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A Literatura no Período Colonial Brasileiro. Quinhentismo (S é c. XVI) Grandes Navega ç ões Conquista material e espiritual; Textos sem real valor est.

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1 A Literatura no Período Colonial Brasileiro

2 Quinhentismo (S é c. XVI) Grandes Navega ç ões Conquista material e espiritual; Textos sem real valor est é tico.

3 Literatura Informativa Relatos de viajantes; Descri ç ão da natureza aspectos ex ó ticos, nativos riquezas naturais Pero Vaz de Caminha Carta a El-Rei Dom Manuel Carta a El-Rei Dom Manuel Fernandes Brandão Diálogos das Grandezas do Brasil Diálogos das Grandezas do Brasil Pero Magalhães Gândavo História da Província de Sta. Cruz História da Província de Sta. Cruz

4 Literatura de Catequese Ligados à Contra-Reforma Objetivo de ampliar a f é cristã; Utiliza ç ão do teatro l í ngua Tupi Pe. Jos é de Anchieta teatro (Autos) e poesia Pe. Manuel da N ó brega Cartas do Brasil Cartas do Brasil Di á logo sobre a conversão do gentio. Di á logo sobre a conversão do gentio.

5 Barroco (S é c. XVII) Contra-Reforma X Conflito Corpo X Alma Forma conturbada: ant í teses, paradoxos inversões sint á ticas ausência de clareza X Cultismo X Conceptismo Efemeridade da vida Brasil Bahia Ciclo da Cana-de-a çú car.

6 Aleijadinho Vermeer Rembrandt Rubens Caravaggio

7 Cultismo X Conceptismo Cultismo (Gongorismo) Jogo de palavras, trocadilhos, enigmas,... Conceptismo Jogo de idéias, raciocínio lógico, analogias, parábolas,... O todo sem a parte não é todo, A parte sem o todo não é parte, Mas se a parte o faz todo, sendo parte, Não se diga que é parte, sendo todo. Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; (...). (Pe. Antônio Vieira)

8 Greg ó rio de Matos Guerra ( ) O Boca de Inferno Poesia religiosa Poesia amorosa/filos ó fica Poesia sat í rica

9 Anjo no nome, Angélica na cara! Isso é ser flor e anjo juntamente: Ser Angélica flor e Anjo florente Em quem, senão em vós se uniformara Quem veria uma flor, que a não cortara De verde pé, de rama florescente? E quem um Anjo vira tão luzente, Que por seu Deus, o não idolatrara? Se como Anjo sois dos meus altares, Fôreis o meu custódio, e minha guarda, Livrara eu de diabólicos azares. Mas vejo, que tão bela, e tão galharda, Posto que os Anjos nunca dão pesares, Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.

10 Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado, Da vossa alta clemência me despido; Porque, quanto mais tenho delinqüido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto pecado, A abrandar- vos sobeja um só gemido: Que a mesma culpa, que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado. Se uma ovelha perdida e já cobrada, Glória tal e prazer tão repentino Vos deu, como afirmais na Sacra Historia, Eu sou, senhor, a ovelha desgarrada; Cobrai-a; e não queirais, pastor divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória.

11 A cada canto um grande conselheiro, Que nos quer governar a cabana, e vinha, Não sabem governar sua cozinha, E podem governar o mundo inteiro. Eu sou aquele, que os passados anos Cantei na minha lira maldizente Torpezas do Brasil, vícios e enganos. Que falta nesta cidade?... Verdade Que mais por sua desonra?... Honra Falta mais que se lhe ponha?... Vergonha O demo a viver se exponha, Por mais que a fama exalta, Numa cidade onde falta Verdade, Honra, Vergonha.

12 Pe. Antônio Viera ( ) Prosa conceptista do Barroco (jogo de id é ias) Combateu o cultismo (jogo de palavras) Defendeu os í ndios e causas sociais Sermão da Sexag é sima Sermão da Sexag é sima Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra a Holanda Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra a Holanda

13 Arcadismo (S é c. XVIII) Voltaire e Rosseau Neoclassicismo Iluminismo Imitação dos clássicos Simplicidade Inutilia truncat Bucolismo Fugere urbem Pastoralismo Amor Galante Carpe diem

14 fugere urbem Quem deixa o trato pastoril amado Pela ingrata, civil correspondência Ou desconhece o rosto da violência, O do retiro a paz não tem provado carpe diem Ah! não, minha Marília, Aproveite-se o tempo, antes que faça O estrago de roubar ao corpo as forças, E ao semblante a graça! idéias iluministas O ser herói, Marília, não consiste Em queimar os impérios: move a guerra, Espalha o sangue humano, E despovoa a terra Também o mau tirano. Consiste o ser herói em viver justo: E tanto pode ser herói o pobre, Como o maior augusto.

15 Arcadismo no Brasil Minas Gerais Ouro Preto Ciclo do Ouro Início da Urbanização Literatura com função social Inconfidência Mineira

16 Cláudio Manuel da Costa Glauceste Satúrnio / Nise Poeta de transição Influência da lírica camoniana Referência à natureza local Obras Poéticas (1768) Vila Rica (1773)

17 Tomás Antônio Gonzaga Dividido em 3 partes: Marília de Dirceu Dividido em 3 partes: Pastor Dirceu declara seu amor e celebra a beleza de sua pastora, Marília; Traduz estado de espírito do tempo em que esteve na prisão; Poemas variados. Obra Sat í rica Cartas Chilenas Obra Sat í rica Cartas de Critilo para Doroteu Cr í ticas a Fanfarrão Min é sio

18 Mas tendo tantos dotes de ventura, só apreço lhes dou, gentil pastora, depois que o teu afeto me assegura que queres do que tenho ser senhora. É bom, minha Marília, é bom ser dono de um rebanho que cubra monte e prado; porém, gentil pastora, o teu agrado vale mais que um rebanho e mais que um trono. Graças, Marília bela, Graças, à minha estrela Mar í lia de Dirceu

19 Épicos Santa Rita DurãoCaramuru Bas í lio da Gama O Uraguai Pr é -romântico Tomada das Missões (Lind ó ia, Sep é Tiaraj ú ) Modelo de Camões Lenda do descobrimento (Diogo, Paraguaçu e Moema)


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