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AULA TÉCNICA 55 2007 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MM5-NP 206 1.016V INTRODUÇÃO.

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1 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MM5-NP V INTRODUÇÃO

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC SOMENTE NA UMEC VOCÊ ASSISTE AS AULAS AO VIVO OU GRAVADAS ! NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DOS PRODUTOS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

5 Já tivemos aula sobre CONSIDERAÇÕES FINAIS na injeção eletrônica MULTEC-H. Agora veremos: MM5-NP V INTRODUÇÃO

6 DIAGRAMAÇÃO MM5-NP E C U MM5-NP ROTAÇÃO E PMS DETONAÇÃO MAP POSIÇÃO BORBOLETA 1 E 2 SONDA LAMBDA TEMPERATURA DO AR 04 INJETORES BOBINAS CANISTER ATUADOR DE M. LENTA RELÉ BOMBA LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD2* AR CONDICIONADO VSS – VELOCIDADE ACELERADOR ELETRÔNICO PRESSOSTATO ELETROVENTILADOR IMOBILIZADOR* TEMPERATURA DA ÁGUA POSIÇÃO DO PEDAL 1 E 2 REDE MULTIPLEXADA

7 INTRODUÇÃO ESTAMOS DANDO INÍCIO A UMA NOVA SÉRIE DE AULAS, DETERMINADAS POR VOCÊ NOSSO ALUNO. INICIAMOS COM O SISTEMA MM5-NP QUE É MAIS COMUM, POIS EQUIPA OS VEÍCULOS FABRICADOS PELA PEUGEOT MODELO 206 COM MOTOR VÁLVULAS, E O SISTEMA DE INJEÇÃO APLICADO É MUITO ATUAL.

8 O VEÍCULO

9 DETALHES NESTE TIPO DE VEÍCULO, DEVEMOS TER ATENÇÃO NO QUE SE REFERE AO TIPO DE MOTOR, E AO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA APLICADA, JÁ QUE OS MOTORES SÃO PARECIDOS, TÃO IMPORTANTE QUANTO, É O NÚMERO DO CHASSIS QUE DETERMINA O ANO DE FABRICAÇÃO.

10 O MOTOR 1.6

11 O ANO E O SISTEMA É IMPORTANTE DEFINIR SE O V, É FABRICADO ATÉ O ANO DE 2001, OU SE É APÓS ESTE ANO, AFINAL, ESTE PEQUENO DETALHE DE FABRICAÇÃO DETERMINA, MAIS FACILMENTE SE O VEÍCULO POSSUI SISTEMA COM REDE DE COMUNICAÇÃO CAN OU NÃO.

12 A ECU SE O SISTEMA FOR ATÉ 2001 A ECU DA INJEÇÃO ELETRÔNICA ESTARÁ LOCALIZADA PRÓXIMO AO PÁRALAMA DIANTEIRO LADO DIREITO, E SE FOR APÓS 2001 ESTARÁ FIXA NO PRÓPRIO COLETOR DE ADMISSÃO DO MOTOR, E AINDA TERÁ DOIS CONECTORES, SENDO QUE O MODELO ANTIGO TEM APENAS UM PENTE.

13 ECU ANTIGA

14 ECU MODERNA

15 DICA O TIPO DE MOTOR É DETERMINADO POR CÓDIGOS EM FORMAS ALFANUMÉRICAS, GRAVADAS NO PRÓPRIO BLOCO DO MOTOR. COM ESTE CÓDIGO SE CONSEGUE FACILMENTE DETERMINAR O EXATO MODELO DE MOTOR, O QUE IRÁ AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO, CONSULTA DE INFORMAÇÕES E COMPRAS DE PEÇAS.

16 CÓDIGO DO MOTOR NFZ= 1.6 8V NFU= V KFW= 1.4 8V N6A= V 7LZ=1.0 16V

17 ESPECIFICAÇÕES GERAIS A INJEÇÃO MM5-NP É UM SISTEMA DIGITAL DE CONTROLE DA MISTURA AR+COMBUSTÍVEL E TAMBÉM FAZ O CONTROLE TOTAL NO SISTEMA DE IGNIÇÃO, AINDA REGISTRA OS CÓDIGOS DE FALHAS EM SUA MEMÓRIA E COMANDA UM ATUADOR QUE SE COMUNICA COM O CONDUTOR, A LÂMPADA DE ANOMALIA.

18 LÂMPADA DE ANOMALIA

19 AR+COMBUSTÍVEL NESTE SISTEMA HÁ O CONTROLE EXCLUSIVO PARA VEÍCULOS A GASOLINA (FLEX É OUTRA MOTORIZAÇÃO E OUTRO SISTEMA), E A ECU ATRAVÉS DAS INFORMAÇÕES DE ROTAÇÃO E DENSIDADE DO AR ADMITIDO DETERMINA TI (TEMPO DE INJEÇÃO) PARA A MELHOR RELAÇÃO DA MISTURA.

20 IGNIÇÃO O CONTROLE DA IGNIÇÃO TAMBÉM É EFETUADA PELA ECU, QUE RECEBE INFORMAÇÕES DO SENSOR DE DETONAÇÃO E ENVIA OS PULSOS QUE DETERMINAM O EXATO PONTO E ÂNGULO DE PERMANÊNCIA À BOBINA DUPLA, SENDO QUE A IGNIÇÃO É MAPEADA DO TIPO ESTÁTICA.

21 BOBINA V

22 FAÍSCA PERDIDA ESTE SISTEMA DE IGNIÇÃO UTILIZA O MÉTODO DE CENTELHA PERDIDA, ONDE A FAÍSCA PERCORRE O CAMINHO DAS DUAS VELAS DOS CILINDROS GÊMEOS, SENDO QUE EM UM DELES A FAÍSCA É CONHECIDA COMO PERDIDA, POIS NÃO OCORRE COMBUSTÃO DA MISTURA, APENAS NO CILINDRO QUE ESTÁ EM COMBUSTÃO.

23 PERGUNTA COMO É O SISTEMA DA INJEÇÃO NESTE SISTEMA ?

24 RESPOSTA É DO TIPO MULTIPONTO SEQUENCIAL, ONDE O COMANDO DO TI É INDIVIDUAL INJETOR POR INJETOR.

25 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 57 PEUGEOT 206 AULA 02 Instrutor Scopino

26 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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