade da água disponível, apenas no sub-solo terrestre. d) Apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos. e) O regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

61 CORRETA X b) A qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

62 27. Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por : a) Reduzida área de solos agricultáveis. b) Ausência de reservas de águas subterrâneas. c) Escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas. d) Falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar. e) Degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

63 CORRETA X e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

64 28. Considerando os custos e a importância da preservação dos recursos hídricos, uma indústria decidiu purificar parte da água que consome para reutilizá-la no processo industrial. De uma perspectiva econômica e ambiental, a iniciativa é importante porque esse processo : a) Permite que toda água seja devolvida limpa aos mananciais. b) Diminui a quantidade de água adquirida e comprometida pelo uso industrial. c) Reduz o prejuízo ambiental, aumentando o consumo de água. d) Torna menor a evaporação da água e mantém o ciclo hidrológico inalterado. e) Recupera o rio onde são lançadas as águas utilizadas.

65 CORRETA X b) diminui a quantidade de água adquirida e comprometida pelo uso industrial.

66 29. Em um debate sobre o futuro do setor de transporte de uma grande cidade brasileira com trânsito intenso, foi apresentado um conjunto de propostas. Entre as propostas reproduzidas abaixo, aquela que atende, ao mesmo tempo, a implicações sociais e ambientais presentes nesse setor é : a) Proibir o uso de combustíveis produzidos a partir de recursos naturais. b) Promover a substituição de veículos a diesel por veículos a gasolina. c) Incentivar a substituição do transporte individual por transportes coletivos. d) Aumentar a importação de diesel para substituir os veículos a álcool. e) Diminuir o uso de combustíveis voláteis devido ao perigo que representam.

67 CORRETA X c) incentivar a substituição do transporte individual por transportes coletivos.

68 30. Do ponto de vista ambiental, uma distinção importante que se faz entre os combustíveis é serem provenientes ou não de fontes renováveis. No caso dos derivados de petróleo e do álcool de cana, essa distinção se caracteriza : a) Pela diferença nas escalas de tempo de formação das fontes, período geológico no caso do petróleo e anual no da cana. b) Pelo maior ou menor tempo para se reciclar o combustível utilizado, tempo muito maior no caso do álcool. c) Pelo maior ou menor tempo para se reciclar o combustível utilizado, tempo muito maior no caso dos derivados do petróleo. d) Pelo tempo de combustão de uma mesma quantidade de combustível, tempo muito maior para os derivados do petróleo do que do álcool. e) Pelo tempo de produção de combustível, pois o refino do petróleo leva dez vezes mais tempo do que a destilação do fermento de cana.

69 CORRETA X a) pela diferença nas escalas de tempo de formação das fontes, período geológico no caso do petróleo e anual no da cana

70 31. Os gases liberados pelo esterco e por alimentos em decomposição podem conter sulfeto de hidrogênio (H 2 S), gás com cheiro de ovo podre, que é tóxico para muitos seres vivos. Com base em tal fato, foram feitas as seguintes afirmações: I. Gases tóxicos podem ser produzidos em processos naturais; II. Deve-se evitar o uso de esterco como adubo porque polui o ar das zonas rurais; III. Esterco e alimentos em decomposição podem fazer parte no ciclo natural do enxofre (S). Está correto, apenas, o que se afirma em a) I b) II c) III d) I e III e) II e III

71 CORRETA X d) I e III

72 FIM ! AGORA !! VAZEM TODOS DAQUI !!!!


Carregar ppt "QUESTÕES ENEM PROF- ALEXANDRE PRISCO COLÉGIO CENECISTA PEDRO ANTÔNIO FAYAL 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google