A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TUTANKHAMON.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TUTANKHAMON."— Transcrição da apresentação:

1 TUTANKHAMON

2 Nascido com o nome de Tutankhaton – a imagem viva do Deus Aton - as origens de Tutankhamon são ainda misteriosas, mesmo que numerosos especialistas pensem que ele é filho de Amenhotep IV e da raínha Nefertiti. Convertido ao culto de Amon, torna-se, por isso,Tutankhamon, e manda erguer um templo a oeste de Tebas. Sucessor deAkhenaton, o jovem faraó sobe ao trono com 9 anos e reina até à morte, com 18 anos, de1335 a 1327 a.C.  Foi inumado no Vale dos Reis, em Tebas. O seu túmulo, descoberto em 1922 por Howard Carter, é a maior descoberta arqueológica do século XX pois é uma das poucas sepulturas quase intactas. Todos os maravilhosos objectos encontrados no túmulo e que constituem o Tesouro, foram produzidos 14 séculos a. C. por artistas egípcios no máximo expoente da sua arte.

3 Vale dos Reis, entrada do túmulo de Tutankhamon

4

5 Primeira Câmara Funerária

6 Segunda Câmara Funerária

7 Primeiro Sarcófago

8 Pormenor do 1.º Sarcófago

9 Perfil do 1.º Sarcófago

10 Segundo Sarcófago

11 Pormenor do 2.º Sarcófago

12 Vista Superior do 2.º Sarcófago

13 A Máscara Mortuária

14 11 kg de Ouro

15 Vasos canopos de alabastro contendo as vísceras

16 Sarcófagos Miniaturas
2 de 4 Amset e Isis protegem o fígado, Hapi e Nephtys os pulmões, Douamoutef e Neith o estomago e Kebehsenouef et Selket os intestinos. Cada órgão, envolvido em linho, era colocado num sarcófago miniatura – com a forma do defuntoTutankhamon – que era colocado no vaso canopo correspondente.

17 A capela dos canopos está rodeada de 4 deusas, Selket, Nephthys, Isis et Neith que a protegiam de braços abertos. Estão vestidas com hábitos de raínha.

18 Cofre em forma de capela encimado por Anubis

19 Reconstituição da 1.ª Cãmara Funerária

20 Carro real de madeira dourada, marfim, madeira e junco

21 Leito Funerário

22 Leito Real

23 Trono Real

24 Os braços do trono representam duas serpentes aladas portadoras da coroa dupla e guardiãs do « cartucho » de Tutankhamon. Os pés anteriores estão ornamentados com duas cabeças de leão terminadas por patas. Uma decoração da época, simbolisando a União das Duas Terras, liga os dois pés. Tutankhamon e a sua esposa Ankhsenamon, estão de frente um para o outro, na decoração do encosto. O faraó, sentado, tem uma cabeleira ornamentada com uma coroa compósita. Os pés repousam numa almofada instalada numa banqueta. A rainha, em pé, pousa uma mão no ombro do faraó e tem na outra uma taça com unguentos. Está ornada com um diadema de Uraeusle que suportam o disco, duas plumas e dois chifres alongados. Os elementos incrustados são de vidro azul, as roupas de prata e incrustações de pedras semi-preciosas. Os raios do Sol do deus Aton recordam a época da heresia do período de Amarna. A traseira do encosto tem também o nome inicial do soberano e da sua esposa: Toutankhaton et Ankhsenpaton.

25 Pormenor do Trono

26 Vista lateral do Trono Real

27 Parte traseira do Trono

28 Cadeira Cerimonial

29 Esta cadeira, resultante da transformação de uma cadeira articulanda em cadeira de encosto, tem as costas revestidas de folha de ouro e está totalmente ornamentada com incrustações de marfim, ébano, pedras semi-preciosas e porcelana.

30 Descanso de Cabeça, de marfim

31 Chicote e Ceptro sagrados

32 O deus mocho Hórus A deusa cobra Netjerankh

33 Estatuetas representando o faraó

34 O compartimento subterrâneo encerrava 32 estatuetas, em que 7 representavam o faraó. A série, que constitui um panteão de divindades egípcias, evoca o ciclo dos mitos e lendas deste período, da Enneade dos grandes deuses (Pesedjet – as 9 divindades) até aos filhos de Hórus.

35 Estatuetas de madeira dourada

36 Punhais do faraó

37 As ligaduras da múmia de Tutankhamon encerravam 143 objectos ao nível das partes do corpo que deviam ser protegidas pelos seus poderes específicos. Objectos dourados ou de ouro maciço, finamente trabalhados, incrustados de pedras semi preciosas com motivos de caracteres religiosos ou divinos.

38 Encontramos escaravelhos em numerosas joias.
Estas figurinhas de pedra deviam impedir que a alma do defunto fosse devorada por Ammit. Ammit era a deusa que, após a pesagem do coração, devorava as almas dos humanos julgados indignos de continuar a sua vida no além. Parece que, quanto mais o defunto havia sido um personagem importante, em vida, mais amuletos de escaravelho ele levava consigo para o túmulo. Encontramos escaravelhos em numerosas joias.

39

40

41

42 Os Amuletos

43

44

45

46

47 Os Anéis

48

49

50

51

52 Os Braceletes

53

54

55

56

57 Braceletes direito e esquerdo com o olho de Hórus

58 Idem

59

60

61

62 Colares, Pendentes e Peitorais

63

64

65 Oujdat  Oujdat ( ou olho de Hórus) protegia da morte, da doença e do mau olhado.

66 O escaravelho, na barca divina, representa o deus Sol na aurora.
Colar peitoral com escaravelhos e babuínos O escaravelho, na barca divina, representa o deus Sol na aurora.

67 Com serpentes

68 Com divindades

69

70 Outros objectos

71 Diadema Real

72 Caneta Real

73 Estatuetas (Chaouabti)

74 O trabalho doméstico era considerado obrigatório para todos os mortos.
O Chaouabti substituia o defunto em todas as tarefas agrícolas ligadas à lida da casa real. O trabalho doméstico era considerado obrigatório para todos os mortos. As figurinhas humanas colocadas no túmulo, inicialmente de madeira de abacateiro, eram consideradas como os criados do defunto no além. O túmulo do faraó continha 413.

75 Busto de Tutankhamon

76 Ornamento de Arreio

77 Papiro mostrando o Faraó e a Rainha

78 Caixilhos de Espelhos

79

80

81

82 Barca de alabastro incrustada de ouro

83 O Faraó sentado numa cadeira.
Ouro maciço.

84 Alabastro incrustado de ouro e marfim.
Queimador de perfume. Alabastro incrustado de ouro e marfim.

85 Tampa de arca, incrustada de marfim

86 O Faraó, como esfinge, destruindo os seus inimogos.
Arca com cena bélica. O Faraó, como esfinge, destruindo os seus inimogos.

87 Arca decorada com cena de batalha

88 Estatueta do Ka – duplo espiritual – de
Tutankhamon

89 Cartucho de Tutankhamon, contendo o seu nome

90 Fim da viagem por algumas peças
do Tesouro de Tutankhamon Todos estes objectos e os outros encontrados no se túmulo, podem ser vistos no Museu do Cairo. Imagens da net Realisado por + Traduzido por JP


Carregar ppt "TUTANKHAMON."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google