A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Guerra Mundial (1914-1918) O choque de Imperialismos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Guerra Mundial (1914-1918) O choque de Imperialismos."— Transcrição da apresentação:

1 I Guerra Mundial ( ) O choque de Imperialismos

2 Antecedentes Revanchismo francês - A Alsácia e a Lorena, regiões importantes em recursos naturais, foi tomada da França pelos alemães na guerra franco-prussiana.

3 Desenvolvimento alemão A Alemanha se unifica. Em trinta anos a indústria alemã se torna a segunda maior chegando a fazer frente aos ingleses. Pede uma nova divisão das colônias na África. Desejo de construir uma estrada de ferro que ligasse Berlim á Bagdá, passando por estreitos que impediriam a Rússia sua saída para o mar.

4 Pan-eslavismo Russo X Imperialismo Austro-Húngaro Política Russa de aproximação dos povos eslavos. O Império Austro-Húngaro já detinha certa influencia sobre os Bálcãs. A Rússia Czarista incentivava os movimentos nacionalistas, principalmente na Sérvia

5 Formação da Alianças Tríplice Aliança: Alemanha, Austria-Húngria e Itália. Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia. Paz Armada: Período antes da guerra caracterizada por uma corrida armamentista.

6 Formação de Alianças Ocorre o Atentado de Sarajevo como estopim da Guerra. O Arquiduque Francisco Ferdinando é assassinado por radicais nacionalistas sérvios.

7 Guerra de Movimento ( 1914) Deslocamento de tropas Alemãs -Invasão da Bélgica e da França Invasão da Sérvia Desenvolvimento de produção bélica.

8 Guerra de Trincheiras ( ) Guerras estáticas. Resistência na frança Derrotas Russas e saída da Guerra pela Revolução no país.

9 Reação da Entente ( ) Com a situação crítica dos aliados na Guerra, os EUA entram na mesma para salvar seus investimentos na Entente. O afundamento de navios americanos por submarinos alemães foi o pretexto.

10 Reação da Entente ( ) Com a entrada dos EUA, os aliados começam a avançar e reconquistar as áreas ocupadas pelas potências centrais. Vitórias na Europa, Oriente Médio e na África. Sem condição de permanecer na Guerra, a Alemanha assina a rendição em 1918.

11 Os Catorze Pontos de Wilson Guerra sem vencedores ou perdedores. Criação da lida das nações.

12 Tratado de Versalhes Devolução da Alsácia-Lorena a França Entrega de uma faixa de terra que liga a Polônia ao mar. Indenização de 33 bilhões de dólares, perca de todas as suas colônias Redução do Exército e extinção da força aérea.

13

14


Carregar ppt "I Guerra Mundial (1914-1918) O choque de Imperialismos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google