A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TUTANKHAMON Nascido com o nome de Tutankhaton – a imagem viva do Deus Aton - as origens de Tutankhamon são ainda misteriosas, mesmo que numerosos especialistas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TUTANKHAMON Nascido com o nome de Tutankhaton – a imagem viva do Deus Aton - as origens de Tutankhamon são ainda misteriosas, mesmo que numerosos especialistas."— Transcrição da apresentação:

1

2 TUTANKHAMON

3 Nascido com o nome de Tutankhaton – a imagem viva do Deus Aton - as origens de Tutankhamon são ainda misteriosas, mesmo que numerosos especialistas pensem que ele é filho de Amenhotep IV e da raínha Nefertiti. Convertido ao culto de Amon, torna-se, por isso,Tutankhamon, e manda erguer um templo a oeste de Tebas. Sucessor deAkhenaton, o jovem faraó sobe ao trono com 9 anos e reina até à morte, com 18 anos, de1335 a 1327 a.C. Foi inumado no Vale dos Reis, em Tebas. O seu túmulo, descoberto em 1922 por Howard Carter, é a maior descoberta arqueológica do século XX pois é uma das poucas sepulturas quase intactas. Todos os maravilhosos objectos encontrados no túmulo e que constituem o Tesouro, foram produzidos 14 séculos a. C. por artistas egípcios no máximo expoente da sua arte.

4 Vale dos Reis, entrada do túmulo de Tutankhamon

5

6 Primeira Câmara Funerária

7 Segunda Câmara Funerária

8 Primeiro Sarcófago

9 Pormenor do 1.º Sarcófago

10 Perfil do 1.º Sarcófago

11 Segundo Sarcófago

12 Pormenor do 2.º Sarcófago

13 Vista Superior do 2.º Sarcófago

14 A Máscara Mortuária

15 11 kg de Ouro

16 Vasos canopos de alabastro contendo as vísceras

17 Amset e Isis protegem o fígado, Hapi e Nephtys os pulmões, Douamoutef e Neith o estomago e Kebehsenouef et Selket os intestinos. Cada órgão, envolvido em linho, era colocado num sarcófago miniatura – com a forma do defuntoTutankhamon – que era colocado no vaso canopo correspondente. Sarcófagos Miniaturas 2 de 4

18 A capela dos canopos está rodeada de 4 deusas, Selket, Nephthys, Isis et Neith que a protegiam de braços abertos. Estão vestidas com hábitos de raínha.

19 Cofre em forma de capela encimado por Anubis

20 Reconstituição da 1.ª Cãmara Funerária

21 Carro real de madeira dourada, marfim, madeira e junco

22 Leito Funerário

23 Leito Real

24 Trono Real

25 Os braços do trono representam duas serpentes aladas portadoras da coroa dupla e guardiãs do « cartucho » de Tutankhamon. Os pés anteriores estão ornamentados com duas cabeças de leão terminadas por patas. Uma decoração da época, simbolisando a União das Duas Terras, liga os dois pés. Tutankhamon e a sua esposa Ankhsenamon, estão de frente um para o outro, na decoração do encosto. O faraó, sentado, tem uma cabeleira ornamentada com uma coroa compósita. Os pés repousam numa almofada instalada numa banqueta. A rainha, em pé, pousa uma mão no ombro do faraó e tem na outra uma taça com unguentos. Está ornada com um diadema de Uraeusle que suportam o disco, duas plumas e dois chifres alongados. Os elementos incrustados são de vidro azul, as roupas de prata e incrustações de pedras semi-preciosas. Os raios do Sol do deus Aton recordam a época da heresia do período de Amarna. A traseira do encosto tem também o nome inicial do soberano e da sua esposa: Toutankhaton et Ankhsenpaton.

26 Pormenor do Trono

27 Vista lateral do Trono Real

28 Parte traseira do Trono

29 Cadeira Cerimonial

30 Esta cadeira, resultante da transformação de uma cadeira articulanda em cadeira de encosto, tem as costas revestidas de folha de ouro e está totalmente ornamentada com incrustações de marfim, ébano, pedras semi-preciosas e porcelana.

31 Descanso de Cabeça, de marfim

32 Chicote e Ceptro sagrados

33 A deusa cobra Netjerankh O deus mocho Hórus

34 Estatuetas representando o faraó

35 O compartimento subterrâneo encerrava 32 estatuetas, em que 7 representavam o faraó. A série, que constitui um panteão de divindades egípcias, evoca o ciclo dos mitos e lendas deste período, da Enneade dos grandes deuses (Pesedjet – as 9 divindades) até aos filhos de Hórus.

36 Estatuetas de madeira dourada

37 Punhais do faraó

38 As ligaduras da múmia de Tutankhamon encerravam 143 objectos ao nível das partes do corpo que deviam ser protegidas pelos seus poderes específicos. Objectos dourados ou de ouro maciço, finamente trabalhados, incrustados de pedras semi preciosas com motivos de caracteres religiosos ou divinos.

39 Os escaravelhos Estas figurinhas de pedra deviam impedir que a alma do defunto fosse devorada por Ammit. Ammit era a deusa que, após a pesagem do coração, devorava as almas dos humanos julgados indignos de continuar a sua vida no além. Parece que, quanto mais o defunto havia sido um personagem importante, em vida, mais amuletos de escaravelho ele levava consigo para o túmulo. Encontramos escaravelhos em numerosas joias.

40

41

42

43 Os Amuletos

44

45

46

47

48 Os Anéis

49

50

51

52

53 Os Braceletes

54

55

56

57

58 Braceletes direito e esquerdo com o olho de Hórus

59 Idem

60

61

62

63 Colares, Pendentes e Peitorais

64

65

66 Oujdat Oujdat ( ou olho de Hórus) protegia da morte, da doença e do mau olhado.

67 Colar peitoral com escaravelhos e babuínos O escaravelho, na barca divina, representa o deus Sol na aurora.

68 Com serpentes

69 Com divindades

70

71 Outros objectos

72 Diadema Real

73 Caneta Real

74 Estatuetas (Chaouabti)

75 O túmulo do faraó continha 413. O Chaouabti substituia o defunto em todas as tarefas agrícolas ligadas à lida da casa real. O trabalho doméstico era considerado obrigatório para todos os mortos. As figurinhas humanas colocadas no túmulo, inicialmente de madeira de abacateiro, eram consideradas como os criados do defunto no além.

76 Busto de Tutankhamon

77 Ornamento de Arreio

78 Papiro mostrando o Faraó e a Rainha

79 Caixilhos de Espelhos

80

81

82

83 Barca de alabastro incrustada de ouro

84 O Faraó sentado numa cadeira. Ouro maciço.

85 Queimador de perfume. Alabastro incrustado de ouro e marfim.

86 Tampa de arca, incrustada de marfim

87 Arca com cena bélica. O Faraó, como esfinge, destruindo os seus inimogos.

88 Arca decorada com cena de batalha

89 Estatueta do Ka – duplo espiritual – de Tutankhamon

90 Cartucho de Tutankhamon, contendo o seu nome

91 Fim da viagem por algumas peças do Tesouro de Tutankhamon Todos estes objectos e os outros encontrados no se túmulo, podem ser vistos no Museu do Cairo. Imagens da net Realisado por +Traduzido por JP


Carregar ppt "TUTANKHAMON Nascido com o nome de Tutankhaton – a imagem viva do Deus Aton - as origens de Tutankhamon são ainda misteriosas, mesmo que numerosos especialistas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google