A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da Silva Correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da Silva Correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da Silva Correa
História Prof. Everton da Silva Correa

2 O nascimento do Iluminismo
https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

3 Algumas das primeiras manifestações do que mais tarde viria a ser chamado de Iluminismo ocorreram nos Países Baixos. Por essa época, muitos pensadores que fugiam de perseguições em outros países procuravam abrigo nessa região.

4 Localização dos Países Baixos (em vermelho)

5 Essa escolha tinha sua razão de ser.
É que havia mais liberdade de pensamento e de expressão nos Países Baixos do que em qualquer outro país da Europa. Um dos motivos é que a forma de governo vigente na região nessa época era a república, e não a monarquia absolutista.

6 Nos Países Baixos as pessoas podiam discutir e publicar suas ideias contra a Igreja católica e as monarquias absolutistas, assim como seus tratados científicos.

7 Dois dos mais importantes precursores do Iluminismo, René Descartes e John Locke, viveram alguns anos na Holanda, umas das províncias dos Países Baixos. Lá, eles puderam desfrutar do clima de liberdade em que se verificavam os debates e a troca de ideias. Geógrafo ou astrônomo em seu estúdio (1669), óleo sobre tela de Jan Vermeer, também conhecido como Vermeer de Delft.

8 Na França, o filósofo René Descartes ( ) também havia defendido o método racional de pensamento e o uso da reflexão e da dúvida para chegar à verdade. René Descartes

9 Para ele, o conhecimento precisava passar por um rigoroso processo de investigação. As ideias deviam ser postas à prova, e só as que resistissem às dúvidas e à investigação deveriam ser consideradas verdadeiras. Para esse filósofo, a razão era o ponto de partida de todo o conhecimento.

10 O que queriam os iluministas?
O iluminismo foi um movimento de ideias que abarcou diversos campos do conhecimento humano, como a Filosofia, as Ciências, a Política, a Economia, e o estudo da sociedade e da cultura em geral.

11 Em sua reflexão e, em parte, em sua ação, os iluministas defendiam:
A extinção da ignorância e da superstição por meio da educação e da divulgação do conhecimento científico. O uso da razão como instrumento para conquistar a liberdade e a capacidade de o ser humano pensar por si próprio. A tolerância e a liberdade religiosa e política. A liberdade de consciência e de expressão. A condenação das injustiças, dos privilégios, da dominação religiosa e do Estado absolutista.

12 Publicação de História
Unid. 1, Cap. 4, p. 50.

13 FIM AZEVEDO, Gislane Campos. Projeto Teláris: História. São Paulo: Ática, p


Carregar ppt "Prof. Everton da Silva Correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google