A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EGITO DEUSES EGÍPCIOS. Réplica mede 7,62 m de altura e representa o deus que conduzia os mortos para o outro mundo na mitologia do antigo Egito (Foto:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EGITO DEUSES EGÍPCIOS. Réplica mede 7,62 m de altura e representa o deus que conduzia os mortos para o outro mundo na mitologia do antigo Egito (Foto:"— Transcrição da apresentação:

1 EGITO DEUSES EGÍPCIOS

2 Réplica mede 7,62 m de altura e representa o deus que conduzia os mortos para o outro mundo na mitologia do antigo Egito (Foto: Ian Langsdon/Reuters)

3 Anúbis, também conhecido como Anupu, ou Anupo e, é o antigo deus egípcio da morte e dos moribundos, por vezes também considerado deus do submundo. Conhecido como deus do embalsamamento, presidia às mumificações e era também o guardião das necrópoles e das tumbas. Anúbis

4 Osiris Osíris, é sem dúvida o deus mais conhecido do Antigo Egipto, devido ao grande número de templos que lhe foram dedicados por todo o país; porém, os seus começos foram os de qualquer divindade local,e é também um deus que julgava a alma dos egípcios se eles iam para o paraíso (lugar onde só há fartura).Para os seus primeiros adoradores, Osíris era apenas a encarnação das forças da terra e das plantas.

5 Montu Era representado como um homem com uma cabeça de falcão, tendo na cabeça duas plumas altas e um disco solar com uraeus (serpente) duplo. Nas suas mãos poderia segurar vários objectos, como um machado, setas e arcos. Poderia também ser representado como quatro cabeças que vigiam os pontos cardeais. Na Época Baixa foi representado com a cabeça de um boi. De início Montu era um deus solar, associado a Rá (Montu-Ré), sendo considerado como a manifestação destrutiva do calor do sol. Foi no tempo da XI dinastia que Montu adquiriu características associadas à vitória e à guerra.

6 Meretseger As informações mais antigas sobre a deusa datam da época do Império Médio. Durante a época do Império Novo a deusa tornou-se guardiã dos túmulos das necrópoles de Tebas (Vale dos Reis), acreditando-se que atacava aqueles que tentavam pilhá-los. Segundo as fontes vivia numa montanha com forma de pirâmide perto de Deir el-Medina, a aldeia onde habitavam os homens que construíram os túmulos reais durante o Império Novo

7 Khnum Era representado como um homem com cabeça de carneiro, por vezes tendo uma jarra ou coroa dupla sobre os cornos. O seu nome significa “o modelador”. Este deus representava os aspectos criativos; acreditava-se que Khnum regulava as águas do Nilo, das quais os egípcios dependiam para a sua sobrevivência. A vida no Antigo Egipto estava regulada pelas inundações anuais do Nilo que traziam uma argila que fertilizava os campos e assim permitia a prática agrícola.

8 Khepri Khepri gradualmente veio a ser considerado como uma encarnação do próprio Sol, e por isso tornou-se um deus do Sol. Para explicar para onde o Sol vai ao anoitecer, os antigos egípcios diziam que ele foi para o submundo (ou Mundo dos Mortos, Além, etc.) e o Deus Khepri tinha que menter-se incessantemente empurrando o Sol para que ele nascesse novamente.

9 Anukel (ou Anukis na versão grega do nome) era uma deusa da mitologia egípcia, inicialmente uma divindade ligada à água, tendo se tornado mais tarde uma deusa associada à sexualidade. O seu nome significa “abraçar”. Era representada como uma mulher que tinha sobre a cabeça um toucado formado por plumas ou vegetais. Em alguns casos surge como uma gazela, animal sagrado associado à deusa.

10 Fonte y/deuses-egipcios/


Carregar ppt "EGITO DEUSES EGÍPCIOS. Réplica mede 7,62 m de altura e representa o deus que conduzia os mortos para o outro mundo na mitologia do antigo Egito (Foto:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google