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POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA Desafios urbano-metropolitanos Dr. Juciano Martins Rodrigues Observatório das Metrópoles

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Apresentação em tema: "POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA Desafios urbano-metropolitanos Dr. Juciano Martins Rodrigues Observatório das Metrópoles"— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA Desafios urbano-metropolitanos Dr. Juciano Martins Rodrigues Observatório das Metrópoles

2 Desafios urbano-metropolitanos 1) Condições ecológico-demográficas da rede urbana brasileira 2) Condições institucionais dos municípios 3) Mobilidade urbana atual

3 Desafios urbano-metropolitanos Condições ecológico-demográficas da rede urbana brasileira

4 Desafios urbano-metropolitanos Metropolização

5 Metrópole Nacional; Metrópole Nacional; Metrópole; Metrópole; Capital Regional A Capital Regional A Capital Regional B Capital Regional B Capital Regional C Capital Regional C Centro sub-regional Centro sub-regional Centro de Zona Centro de Zona Centro Local Centro Local (IBGE, 2008)

6 Desafios urbano-metropolitanos Espaços Urbanos População em 2010 % 1-Grande Metrópole Nacional ,30 2-Metrópole Nacional ,99 3-Metrópole ,59 4-Capital Regional A ,09 5-Outros centros urbanos ,96 6-Centro Local ,07 Brasil ,00 33,9 %

7 Desafios urbano-metropolitanos 1ª – Redistribuição da População que favorece as periferias 2ª – Diminuição gradual das densidades urbanas, ocasionando a formação de tecidos urbanos mais dispersos

8 Desafios urbano-metropolitanos

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11 Densidades

12 Desafios urbano-metropolitanos

13 Condições institucionais/impasses da governança 1) Lidar com a fragmentação política -> possibilidade de construção de mecanismos de governança -> as regiões metropolitanas sistematicamente se fragmentam do ponto de vista da composição dos seus atores políticos; -> o cenário mais ou menos favorável a ações concertadas entre os municípios das Regiões Metropolitanas pode se mostrar cenário intrinsecamente volátil e circunstancial; -> polarização horizontal e vertical entre dois partidos constitui fator sistemático de veto à cooperação

14 Desafios urbano-metropolitanos Rótulos de Linha Sem instrução Ensino fundamental Ensino médio Ensino superiorPós-graduação 1-Grande Metrópole Nacional 0,616,733,445,42,0 2-Metrópole Nacional 1,814,534,836,37,6 3-Metrópole 1,315,134,424,17,2 4-Capital Regional A 2,717,438,732,48,1 5-Outros centros urbanos 1,420,538,227,06,6 6-Centro Local 2,024,239,920,55,5 Brasil 1,720,738,025,96,1 E o perfil do corpo técnico?

15 Desafios urbano-metropolitanos Espaços UrbanosNãoSim 1-Grande Metrópole Nacional75,724,3 2-Metrópole Nacional100,00,0 3-Metrópole93,66,4 4-Capital Regional A95,94,1 5-Outros centros urbanos96,13,9 6-Centro Local96,53,5 Total geral96,23,8 Existência de Consórcios públicos na área de transporte

16 Desafios urbano-metropolitanos Espaços Urbanos NãoSim 1-Grande Metrópole Nacional75,724,3 2-Metrópole Nacional82,117,9 3-Metrópole88,811,2 4-Capital Regional A98,02,0 5-Outros centros urbanos92,27,8 6-Centro Local98,11,9 Total geral96,63,3 Parceria com o setor privado na área de transporte

17 Dos 50 municípios com maior tempo de deslocamento 49 estão nas metrópoles Desafios urbano-metropolitanos Tempo médio de deslocamento

18 Desafios urbano-metropolitanos Município Tempo médio Sao Gonçalo do Amarante34,4 Natal31,3 Extremoz31,1 Macaíba29,6 Parnamirim29,2 Ceará-Mirim28,8 Nísia Floresta26,8 Sao José de Mipibu26,6 Monte Alegre20,9 Vera Cruz17,1

19 Desafios urbano-metropolitanos

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27 -Acessibilidade universal - desenvolvimento sustentável - igualdade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo; - eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano

28 Desafios urbano-metropolitanos

29 “Número de acidentes com motos cresce cinco vezes em Araçatuba, SP” (G1, Fev/2013) “Indenizações do Dpvat sobem 39% em 2012; acidentes com moto são maioria” (Agência Brasil, Mar/2013) “Brasil vive “epidemia” de acidentes com motos” - Número de internações de motociclistas pagas pelo SUS aumentou 95% em quatro anos no país. No Paraná, registros subiram mais de 200% (Gazeta do Povo, Curitiba, Dez/2012) Aracaju registra aumento no número de vítimas em acidentes com motos (G1-Sergipe, Ago/2012) Acidentes com moto respondem por 69% das indenizações do Dpvat (Diário do Nordeste, Fev/2013). ES registra aumento no número de acidentes envolvendo motociclistas (Folha Vitória, Out/2012) Gasto do SUS com motociclistas cresce 113% em três anos (Veja-online, Jun/2012) De cada 10 acidentes de trânsito, 7 envolvem motociclistas (A Tarde, Salvador, Nov, 2012) Acidentes com motos sobem 254,4% na região (Diário do Grande ABC, Mar/2012)

30 Integração Intermodal

31 Desafios urbano-metropolitanos Integração Intermodal

32 Desafios urbano-metropolitanos

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