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Prof. Lucas de Carvalho Guesse. Máquina térmica – transforma a variação de calor de uma queima de combustível em movimento em um eixo. Tipos: vários Nosso.

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1 Prof. Lucas de Carvalho Guesse

2 Máquina térmica – transforma a variação de calor de uma queima de combustível em movimento em um eixo. Tipos: vários Nosso estudo: 4 tempos Ciclo Otto e Diesel

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4 Lei dos Gases Ideais Equação de Clapeyron

5 Situação 1

6 Situação 2

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8 Conceitos gerais e algumas peças

9 - Válvulas de admissão/escape: Controlam a entrada e saída dos gases da câmara de combustão. - Vela : Gera a faísca de ignição do combustível. - Pistão : Êmbolo móvel que se desloca com a expansão dos gases dentro da câmara de combustão. - Virabrequim: Transmite o movimento do pistão para um eixo. - Cárter: o reservatório de óleo para a lubrificação do motor.

10 Fases de um motor 4 tempos Independente do motor, sempre que for 4 tempos obedecerá esta ordem: 1ª - Admissão 2ª - Compressão 3ª - Combustão/Expansão 4ª - Escape

11 Válvula de Admissão Válvula de Escape Sentido do Pistão Gera trabalho? Voltas do eixo ABERTA FECHADA DESCENDENTE 180º NÃO

12 Válvula de Admissão Válvula de Escape Sentido do Pistão Gera trabalho? Voltas do eixo FECHADA ASCENDENTE 180º NÃO

13 Válvula de Admissão Válvula de Escape Sentido do Pistão Gera trabalho? Voltas do eixo FECHADA DESCENDENTE 180º SIM

14 Válvula de Admissão Válvula de Escape Sentido do Pistão Gera Trabalho? Voltas do eixo FECHADA ABERTA ASCENDENTE 180º NÃO

15 Quantas voltas o eixo tem que dar para completar 1 ciclo (4 tempos)? 180º +++=720º Ou 2 voltas

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17 Como é feito para sincronizar os pistões? Algum deles estão na EXPANSÃO ao mesmo tempo? Ordem de EXPANSÃO?

18 A sincronização dependerá do número de pistões Os pistões NUNCA estarão na EXPANSÃO (explosão) ao mesmo tempo A ordem obedecerá uma sequência que não gere excesso de torque no VIRABREQUIM

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21 Cabeçote É a parte superior do motor que contém as câmaras de combustão, velas, válvulas e seus mecanismos de acionamento válvulas, além de passagens de água ou aletas (motores refrigerados a ar) para a refrigeração do motor. O cabeçote é fabricado fundido e posteriormente usinado, normalmente em aço ou ligas de alumínio.

22 O bloco é a maior peça do motor, compondo a estrutura que contém os cilindros onde se movimentam os pistões. Na parte inferior do bloco está situado o virabrequim. Ligados a ele (virabrequim) estão o volante do motor e a polia frontal onde estão acopladas as correias que movimentam os diversos acessórios.

23 Conjunto Móvel Pistão e Biela

24 A biela é o elemento do motor que se encarrega de converter o movimento alternativo retilíneo do pistão em movimento circular contínuo da árvore de manivelas (ou virabrequim). O pistão é uma peça móvel do motor, sobre a qual e exercida a pressão dos gases de combustão que o impulsionam durante o tempo de expansão, para produzir o tempo útil do ciclo de trabalho.

25 Virabrequim

26 Virabrequim, também denominado árvore de manivelas, transforma o movimento alternativo dos pistões no movimento rotativo necessário para acionar as rodas do veículo. O Volante tem como função regularizar o movimento do motor. Quanto mais pesado for o volante, menores serão as variações. Em contrapartida, a aceleração do motor será mais lenta devido à inércia.

27 O Cárter age como um reservatório de óleo, captando todo o lubrificante que respinga e desce das partes superiores do motor. O cárter geralmente é estampado em aço, embora também possa ser fundido em alumínio.

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