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PUC Campinas – CEA Faculdade de ADMINISTRAÇÃO Fundamentos do Comércio Exterior Caso 2: Cooperação Internacional Prof. Angello Reggio Neto & Jose Antonio.

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1 PUC Campinas – CEA Faculdade de ADMINISTRAÇÃO Fundamentos do Comércio Exterior Caso 2: Cooperação Internacional Prof. Angello Reggio Neto & Jose Antonio Olmos 1a. Semana

2 PUC Campinas – CEA Faculdade de ADMINISTRAÇÃO Fundamentos do Comércio Exterior Política Comercial: É o conjunto coerente de meios que os poderes públicos tem a sua disposição para atuar sobre o comércio exterior (importações e exportações) com vistas a alcançar determinados objetivos Muito embora os acordos multilaterais e a integração em blocos tendam a liberalizar o comex, persistem outras formas de condicioná-lo, impedindo ou dificultando a entrada e saída de mercadorias pelas alfândegas.

3 PUC Campinas – CEA Faculdade de ADMINISTRAÇÃO Fundamentos do Comércio Exterior As empresas exportadoras deverão conhecer os diferentes tipos dessas barreiras. Correntes doutrinárias nas relações comerciais modernas tem suas referências extremadas pelo: A)Livre-Cambismo: que realça a liberdade do sujeito econômico perante o Estado, e pelo protecionismo que procura fazer sobressair as possiblidades de acrescer a produção a nação para além dos meros valores negociáveis. B)Protecionistas tem como instrumento de atuação impostos e outras tarifas aplicadas na importação ou na exportação de produtos, além de obstáculos que dificultam por vários meios as importações de produtos.

4 PUC Campinas – CEA Faculdade de ADMINISTRAÇÃO Fundamentos do Comércio Exterior – Qual o conceito básicos do Comércio Internacional ? A globalização dos mercados e a crescente interação entre países de diferentes idiomas tem levado a necessidade de uniformizar termos e regras a todos os agentes envolvidos que possibilitem um melhor entendimento sobre as condições em que decorrem as operações de comércio internacional.

5 PUC Campinas FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR CONCEITOS BÁSICOS FUNDAMENTAL AO ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: - EXPORTAÇÃO: Ocorre sempre que determinado bem passa a linha de divisa(fronteira) de um país. - IMPORTAÇÃO: Ocorre sempre que determinado bem entra no espaço geográfico de um país. - BARREIRAS TARIFÁRIAS: São todos os impostos e contribuições diretamente relacionados ao fato de um bem entrar ou sair de um país. - BARREIRAS NÃO TARIFÁRIAS: Qualquer medida pública que náo seja um direito aduaneiro e tenha por efeito criar uma distorção nas trocas comerciais. Ex: Medidas fitossanitárias, regime de licenças de importação ou subsídios a exportação. - Globalização de Mercados: refere-se existir um mercado ao redor do globo composto por consumidores que responderiam de modo semelhante a um mesmo produto. - Compreender a importância de exportação e de importação. - Relacionar os principais tratamentos administrativos, tributário- fiscais, aduaneiros e cambiais com as legislações vigentes no Brasil -Entender a natureza inter e multidisciplinar das atividades empresariais envolvendo desde negócios no exterior realizados isoladamente, até a eventual internacionalização da empresa.

6 PUC Campinas FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR CONCEITOS BÁSICOS FUNDAMENTAL AO ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL: - MERCADOS INTERNACIONAIS: Mercados que podem coincidir ou não com um país e na sua estrutura possuem regras específicas, como, por exemplo: A Colômbia ou União Europeia. - BLOCOS ECONÔMICOS: Conjunto de países com características semelhantes, que acordam constituir-se em um mercado relativamente homogêneo com determinadas regras comuns. - INTEGRAÇÃO ECONÔMICA: Processo progressivo de integração de vários países que conduz a formação de blocos econômicos ou mesmo mercado comuns, podendo em certos casos dar origem a uniões aduaneiras ou até políticas. - MARKETING INTERNACIONAL: Todas as atividades dirigidas a satisfação das necessidades dos consumidores por intermédio dos processos de troca de produtos e serviços entre diferentes mercados internacionais.

7 PUC Campinas Fundamentos do Comércio Exterior Principais Políticas Econômicas - LIBERALISMO: Mercado Livre, Livre concorrência, iniciativa individual, desregulamentação, divisão internacional da produção; é um regime totalmente contra a intervenção do Estado na economia. O equilíbrio econômico nasce espontaneamente por meio da livre concorrência e das oportunidades dadas a todos. O Estado dever[a preocupar- se somente com: Preservação da justiça, defesa nacional e complementação da iniciativa privada. O liberalismo só pode existir nas democracias, em que há ampla liberdade individual, é também conhecida como a doutrina do laissez- faire (O Estado deixa de fazer). Adam Smith, considerado o fundador da moderna economia, dizia: Ao procurar seu próprio interesse, o indivíduo promove o interesse da sociedade mais do que se realmente procurasse promovê-lo. Dentro desse conceito, ele dizia: o que faz o padeiro levantar as 4 horas da manhã para fazer pão, não é o amor a coletividade, mas o lucro. Entretanto, a comunidade se beneficia dessa atitude.

8 PUC Campinas Fundamentos do Comércio Exterior Principais Políticas Econômicas - PROTECIONISMO: É uma política econômica em que o Estado é bastante intervencionista. As decisões são dadas pelo burocratas estatais. Com o propósito de proteger a economia do pais, os governos criam as seguintes barreiras: Barreiras Alfandegárias, Quotas de Importação, Taxas de câmbio. O protecionismo pode ser: a)Agressivo: Quando se assemelha a uma verdadeira guerra comercial, b)Defensivo: para proteger a produção nacional de dumping; c)Moderado: quando utilizado de forma mais equilibrada


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