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O conceito de saúde sob a perspectiva da Naturologia Ciências Médicas e da Saúde – Naturologia Aplicada Carolina de Paiva G. Campos 1. Ingrid Thais Beltrame.

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1 O conceito de saúde sob a perspectiva da Naturologia Ciências Médicas e da Saúde – Naturologia Aplicada Carolina de Paiva G. Campos 1. Ingrid Thais Beltrame Botelho 2 1 Acadêmica da 9ª fase do curso de Naturologia Aplicada Vinculada ao PUIC. Curso de Naturologia Aplicada. 2 Orientadora / Professora do Curso de Naturologia Aplicada Introdução A conceituação de saúde é uma questão abordada há muito tempo e de diversas maneiras, pois é fruto de experiências vividas e se adequa às necessidades de cada época. A conceituação de saúde é uma questão abordada há muito tempo e de diversas maneiras, pois é fruto de experiências vividas e se adequa às necessidades de cada época. Em tempos em que se imprime a visão do indivíduo segmentado em partes do corpo cada vez menores, a conseqüente redução da saúde a um funcionamento mecânico e o papel do médico como o manipulador de uma técnica que conserta o defeito de uma máquina, nasce a Naturologia, uma ramificação recente da área da saúde que leva em consideração aspectos físicos, psíquicos, emocionais, energéticos e culturais, além de suas complexas interações para entender o ser humano. Ela compreende o indivíduo como um ser integrado, resgatando a utilização das práticas naturais e de conhecimentos antigos pertencentes, principalmente, às Medicinas Tradicionais Chinesa, Ayurveda e Xamânica. Em tempos em que se imprime a visão do indivíduo segmentado em partes do corpo cada vez menores, a conseqüente redução da saúde a um funcionamento mecânico e o papel do médico como o manipulador de uma técnica que conserta o defeito de uma máquina, nasce a Naturologia, uma ramificação recente da área da saúde que leva em consideração aspectos físicos, psíquicos, emocionais, energéticos e culturais, além de suas complexas interações para entender o ser humano. Ela compreende o indivíduo como um ser integrado, resgatando a utilização das práticas naturais e de conhecimentos antigos pertencentes, principalmente, às Medicinas Tradicionais Chinesa, Ayurveda e Xamânica. A noção de saúde é necessária para direcionar um método de tratamento, estabelecer uma meta de trabalho, além de proporcionar o entendimento do perfil do profissional e a dimensão do seu papel na comunidade. A Naturologia, sendo uma profissão recente e em desenvolvimento, precisa desta diretriz para seu fortalecimento e reconhecimento frente à sociedade. Além disso, é essencial o estabelecimento de uma linguagem homogênea e objetiva entre os profissionais e acadêmicos da área, o que não subestima, de modo algum, sua complexidade real ou busca o conforto da verdade comprovada cientificamente (que apenas transmite a imagem segura de certeza e inquestionabilidade), mas visa promover a discussão e a reflexão sobre o que a Naturologia propõe, integra, objetiva e necessita. A noção de saúde é necessária para direcionar um método de tratamento, estabelecer uma meta de trabalho, além de proporcionar o entendimento do perfil do profissional e a dimensão do seu papel na comunidade. A Naturologia, sendo uma profissão recente e em desenvolvimento, precisa desta diretriz para seu fortalecimento e reconhecimento frente à sociedade. Além disso, é essencial o estabelecimento de uma linguagem homogênea e objetiva entre os profissionais e acadêmicos da área, o que não subestima, de modo algum, sua complexidade real ou busca o conforto da verdade comprovada cientificamente (que apenas transmite a imagem segura de certeza e inquestionabilidade), mas visa promover a discussão e a reflexão sobre o que a Naturologia propõe, integra, objetiva e necessita.Objetivos Objetivo Geral Pesquisar a noção de saúde de que participa a comunidade discente do curso de Naturologia Aplicada. Pesquisar a noção de saúde de que participa a comunidade discente do curso de Naturologia Aplicada. Objetivos Específicos Objetivos Específicos - Sistematizar as noções de saúde das medicinas tradicionais orientais e demais correntes que embasam a Naturologia; - Sistematizar as noções de saúde das medicinas tradicionais orientais e demais correntes que embasam a Naturologia; - Elaborar um questionário para coleta de os dados necessários para a pesquisa em questão. - Elaborar um questionário para coleta de os dados necessários para a pesquisa em questão. - Estabelecer a relação do resultado da pesquisa bibliográfica com os dados alcançados na pesquisa de campo. - Estabelecer a relação do resultado da pesquisa bibliográfica com os dados alcançados na pesquisa de campo.Metodologia Este trabalho dividiu-se em duas frentes: a pesquisa bibliográfica e o levantamento empírico. Na primeira, realizou-se uma revisão de literatura relacionada às diferentes correntes que repercutem no entendimento sobre a noção de saúde utilizada no curso de Naturologia Aplicada da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Nessa revisão foram utilizados os dados encontrados na literatura para a construção do referencial teórico deste estudo, abordando cada uma das correntes do curso. Foram utilizados artigos e livros localizados nas bibliotecas da Unisul e bancos de dados. Este trabalho dividiu-se em duas frentes: a pesquisa bibliográfica e o levantamento empírico. Na primeira, realizou-se uma revisão de literatura relacionada às diferentes correntes que repercutem no entendimento sobre a noção de saúde utilizada no curso de Naturologia Aplicada da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Nessa revisão foram utilizados os dados encontrados na literatura para a construção do referencial teórico deste estudo, abordando cada uma das correntes do curso. Foram utilizados artigos e livros localizados nas bibliotecas da Unisul e bancos de dados. Na segunda etapa metodológica foi elaborado um questionário (ANEXO I) constituído por uma questão fechada contendo alternativas livres. Tal instrumento de coleta de dados foi entregue a duzentos acadêmicos do curso de Naturologia Aplicada da Unisul e aplicados durante as atividades acadêmicas (antes ou logo após as aulas). Os alunos foram convidados a responder os questionários anonimamente. As alternativas eram referentes aos vários conceitos de saúde coletados durante a revisão bibliográfica. As noções de saúde de cada corrente seguida pelo curso de Naturologia não foi informada no questionário. Na segunda etapa metodológica foi elaborado um questionário (ANEXO I) constituído por uma questão fechada contendo alternativas livres. Tal instrumento de coleta de dados foi entregue a duzentos acadêmicos do curso de Naturologia Aplicada da Unisul e aplicados durante as atividades acadêmicas (antes ou logo após as aulas). Os alunos foram convidados a responder os questionários anonimamente. As alternativas eram referentes aos vários conceitos de saúde coletados durante a revisão bibliográfica. As noções de saúde de cada corrente seguida pelo curso de Naturologia não foi informada no questionário. Os dados obtidos com os questionários foram repassados ao programa Microsoft Excel que auxiliou na quantificação em porcentagens dos dados e na construção de gráficos. Os dados obtidos com os questionários foram repassados ao programa Microsoft Excel que auxiliou na quantificação em porcentagens dos dados e na construção de gráficos.Resultados O planejamento de coleta de dados previa a entrega dos questionários no início de cada turno de aula, solicitando que fossem devolvidos ao final deste. Não foi possível entregar o questionário a toda população devido à irregularidade na freqüência dos acadêmicos no momento da aplicação da pesquisa. Retornaram 151 questionários, caracterizando 75,5% da população alvo. O planejamento de coleta de dados previa a entrega dos questionários no início de cada turno de aula, solicitando que fossem devolvidos ao final deste. Não foi possível entregar o questionário a toda população devido à irregularidade na freqüência dos acadêmicos no momento da aplicação da pesquisa. Retornaram 151 questionários, caracterizando 75,5% da população alvo.Introdução A conceituação de saúde é uma questão abordada há muito tempo e de diversas maneiras, pois é fruto de experiências vividas e se adequa às necessidades de cada época. A conceituação de saúde é uma questão abordada há muito tempo e de diversas maneiras, pois é fruto de experiências vividas e se adequa às necessidades de cada época. Em tempos em que se imprime a visão do indivíduo segmentado em partes do corpo cada vez menores, a conseqüente redução da saúde a um funcionamento mecânico e o papel do médico como o manipulador de uma técnica que conserta o defeito de uma máquina, nasce a Naturologia, uma ramificação recente da área da saúde que leva em consideração aspectos físicos, psíquicos, emocionais, energéticos e culturais, além de suas complexas interações para entender o ser humano. Ela compreende o indivíduo como um ser integrado, resgatando a utilização das práticas naturais e de conhecimentos antigos pertencentes, principalmente, às Medicinas Tradicionais Chinesa, Ayurveda e Xamânica. Em tempos em que se imprime a visão do indivíduo segmentado em partes do corpo cada vez menores, a conseqüente redução da saúde a um funcionamento mecânico e o papel do médico como o manipulador de uma técnica que conserta o defeito de uma máquina, nasce a Naturologia, uma ramificação recente da área da saúde que leva em consideração aspectos físicos, psíquicos, emocionais, energéticos e culturais, além de suas complexas interações para entender o ser humano. Ela compreende o indivíduo como um ser integrado, resgatando a utilização das práticas naturais e de conhecimentos antigos pertencentes, principalmente, às Medicinas Tradicionais Chinesa, Ayurveda e Xamânica. A noção de saúde é necessária para direcionar um método de tratamento, estabelecer uma meta de trabalho, além de proporcionar o entendimento do perfil do profissional e a dimensão do seu papel na comunidade. A Naturologia, sendo uma profissão recente e em desenvolvimento, precisa desta diretriz para seu fortalecimento e reconhecimento frente à sociedade. Além disso, é essencial o estabelecimento de uma linguagem homogênea e objetiva entre os profissionais e acadêmicos da área, o que não subestima, de modo algum, sua complexidade real ou busca o conforto da verdade comprovada cientificamente (que apenas transmite a imagem segura de certeza e inquestionabilidade), mas visa promover a discussão e a reflexão sobre o que a Naturologia propõe, integra, objetiva e necessita. A noção de saúde é necessária para direcionar um método de tratamento, estabelecer uma meta de trabalho, além de proporcionar o entendimento do perfil do profissional e a dimensão do seu papel na comunidade. A Naturologia, sendo uma profissão recente e em desenvolvimento, precisa desta diretriz para seu fortalecimento e reconhecimento frente à sociedade. Além disso, é essencial o estabelecimento de uma linguagem homogênea e objetiva entre os profissionais e acadêmicos da área, o que não subestima, de modo algum, sua complexidade real ou busca o conforto da verdade comprovada cientificamente (que apenas transmite a imagem segura de certeza e inquestionabilidade), mas visa promover a discussão e a reflexão sobre o que a Naturologia propõe, integra, objetiva e necessita.Objetivos Objetivo Geral Pesquisar a noção de saúde de que participa a comunidade discente do curso de Naturologia Aplicada. Pesquisar a noção de saúde de que participa a comunidade discente do curso de Naturologia Aplicada. Objetivos Específicos Objetivos Específicos - Sistematizar as noções de saúde das medicinas tradicionais orientais e demais correntes que embasam a Naturologia; - Sistematizar as noções de saúde das medicinas tradicionais orientais e demais correntes que embasam a Naturologia; - Elaborar um questionário para coleta de os dados necessários para a pesquisa em questão. - Elaborar um questionário para coleta de os dados necessários para a pesquisa em questão. - Estabelecer a relação do resultado da pesquisa bibliográfica com os dados alcançados na pesquisa de campo. - Estabelecer a relação do resultado da pesquisa bibliográfica com os dados alcançados na pesquisa de campo.Metodologia Este trabalho dividiu-se em duas frentes: a pesquisa bibliográfica e o levantamento empírico. Na primeira, realizou-se uma revisão de literatura relacionada às diferentes correntes que repercutem no entendimento sobre a noção de saúde utilizada no curso de Naturologia Aplicada da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Nessa revisão foram utilizados os dados encontrados na literatura para a construção do referencial teórico deste estudo, abordando cada uma das correntes do curso. Foram utilizados artigos e livros localizados nas bibliotecas da Unisul e bancos de dados. Este trabalho dividiu-se em duas frentes: a pesquisa bibliográfica e o levantamento empírico. Na primeira, realizou-se uma revisão de literatura relacionada às diferentes correntes que repercutem no entendimento sobre a noção de saúde utilizada no curso de Naturologia Aplicada da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Nessa revisão foram utilizados os dados encontrados na literatura para a construção do referencial teórico deste estudo, abordando cada uma das correntes do curso. Foram utilizados artigos e livros localizados nas bibliotecas da Unisul e bancos de dados. Na segunda etapa metodológica foi elaborado um questionário (ANEXO I) constituído por uma questão fechada contendo alternativas livres. Tal instrumento de coleta de dados foi entregue a duzentos acadêmicos do curso de Naturologia Aplicada da Unisul e aplicados durante as atividades acadêmicas (antes ou logo após as aulas). Os alunos foram convidados a responder os questionários anonimamente. As alternativas eram referentes aos vários conceitos de saúde coletados durante a revisão bibliográfica. As noções de saúde de cada corrente seguida pelo curso de Naturologia não foi informada no questionário. Na segunda etapa metodológica foi elaborado um questionário (ANEXO I) constituído por uma questão fechada contendo alternativas livres. Tal instrumento de coleta de dados foi entregue a duzentos acadêmicos do curso de Naturologia Aplicada da Unisul e aplicados durante as atividades acadêmicas (antes ou logo após as aulas). Os alunos foram convidados a responder os questionários anonimamente. As alternativas eram referentes aos vários conceitos de saúde coletados durante a revisão bibliográfica. As noções de saúde de cada corrente seguida pelo curso de Naturologia não foi informada no questionário. Os dados obtidos com os questionários foram repassados ao programa Microsoft Excel que auxiliou na quantificação em porcentagens dos dados e na construção de gráficos. Os dados obtidos com os questionários foram repassados ao programa Microsoft Excel que auxiliou na quantificação em porcentagens dos dados e na construção de gráficos.Resultados O planejamento de coleta de dados previa a entrega dos questionários no início de cada turno de aula, solicitando que fossem devolvidos ao final deste. Não foi possível entregar o questionário a toda população devido à irregularidade na freqüência dos acadêmicos no momento da aplicação da pesquisa. Retornaram 151 questionários, caracterizando 75,5% da população alvo. O planejamento de coleta de dados previa a entrega dos questionários no início de cada turno de aula, solicitando que fossem devolvidos ao final deste. Não foi possível entregar o questionário a toda população devido à irregularidade na freqüência dos acadêmicos no momento da aplicação da pesquisa. Retornaram 151 questionários, caracterizando 75,5% da população alvo. Conclusão A partir da pesquisa bibliográfica, pôde-se perceber que os princípios em que as medicinas abordadas no curso de Naturologia Aplicada se baseiam são similares. Dentre elas, cita-se a atividade dos profissionais destas, que primam pela relação de interação com o outro e buscam desenvolver o conceito de co-responsabilidade do homem no processo da saúde individual e coletiva. O indivíduo deve participar do processo terapêutico, desenvolvendo o auto-conhecimento. Outro dado relevante é que todas mencionam o fluxo livre de energia, o equilíbrio dinâmico como circunstâncias essências para manter a saúde. E, acima de tudo, tomam como referência o indivíduo, em sua individualidade, particularidades e relacionamento com o meio em que vive. A partir da pesquisa bibliográfica, pôde-se perceber que os princípios em que as medicinas abordadas no curso de Naturologia Aplicada se baseiam são similares. Dentre elas, cita-se a atividade dos profissionais destas, que primam pela relação de interação com o outro e buscam desenvolver o conceito de co-responsabilidade do homem no processo da saúde individual e coletiva. O indivíduo deve participar do processo terapêutico, desenvolvendo o auto-conhecimento. Outro dado relevante é que todas mencionam o fluxo livre de energia, o equilíbrio dinâmico como circunstâncias essências para manter a saúde. E, acima de tudo, tomam como referência o indivíduo, em sua individualidade, particularidades e relacionamento com o meio em que vive. O objetivo deste escrito foi levantar dados que pudessem esclarecer a noção de saúde vigente no curso de Naturologia Aplicada. Contudo, o resultado da pesquisa bibliográfica, não condiz com a noção de saúde que os acadêmicos do curso possuem – o conceito de saúde da OMS. O objetivo deste escrito foi levantar dados que pudessem esclarecer a noção de saúde vigente no curso de Naturologia Aplicada. Contudo, o resultado da pesquisa bibliográfica, não condiz com a noção de saúde que os acadêmicos do curso possuem – o conceito de saúde da OMS. O contraste entre as duas noções ressalta a importância de levar acadêmicos e profissionais da área à reflexão acerca da Naturologia, seus fundamentos e sua identidade. É necessário que se efetuem mais pesquisas na área, que demonstra ser uma importante fonte de estudos e pesquisas. O contraste entre as duas noções ressalta a importância de levar acadêmicos e profissionais da área à reflexão acerca da Naturologia, seus fundamentos e sua identidade. É necessário que se efetuem mais pesquisas na área, que demonstra ser uma importante fonte de estudos e pesquisas. É necessário caracterizá-la melhor, conhecê-la melhor, identificar seu padrões de involução e evolução, para que os métodos de formação permitam seu desenvolvimento crítico e autônomo, sem defender uma concepção científica como “verdadeira” ou “definitiva”, uma vez que isto incidiria numa posição que o curso de Naturologia não almeja. É necessário caracterizá-la melhor, conhecê-la melhor, identificar seu padrões de involução e evolução, para que os métodos de formação permitam seu desenvolvimento crítico e autônomo, sem defender uma concepção científica como “verdadeira” ou “definitiva”, uma vez que isto incidiria numa posição que o curso de Naturologia não almeja.Referências ACHTERBERG, J. 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