A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ana Sofia Mascarenhas Nuno David Petróleo Energy Management and Policy.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ana Sofia Mascarenhas Nuno David Petróleo Energy Management and Policy."— Transcrição da apresentação:

1 Ana Sofia Mascarenhas Nuno David Petróleo Energy Management and Policy

2 Importações de Petróleo (Portugal) As importações de Petróleo têm vindo a crescer ao longo dos anos. Os choques Petrolíferos não se reflectem nas nossas importações (ex.: 1979) As reservas estratégicas são insignificantes face ao consumo do país.

3 Origem do petróleo importado por Portugal O petróleo importado vem exclusivamente do Médio Oriente (Líbia, Irão, Iraque, e Arábia Saudita). Hoje em dia, há uma muito maior diversidade de fornecedores. O choque petrolífero de 1979 (2º choque) outros fornecedores Guerra do Golfo 1990 (terceiro choque petrolífero)

4 Origem do Petróleo importado por Portugal Nos anos 60 o petróleo importado era essencialmente do Médio Oriente. Hoje, importamos petróleo do Médio Oriente, de África e da OCDE

5 Origem do Petróleo importado por Portugal As importações de Petróleo diminuíram em 1980 (2º choque) Nos anos 1979 a 1993, as importações decresceram (começamos a importar Petróleo de outras regiões - África e OCDE) A partir do ano 1994, as importações aumentam (aumento do consumo de combustíveis fósseis em Portugal)

6 Origem do Petróleo importado por Portugal Os principais países do Médio Oriente que exportam petróleo para Portugal são: Arábia Saudita, Iraque e Emiratos Árabes Unidos Embargo ao Iraque (1990) deixamos de importar petróleo do Iraque (as importações retomaram em Programa Petróleo para medicamentos)

7 Origem do Petróleo importado por Portugal A partir dos anos 1990, começamos a importar petróleo de África (Nigéria, Líbia, Egipto, Argélia, Angola, e Gabão). A partir de 1998 a importação de petróleo é essencialmente da Nigéria

8 Origem do Petróleo importado por Portugal Os principais países da OCDE que exportam petróleo para Portugal são: Noruega, Reino Unido, México e Dinamarca Crescimento das importações de Petróleo a partir de 1996 (maior consumo)

9 Origem do Petróleo importado por Portugal Todo o petróleo bruto importado vai para a refinaria. Não há consumo directo de petróleo bruto. As reservas estratégicas são muito limitadas face ao consumo do país.

10 Consumo de Petróleo por sector em Portugal O consumo de Petróleo tem vindo a aumentar bastante desde 1960, e este aumento reflecte-se em vários sectores (Indústria, Transportes,...) Ao observar este gráfico vemos que Portugal é um país que ainda está a crescer.

11 Consumo de Petróleo por sector em Portugal A indústria química (inclui Petroquímica) é a indústria que tem um maior consumo de petróleo. O consumo de Petróleo na Indústria química tem vindo a crescer bastante.

12 Consumo de Petróleo por sector em Portugal O consumo de Petróleo na Indústria Química é essencialmente Nafta (gama de produtos com pontos de ebulição que variam entre os 30 ºC e os 210 ºC)

13 Consumo de Petróleo por sector em Portugal No sector dos transportes o maior consumo de Petróleo é nos transportes terrestres. O consumo no sector dos transportes terrestres tem vindo a aumentar bastante e é responsável pelo aumento do consumo global no sector dos transportes.

14 Consumo de Petróleo por sector em Portugal O consumo de petróleo nos transportes terrestres tem vindo a aumentar (melhoria da infra-estrutura e maior poder de compra dos Portugueses). A partir de 1977 o consumo de Diesel supera o consumo Gasolina. Esta tendência acentua-se a partir de 1994.

15 Consumo de Petróleo por sector em Portugal

16 Sector Energético: Fuel usado pela indústria energética para aquecimento ou para o funcionamento do equipamento (ex.: Minas de carvão, extracção de petróleo ou gás natural, indústrias transformadoras - electricidade). O consumo neste sector tem vindo a crescer (crescimento muito acentuado em 1994).

17 Consumo de Petróleo por sector em Portugal O sector da transformação inclui o sector eléctrico, os caminhos de ferro que produzam a sua própria electricidade, centrais térmicas,... Este sector tem vindo a aumentar os seus consumos de petróleo, no entanto existem anos em que o consumo é baixo (questões climatéricas - centrais hídricas).

18 Consumo de Petróleo por sector em Portugal Das centrais eléctricas públicas o consumo proveniente do petróleo é essencialmente Fuel óleo.

19 Consumo de Petróleo em vários países No gráfico seguinte, temos a evolução do consumo de petróleo em vários países da Europa. O consumo tem vindo a aumentar em países como a Irlanda, Portugal, Grécia e Espanha. Em França o consumo tende a diminuir. Em Itália o consumo é constante.

20 Oferta de Energia em Portugal (DGE)

21

22

23

24

25

26


Carregar ppt "Ana Sofia Mascarenhas Nuno David Petróleo Energy Management and Policy."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google