A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Príncipios, A Lei e a A Promessa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Príncipios, A Lei e a A Promessa."— Transcrição da apresentação:

1 Os Príncipios, A Lei e a A Promessa

2 Já foi há alguns anos. Eu já estava no escutismo há cerca de um ano e o Chefe não se decidia a receber a nossa Promessa, Um belo sábado de Junho, pela manhã chegamos há sede cerca das 9 horas, ia haver uma actividade de campo durante o fim de semana. Eu tinha achado estranho a minha mãe se ter atrasado e feito questão de levar o almoço á sede, antes de partirmos, primeiro porque não era habito ela atrasar-se. E então... Estavam formadas as Patrulhas no pátio da sede. Havia na altura quatro aspirantes no Grupo, eu o José Alberto o Quim, e o João, estávamos fardados mas sem lenço.

3 Depois da saudação á Bandeira ouvi o Chefe do Grupo dizer:
Os Guias de Patrulha apresentem os elementos que vão fazer a Promessa. Quando o meu Guia se colocou em frente a mim e me disse segue-me hoje vais fazer a tua Promessa. Fiquei com os pés colados ao chão, aquele momento há tanto esperado e agora nem era capaz de me mexer. A custo, consegui dar um passo em frente e seguir o Guia até ao centro do quadrado que o Grupo formado fazia. Lá estávamos os quatro formados, em sentido e em linha, super orgulhosos a responder ao Chefe, a recitar a Lei e finalmente a fazer a Promessa, só nesse momento é que vi que a minha mãe, a minha avó e o meu irmão estavam presentes.

4 Foi naquele momento quando recitei a Lei e a formula da Promessa, as palavras tiveram outro sentido.
Ainda hoje sinto, como naquele dia, o verdadeiro significado da Lei e da Promessa. Depois veio o momento à tanto esperado, quando o Chefe do Grupo convidou a minha mãe para me colocar o lenço ao pescoço. Foi algo que nunca esqueci nem esquecerei certamente.

5 Os Princípios 1º - O Escuta orgulha-se da sua Fé e por ela orienta toda a sua vida. Ter Fé é ter encontrado para a vida um rumo certo e definitivo. Orientar por ela a própria vida é o sinal da coerência de uma personalidade. Ter Fé não é papaguear orações, mas saber que Deus existe, nos Vê, nos Ama. Ter Fé é amar a Deus, cumprindo a Sua vontade.

6 Os Princípios Sê fiel á tua Fé: mesmo que os outros o não sejam;
quando os outros o não forem; precisamente porque os outros o não são.

7 Os Princípios 2º O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão.
Ser filho de Portugal é reconhecer na Pátria: um lar a respeitar, uma terra a trabalhar, uma história a continuar, um dever a honrar.

8 Os Princípios 3º O dever do Escuta começa em casa.
A casa é o meu mundo mais próximo: Amar, obedecer, trabalhar; Não envergonhar, mas amar e honrar sempre aqueles aquém através de Deus recebi o dom da vida; Perece-te que possa ser bom Escuteiro, aquele que desobedece aos pais, trata mal os irmãos, não estuda e não trabalha? De pouco me vale ser bom para com os outros se sou mau para com os meus. O nosso dever começa naqueles e para aqueles que nos rodeiam.

9 A Lei 1º A honra do Escuta inspira confiança.
Eu sou a verdade, disse Jesus: Em casa, na escola e no campo; No trabalho e nos tempos livres; Em todas as situações da vida; Servindo sempre a verdade, sou livre, honrado e respeitado; Confio em Deus; Mereço a confiança de Deus e dos outros? Quando dou a minha palavra de Escuteiro, falo sempre a verdade?

10 A Lei 2º O Escuta é leal. Ser leal não é só não mentir, mas é:
Seguir a verdade com amor e Fé; Seguir a consciência sem a atraiçoar; Cumprir a palavra sem a contradizer; Respeitar os compromissos sem os diminuir; Assumir as responsabilidades sem se desculpar; Sê fiel á Lei, a Deus, aos teus deveres religiosos; Sê leal aos teus pais, amigos, Chefes e aos outros.

11 A Lei 3º O Escuta é útil e pratica diariamente uma Boa Acção.
Se deixar passar um dia sem, conscientemente, fazer nada de bom, devo reconhecer: "perdi o meu dia". Ser útil, generoso, empenhado e discreto é a marca do bom Escuteiro; A Boa Acção é discreta, para que "não saiba a mão esquerda o que faz a direita"; O sentido dos outros e de Deus são os objectivos da prática da Boa Acção; Ser Escuteiro é ser praticante da arte de fazer o bem.

12 A Lei 4º O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas.
Uma verdadeira amizade é pedra preciosa, tão rara como valiosa: Pela amizade aos outros o coração do Escuteiro ultrapassa fronteiras e atinge as dimensões da humanidade pela fraternidade universal; O amor aos outros é expressão do meu amor a Deus; Ser amigo e irmão é amar, perdoar, aceitar as diferenças e colaborar sempre com todos; Todos somos poucos para fazer o que é necessário fazer; Cada Homem é um irmão e cada irmão um pouco de nós mesmos; O bem que não fizeres, ninguém o fará por ti e ficará mesmo por fazer.

13 A Lei 5º O Escuta é delicado e respeitador.
Que melhor razão para respeitar os outros, que o facto de Deus respeitar cada um? Poderei eu ter uma atitude diferente d’Ele?; Sê respeitador e delicado contigo, com os outros, com as coisas e com Deus; A nossa missão é amar, mas amar-nos como irmãos.

14 A Lei 6º O Escuta protege as plantas e os animais.
A Natureza é um livro a ler e uma obra a completar. O projecto de Deus é entregar o Mundo ao ser humano para que este o administre responsavelmente e o transmita enriquecido à geração seguinte; A ecologia não é uma moda, mas um dever enraizado no mais profundo da vocação cristã; Tanta beleza em cada coisa... e tudo Deus fez assim para me seduzir e por me amar.

15 A Lei 7º O Escuta é obediente.
Ser Dirigente é ser sinal e factor de unidade no Agrupamento e na Paróquia. Obedecer é servir esta unidade dizendo não ao individualismo; Mandar é uma missão; obedecer alegre, prontamente, até ao fim, sem deixar as coisas a meio, é um dever; Mandar não é impor, mas propor, obedecer é amar; Obedecer é estar disponível para construir e ajudar a construir um projecto de vida, pessoal ou comunitário, no grupo, em casa, na escola e na comunidade; O Escuteiro obedece aos pais, ao Guia e aos Chefes, mas também a Deus e à sua consciência.

16 A Lei 8º O Escuta tem sempre boa disposição de espírito.
Nenhum acontecimento deve perturbar a boa disposição do Escuteiro. Um Escuteiro triste é um triste Escuteiro; Acima de qualquer situação, está a luz da esperança cristã; Sorrir é iluminar o caminho a percorrer; é ter a consciência tranquila; O Escuteiro deve ser sempre um apaixonado da alegria.

17 A Lei 9º O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio.
O Escuteiro preocupa-se mais em produzir do que em gastar. O Escuteiro recusa o supérfluo quando alguém carece do essencial; O Escuteiro contenta-se com o que tem e estima e respeita o que não é seu; Não se enriquece pelo que se recebe, mas pelo que se dá; Cada migalha, cada desperdício das coisas e do tempo, é parcela de grandeza.

18 A Lei 10º O Escuta é puro nos pensamentos, nas palavras e nas acções.
O Escuteiro cultiva a pureza no que pensa, no que diz e no que faz. O Escuteiro recusa o supérfluo quando alguém carece do essencial; O Escuteiro não é mau, nem fala mal; As suas palavras, gestos e atitudes devem manifestar sempre sentimentos nobres e elevados; O Escuteiro pensa sempre no que diz e no que faz consigo, com os outros, com as coisas e com Deus, sem segundas intenções; A Flor de Lis define uma vida feita de dignidade, como deve ser a tua.

19 A Promessa Prometo: Pela minha honra e com a Graça de Deus, fazer todo o possível por: Cumprir com os meus deveres para com Deus a Igreja e a Pátria; Auxiliar os meus semelhantes em todas as circunstâncias; Obedecer á Lei do Escuta.

20 pela vossa atenção e participação
Obrigado pela vossa atenção e participação


Carregar ppt "Os Príncipios, A Lei e a A Promessa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google