A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana F. C. Gomes PORTFÓLIO(S) Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana F. C. Gomes PORTFÓLIO(S) Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!?"— Transcrição da apresentação:

1 Ana F. C. Gomes PORTFÓLIO(S) Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!?

2 Ana F. C. Gomes Objectivos: Definir o que é um “portfólio”, para que serve e como é usado; Descrever as funções do “portfólio” online; Descrever reflexões sobre experiências pessoais com o uso de “portfólios”.

3 Ana F. C. Gomes Sumário: Portfólio – o que é? Funções Portfólio Online Experiências Pessoais

4 Ana F. C. Gomes Portfólio “...derivação dos dossiers de estágio e/ou diários de bordo, instrumentos retentores e organizadores de informação (...)e objecto primordial de avaliação no final do processo individual de formação ” (Sá Chaves, 2000:21)

5 Ana F. C. Gomes Portfólio “... Uma espécie de filme onde o processo de aprendizagem fica registado quase que com movimentos, porque, sem um compromisso muito formal, poderá e deverá, se possível, incluir rotas alternativas de reflexão, comentários a vivências dos indivíduos.” (Pernigotti, et al; 2000:55)

6 Ana F. C. Gomes Portfólio deve... “... Ser mais do que uma colecção de trabalho realizado pelo estudante ao longo do tempo...” (Simão, 2005:87) conter conteúdo(s) que resulte(m) do mútuo acordo entre o professor e o aluno. Ser um instrumento que valoriza todas as etapas do processo.

7 Ana F. C. Gomes Funções do Portfólio “... Partilha dos processos de formação e de avaliação pelos vários intervenientes...” (Simão, 2005:86) Permitir uma “aproximação dinâmica aos momentos de aprendizagem” (Simão, 2005:86) Permitir o “conhecimentos de si mesmo” (Alarcão, 1998:104)

8 Ana F. C. Gomes Portfólio Online: Porquê? São usados como um estimulo para o estudante, a tornar as suas conquistas mais reais; Maior facilidade de acesso à informação, permitindo uma melhor compreensão dos processos; Maior facilidade de armazenamento e manutenção em relação a portfólios em papel. (Kimball, 2003)

9 Ana F. C. Gomes Experiências pessoais “a construção de um portfólio requer um acompanhamento e orientação por parte do professor” “requer também tempo e motivação por parte do estudante para o desenvolvimento do trabalho” “um portfólio em papel cria limitações a vários níveis, no entanto, permite em alguns aspectos o uso de mais criatividade” “o uso da reflexão num portfólio permite uma consolidação de várias práticas, e dos conteúdos...”

10 Ana F. C. Gomes Reflexões: aula de 28/05/07 Instrumento de avaliação; Níveis dos portfólios

11 Ana F. C. Gomes Conclusões Portfólio é um instrumento/ estratégia que permite aos intervenientes demonstrar não só as aprendizagens efectuadas mas também os processos; Requer um acompanhamento por parte do docente; (...)

12 Ana F. C. Gomes Referências Bibliográficas: Alarcão, I. (1998) Formação continuada como instrumento de profissionalização docente. In Ilma Veiga (ed.) Caminhos do Magistério. Campinas: Papirus (99-122). Kimball, Miles A. (2003) The web portfolio guide : creating electronic portfolios for the web. New York: Longman. Pernigoti, J.; Saenger, L.; Goulart, L. & Avila V. (2000) O Portfólio pode mais do que uma prova. Pátio, 12, (54-56). Sá Chaves, I. (2000) Portfólios Reflexivos: Estratégia de Formação e Supervisão. Aveiro: UA. Simão, A. (2005) O “portfólio” como instrumento na auto-regulação da aprendizagem: Uma experiência no Ensino Superior pós- graduado. In Ilda Sá Chaves (ed.) Os “Portfólios” Reflexivos (Também) Trazem Gente Dentro. Porto: Porto Editora, (83-100).


Carregar ppt "Ana F. C. Gomes PORTFÓLIO(S) Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google