A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA TÉCNICA 02 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS FASES DO MOTOR 4 TEMPOS AULA 02.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA TÉCNICA 02 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS FASES DO MOTOR 4 TEMPOS AULA 02."— Transcrição da apresentação:

1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS FASES DO MOTOR 4 TEMPOS AULA 02

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO FINAL DESTA AULA COM O INSTRUTOR SCOPINO. AS SUAS DÚVIDAS SERÃO RESPONDIDAS CONFORME O ASSUNTO ABORDADO.

4 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE INTRODUÇÃO DE MOTORES. Nesta aula veremos: FASES DO MOTOR

5 JÁ FALAMOS SOBRE:

6 CILINDROS O MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA PODE TER UM OU MAIS CILINDROS. CADA CILINDRO TEM PELO MENOS 2 VÁLVULAS, A DE ADMISSÃO E A DE ESCAPAMENTO. PODENDO SER MULTIVÁLVULAS, COM 2, 3, 4 OU ATÉ 5 VÁLVULAS NO MESMO CILINDRO.

7 VÁLVULA DE ADMISSÃO PERMITE A ENTRADA DA MISTURA AR E COMBUSTÍVEL. TEM DIÂMETRO MAIOR, O QUE PERMITE UM MAIOR ENCHIMENTO DA MISTURA.

8 VÁLVULA DE ESCAPAMENTO PERMITE A SAÍDA DOS GASES RESULTANTES DA QUEIMA DA MISTURA. TEM TEMPERATURA DE TRABALHO MUITO ALTA, SENDO EM ALGUNS CASOS, POSSUI SÓDIO EM SEU INTERIOR.

9 TEMPOS A ABERTURA E FECHAMENTO DESTAS VÁLVULAS É SINCRONIZADA COM O MOVIMENTO DOS ÊMBOLOS (PISTÕES). CADA MOVIMENTO DO ÊMBOLO É CHAMADO DE TEMPO, SENDO CORRESPONDENTE A MEIA VOLTA DA ÁRVORE DE MANIVELAS.

10 SINCRONISMO

11 2 OU 4 TEMPOS HÁ MOTORES QUE COMPLETAM O SEU CICLO DE TRABALHO COM 2 MOVIMENTOS DO ÊMBOLO, OU SEJA, SE COMPLETA EM UMA VOLTA DO VIRABREQUIN. MOTORES DE 4 TEMPOS SÃO MAIS COMUNS, ONDE COMPLETAM SEU CICLO EM 2 VOLTAS DO VIRABREQUIN.

12 AS FASES PMS PMI

13 1o TEMPO: ADMISSÃO VÁLVULA DE ADMISSÃO: ABERTA VÁLVULA DE ESCAPE: FECHADA NESTA FASE O ÊMBOLO VAI DO PMS AO PMI ASPIRANDO A MISTURA PARA O INTERIOR DO CILINDRO.

14 2o TEMPO: COMPRESSÃO VÁLVULA DE ADMISSÃO: FECHADA VÁLVULA DE ESCAPE: FECHADA NESTA FASE O ÊMBOLO VAI DO PMI AO PMS COMPRIMINDO A MISTURA NA CÂMARA DE COMBUSTÃO.

15 3o TEMPO: COMBUSTÃO VÁLVULA DE ADMISSÃO: FECHADA VÁLVULA DE ESCAPE: FECHADA QUASE NO FINAL DA COMPRESSÃO, OCORRE A COMBUSTÃO, ONDE ANTES DO PMS OCORRE A CENTELHA O QUE PROVOCA A QUEIMA E A EXPANSÃO DOS GASES.

16 4o TEMPO: ESCAPAMENTO VÁLVULA DE ADMISSÃO: FECHADA VÁLVULA DE ESCAPE: ABERTA NESTA FASE O ÊMBOLO VAI DO PMI AO PMS EXPULSANDO A MISTURA PARA FORA DO CILINDRO.

17 CONCLUSÃO APENAS O TEMPO DE COMBUSTÃO É CONSIDERADO COMO TEMPO DE TRABALHO. OS DEMAIS SÃO APENAS PARA COMPLETAR O SISTEMA. ESTE É UM TÍPICO MOTOR DE 4 TEMPOS, OU COM CICLO OTTO.

18 PERGUNTA O QUE É O MOMENTO DE LAVAGEM DOS CILINDROS ?

19 RESPOSTA ENTRE AS FASES DE ESCAPAMENTO E DE ADMISSÃO, HÁ UM PEQUENO MOMENTO EM QUE AS DUAS VÁLVULAS ESTÃO ABERTAS (BALANÇO), E OCORRE UMA PEQUENA PASSAGEM DA MISTURA DIRETO PARA O ESCAPAMENTO.

20 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: AULA 3 FASES DO 2 TEMPOS Instrutor Scopino

21 E AGORA VAMOS: AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


Carregar ppt "AULA TÉCNICA 02 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS FASES DO MOTOR 4 TEMPOS AULA 02."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google