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5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Mesa Temática 6 O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs: A contribuição.

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1 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Mesa Temática 6 O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs: A contribuição dos Institutos Federais Tadeu Pissinati SantAnna Pró-Reitor de Extensão e Produção Instituto Federal do Espírito Santo Brasília, 09 de novembro de 2011

2 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Sumário Institutos Federais: Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) como Política Pública Expansão e interiorização da Rede Federal de EPCT e das Universidades Federais Expansão e interiorização da Educação a Distância Sintonia entre a oferta e a demanda Escolarização e capacitação profissional Enfoque sistêmico para a EPCT no Brasil Políticas públicas para incrementar a capacitação profissional nos APLs Instrumentos para incrementar a capacitação profissional nos APLs

3 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Institutos Federais: Evolução histórica Busca dinâmica de convergência com as tendências de desenvolvimento

4 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Institutos Federais: EPCT como Política Pública Lei 11.892/2008 Art. 6º Os Institutos Federais têm por finalidades e características : I - ofertar educação profissional e tecnológica, (...), com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional; (...) IV - orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, (...);

5 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Expansão e interiorização da Rede Federal de EPCT 2011 405 campi 420 mil matrículas 2014 562 campi 600 mil matrículas Rede Federal 42 Instituições: Há real sintonia entre a oferta dos campi e as necessidades dos APLs?

6 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Expansão e interiorização das Universidades Federais 2009 850,8 mil matrículas 2010 274 campi 230 municípios 2014 63 universidades 321 campi 275 municípios Rede Federal 250 mil vagas anuais 1,2 milhão de matrículas Qual o compromisso dessa expansão com os APLs?

7 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Expansão e interiorização Educação a Distância Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil) 2007 Meta: 200 mil matrículas até 2010 2011 193 polos de ead 48 cursos técnicos 29 mil matrículas Pronatec 2011-2014 Rede e-Tec Brasil Instituições federais Instituições estaduais Instituições do Sistema S Qual a articulação da oferta de cursos nos polos de ead com os APLs? 2007 Meta: 200 mil matrículas até 2010 2011 193 polos de ead 48 cursos técnicos 29 mil matrículas Pronatec 2011-2014 Rede e-Tec Brasil Instituições federais Instituições estaduais Instituições do Sistema S Qual a articulação da oferta de cursos nos polos de ead com os APLs?

8 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Expansão e interiorização Educação a Distância Universidade Aberta do Brasil (UAB) 2010 554 polos de ead 924 cursos 2011 720 polos de ead 92 IES públicas 2013 920 polos de ead 800 mil matrículas Fonte: GeoCapes, 2010 Pouca oferta de cursos tecnológicos

9 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Expansão e interiorização Educação a Distância Pronatec 2011-2014 Ampliação da rede física (Redes federal, estaduais e do Sistema S) Público alvo: estudantes do ensino médio da rede pública, beneficiários do programa Bolsa-Família, agricultores, povos indígenas e trabalhadores em geral Instituição da Rede e-Tec Brasil Novo Financiamento Estudantil (FIES e FIES-Empresa) Meta: 8 milhões de pessoas até 2014 Qual a articulação dessa oferta com os APLs?

10 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Expansão e interiorização Esforços paralelos – MCTI/SECIS Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) Permitem sintonizar a oferta de capacitação profissional com as demandas regionais e com os APLs Em que medida convergem com as demandas de APLs?

11 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Escolarização e capacitação profissional (1) Quantidade x Qualidade Adultos com 25 anos ou mais têm 7,2 anos de escolarização, em média Grande defasagem entre nível de escolaridade e desempenho funcional Crescente vínculo entre acesso à educação formal e desenvolvimento de competências profissionais e tecnológicas Capacitação profissional aligeirada supre as demandas dos APLs?

12 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Escolarização e capacitação profissional (2) Capacitação x Qualificação x Formação Que educação básica? Que educação de jovens e adultos? Qual o papel do ensino médio? E do superior? Mesmo crescente, ainda é pouca a integração/ articulação entre educação básica e educação profissional, entre educação e trabalho Pouca relação entre educação formal e pedagogia empreendedora na formação dos cidadãos (empresários e trabalhadores) A educação contribui com os APLs para incrementar sua: Produtividade? Inovação? Competitividade?

13 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Enfoque sistêmico EPCT para desenvolver APLs Sustentabilidade (1) Dimensão Econômica: otimizar e integrar investimentos públicos e privados em capacitação profissional Dimensão Social: promover a inclusão social produtiva Dimensão Ambiental: promover a transversalidade das questões ambientais na capacitação profissional de empreendedores e trabalhadores

14 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Enfoque sistêmico EPCT para desenvolver APLs Sustentabilidade (2) Dimensão Territorial: promover a diversificação e a intercomplementaridade de ofertas educacionais Dimensão Cultural: promover cultura empreendedora, inovativa, produtiva, cooperativa e competitiva Dimensão Político-Institucional: promover maior participação do setor educacional na governança dos APLs

15 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Políticas públicas para incrementar a capacitação profissional nos APLs Propostas (1) Programas públicos voltados à capacitação profissional coordenados horizontal e verticalmente entre níveis de governo Coordenação público-privado dos programas voltados à capacitação profissional nos territórios Diversificação e equalização das ofertas educacionais nos APLs e nos territórios (reduzir desigualdades)

16 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Políticas públicas para incrementar a capacitação profissional nos APLs Propostas (2) Intercomplementaridade das ofertas educacionais Maior duração, qualidade e integração dos cursos profissionalizantes com a educação formal Fomento à pedagogia empreendedora na educação básica e na educação profissional e tecnológica

17 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Instrumentos para incrementar a capacitação profissional nos APLs Propostas (1) Comitês de coordenação horizontal e vertical de programas públicos (interministeriais e inter- secretarias de estados e municípios) Comitês de coordenação de programas públicos e privados nos territórios e APLs Instrumento chave: PACTUAÇÃO

18 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Instrumentos para incrementar a capacitação profissional nos APLs Propostas (2) Observatórios Regionais da Educação e do Trabalho (Estudos de demandas setoriais e de APLs) Incubadoras de empresas e centros de inovação Olimpíadas laborais e prêmios empresariais que permitam análises de benchmark periódicas e identificação de falhas e carências Instrumento chave: Organizações de apoio

19 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Muito Obrigado Contatos: tpissinati@ifes.edu.br +55 (27) 3357 7541


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