A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energy Management and Policy

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energy Management and Policy"— Transcrição da apresentação:

1 Energy Management and Policy
Petróleo Ana Sofia Mascarenhas Nuno David

2 Importações de Petróleo (Portugal)
As importações de Petróleo têm vindo a crescer ao longo dos anos. Os choques Petrolíferos não se reflectem nas nossas importações (ex.: 1979)  As reservas estratégicas são insignificantes face ao consumo do país.

3 Origem do petróleo importado por Portugal
O petróleo importado vem exclusivamente do Médio Oriente (Líbia, Irão, Iraque, e Arábia Saudita). Hoje em dia, há uma muito maior diversidade de fornecedores. O choque petrolífero de (2º choque)  outros fornecedores Guerra do Golfo 1990 (terceiro choque petrolífero)

4 Origem do Petróleo importado por Portugal
Nos anos 60 o petróleo importado era essencialmente do Médio Oriente. Hoje, importamos petróleo do Médio Oriente, de África e da OCDE

5 Origem do Petróleo importado por Portugal
As importações de Petróleo diminuíram em 1980 (2º choque) Nos anos 1979 a 1993, as importações decresceram (começamos a importar Petróleo de outras regiões - África e OCDE) A partir do ano 1994, as importações aumentam (aumento do consumo de combustíveis fósseis em Portugal)

6 Origem do Petróleo importado por Portugal
Os principais países do Médio Oriente que exportam petróleo para Portugal são: Arábia Saudita, Iraque e Emiratos Árabes Unidos Embargo ao Iraque (1990)  deixamos de importar petróleo do Iraque (as importações retomaram em Programa Petróleo para medicamentos)

7 Origem do Petróleo importado por Portugal
A partir dos anos 1990, começamos a importar petróleo de África (Nigéria, Líbia, Egipto, Argélia, Angola, e Gabão). A partir de 1998 a importação de petróleo é essencialmente da Nigéria

8 Origem do Petróleo importado por Portugal
Os principais países da OCDE que exportam petróleo para Portugal são: Noruega, Reino Unido, México e Dinamarca Crescimento das importações de Petróleo a partir de 1996 (maior consumo)

9 Origem do Petróleo importado por Portugal
Todo o petróleo bruto importado vai para a refinaria. Não há consumo directo de petróleo bruto. As reservas estratégicas são muito limitadas face ao consumo do país.

10 Consumo de Petróleo por sector em Portugal
O consumo de Petróleo tem vindo a aumentar bastante desde 1960, e este aumento reflecte-se em vários sectores (Indústria, Transportes,...) Ao observar este gráfico vemos que Portugal é um país que ainda está a crescer.

11 Consumo de Petróleo por sector em Portugal
A indústria química (inclui Petroquímica) é a indústria que tem um maior consumo de petróleo. O consumo de Petróleo na Indústria química tem vindo a crescer bastante.

12 Consumo de Petróleo por sector em Portugal
O consumo de Petróleo na Indústria Química é essencialmente Nafta (gama de produtos com pontos de ebulição que variam entre os 30 ºC e os 210 ºC)

13 Consumo de Petróleo por sector em Portugal
No sector dos transportes o maior consumo de Petróleo é nos transportes terrestres. O consumo no sector dos transportes terrestres tem vindo a aumentar bastante e é responsável pelo aumento do consumo global no sector dos transportes.

14 Consumo de Petróleo por sector em Portugal
O consumo de petróleo nos transportes terrestres tem vindo a aumentar (melhoria da infra-estrutura e maior poder de compra dos Portugueses). A partir de 1977 o consumo de Diesel supera o consumo Gasolina. Esta tendência acentua-se a partir de 1994.

15 Consumo de Petróleo por sector em Portugal

16 Consumo de Petróleo por sector em Portugal
Sector Energético: Fuel usado pela indústria energética para aquecimento ou para o funcionamento do equipamento (ex.: Minas de carvão, extracção de petróleo ou gás natural, indústrias transformadoras - electricidade). O consumo neste sector tem vindo a crescer (crescimento muito acentuado em 1994).

17 Consumo de Petróleo por sector em Portugal
O sector da transformação inclui o sector eléctrico, os caminhos de ferro que produzam a sua própria electricidade, centrais térmicas, ... Este sector tem vindo a aumentar os seus consumos de petróleo, no entanto existem anos em que o consumo é baixo (questões climatéricas - centrais hídricas).

18 Consumo de Petróleo por sector em Portugal
Das centrais eléctricas públicas o consumo proveniente do petróleo é essencialmente Fuel óleo.

19 Consumo de Petróleo em vários países
No gráfico seguinte, temos a evolução do consumo de petróleo em vários países da Europa. O consumo tem vindo a aumentar em países como a Irlanda, Portugal, Grécia e Espanha. Em França o consumo tende a diminuir. Em Itália o consumo é constante.

20 Oferta de Energia em Portugal (DGE)

21 Oferta de Energia em Portugal (DGE)

22 Oferta de Energia em Portugal (DGE)

23 Oferta de Energia em Portugal (DGE)

24 Oferta de Energia em Portugal (DGE)

25 Oferta de Energia em Portugal (DGE)

26 Oferta de Energia em Portugal (DGE)


Carregar ppt "Energy Management and Policy"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google