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ESCÓCIA Obra de Engenharia que permite a navegabilidade de costa a costa, através de rios e canais de navegação.

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1 ESCÓCIA Obra de Engenharia que permite a navegabilidade de costa a costa, através de rios e canais de navegação

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4 Inicialmente existiam 2 canais: - o Canal Forth and Clyde construído em 1777 entre os portos de Grangemouth e Falkirk, ligando Glasgow com a costa ocidental da Escócia. - o Canal Union construído em 1822 entre os portos de Falkirk e Edinburgh. Devido às condicionantes orográficas do terreno, no nó de Falkirk existia um desnível de 25 metros entre os 2 canais, tendo sido feitas obras espectaculares de engenharia para interligar estes dois canais através de um sistema de11 comportas e 1 torre rotacional.

5 Em 1963 começou a construção desta magnífica obra, que mais não é que um carrossel de água enorme. Esta ideia extraordinária ficou concluída em 2002 e tornou-se um símbolo da Escócia, permitindo a navegabilidade entre a costa ocidental e a costa oriental deste país, interligando as suas duas principais cidades, Glasgow e Edinburgh.

6 Vista panorâmica do carrossel

7 Vista próxima do carrossel

8 Este é o único transportador rotacional de barcos em todo o mundo. Tem dois braços e cada braço forma um tipo de tina enorme cheia de água. Os barcos entram nas tinas (superior e inferior), e então o carrossel inicia o movimento de rotação de 180º.

9 Canal inferior

10 Entrada no canal inferior

11 Barco estacionando na tina superior do carrossel

12 Barco estacionado na tina superior do carrossel

13 25 m

14 Início da rotação com 2 barcos estacionados na tina superior

15 Barcos já em transporte nos braços rotativos

16 Carrossel quase nos 90º de rotação

17 90º de rotação...

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19 Rotação quase completa

20 Rotação de 180º completa

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25 Cada tina tem 24 metros de comprimento e permite a movimentação de barcos com um peso até 300 toneladas. Ambas as tinas, superior e inferior, são cheias de acordo com o Princípio de Arquimedes, portanto o seu peso está sempre equilibrado. Para manobrar a abertura e fecho das portas de selagem e accionar todo o sistema de rotação, existe um motor eléctrico de 22,5 KW que apenas consume uma potência de1,5 kWh em cada manobra completa. O tempo de duração de cada manobra, desde a entrada dos barcos, rotação e saída dos barcos, é de 15 minutos.


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