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Percepção e Fund. Das Artes Visuais

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Apresentação em tema: "Percepção e Fund. Das Artes Visuais"— Transcrição da apresentação:

1 Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Aula 004 Semiótica

2 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica De uma forma breve a semiótica, trata-se de estabelecer as relações entre signo, significado e o fato específico (contexto).

3 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica A semiótica provém do grego “semeion”, que denota signo. É a ciência que estuda os fenômenos da significação e da representação. É a base para o entendimento dos fenômenos da cognição e comunicação.

4 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica (Lucia Santaella) É a ciência dos signos ou a ciência geral de todas as linguagens*. * Linguagem é a capacidade de nos comunicarmos, seja pela fala: através de imagens, gestos, sons, cheiro, etc. Portanto é a ciência que estuda todos os meios pelos quais o homem se comunica (meios verbais ou não-verbais).

5 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica Ela nos permite compreender, reconhecer, comunicar com tudo em nossa volta, independente do meio utilizado.

6 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo Nada mais é a essência da liguagem. É aquilo que nos faz lembrar de algo e que é perceptível por nossos sentidos.

7 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo (Lucia Santaella) Signo “é uma coisa que representa outra coisa”. Ele tem como função representar ou substitui algo. Exemplo: uma foto.

8 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo Charles Sanders Peirce ( ), cientista, matemático, historiador, filósofo e lógico norte-americano, é considerado o fundador da moderna Semiótica. Graduou-se com louvor pela Universidade de Harvard em química, fez contribuições importantes no campo da Geodésia, Biologia, Psicologia, Matemática, Filosofia.

9 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo A semiótica como é estuda hoje, é toda baseada em seus estudos. Em seus manuscritos, Peirce diz que toda ideia é um signo e que a vida é uma série de ideias, logo o homem também é um signo.

10 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo Peirce determinou o signo, como triádico, isto é, constituido por 3 partes: • Representamen; • Objeto; • Interpretante.

11 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo

12 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo • Representamen: parte perceptível. É o que representa, é a maneira que este “algo” está representado.

13 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo • Objeto: é esta coisa que é representada. É o “algo” que iremos analisar. É o que vai ser substituído.

14 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo • Interpretante: é como este “algo” será interpretado; É, por sua vez, uma terceira coisa que, surgindo na mente do intérprete no momento em que ele percebe aquela primeira coisa (representamen), faz com que ele a interprete desta maneira, como sendo, de fato, não uma coisa em si, mas uma coisa que representa uma outra coisa.

15 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo • Objeto: o pentagrama. • Representamen: é a forma que ele está exposto, ou seja: em 3D, deitado, com ondulações de cores, um pouco inclinado e posicionado a esquerda. • Interpretante: de acordo com o que foi representado temos uma determinada impressão.

16 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo Vejamos: “o fato de estar em 3D nos remete a tecnologia (não parece com algo velho que remeta a mitologias e etc.), o fato de estar deitado dá-nos uma sensação de conforto, parecendo que não tem ninguém segurando, vamos supor que foi assim colocado para dar a impressão de que “foi abandonado” (depende da interpretação de cada um).

17 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo • Objeto: suástica. • Representamen: Feita de pedra, apoiada no chão, formas retas com ângulos também retos que se cruzam no meio. • Interpretante: Para um romano que viveu no século III, ela remeteria a prosperidade, boa sorte e energia sexual. Sua origem vem do sânscrito svastika, e significa “ser afortunado”.

18 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo Esta suástica só seria “nazista” se estivesse ao contrário, girada um pouco a esquerda. Para quem não conhece muito de simbologia e vive nos tempos atuais ela vai nos remeter a ideologia nazista, de qualquer maneira, certo? Perceberam a necessidade de estudarmos o interpretante do objeto independente da maneira que está ele será representado? Muita gente pensa que qualquer suástica representa o nazismo e pronto.

19 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Pierce também estudou as relações que o signo possuía consigo mesmo, com o objeto e com o interpretante, e chamou essa relação de Tricotomia. Peirce relaciona três tricotomias referentes a relação triádica.

20 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Diz respeito ao signo em relação a ele próprio. 1° Tricotomia Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 2° Tricotomia Diz respeito ao signo em relação ao seu interpretante. 3° Tricotomia

21 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Para cada tricotomia, Peirce descreve três signos: • Primeiridade: é tudo que está na mente de alguém no instante presente e imediato, é a primeira sensação sentida;

22 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Para cada tricotomia, Peirce descreve três signos: • Secundidade: é o factual, é a reação aos fatos externos, é o representar de si mesmo, é a ação do sentimento sobre nós.

23 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Para cada tricotomia, Peirce descreve três signos: • Terceiridade: é a interpretação do fenômeno, é o terceiro dos 3 elementos que constituem as categorias universais do pensamento e da natureza. É quando um objeto passa a representar alguma coisa (signo).

24 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Indica que, com respeito a sua própria constituição, caráter de apresentação. Um signo pode ser uma qualidade (quali-signo), um existente (sin-signo), ou uma lei (legi-signo). Diz respeito ao signo em relação a ele próprio. 1° Tricotomia

25 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Em si mesmo o signo é da classe da natureza das aparências. Quali-signo é uma qualidade de um signo, que funciona como um signo sem qualquer referência a qualquer outra coisa. Diz respeito ao signo em relação a ele próprio. 1° Tricotomia

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Semiótica » signo » Tricotomia O quali-signo é uma qualidade sígnica imediata, tal como a impressão causada por uma cor. Ex.: as impressões que as cores azul e rosa podem causar em um indivíduo, antes de singularizadas, são quali-signos, meras sensações ou qualidades. Diz respeito ao signo em relação a ele próprio. 1° Tricotomia Por exemplo: a pura impressão causada por uma cor ou por um cheiro.

27 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Em si mesmo o signo é da natureza de um objeto ou fato individual. Sin-signo é uma ocorrência, um fato, um “evento” particular. Diz respeito ao signo em relação a ele próprio. 1° Tricotomia

28 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia O sin-signo é o resultado da singularização do quali-signo. A partir de um sin-signo pode-se gerar uma ideia universalizada (uma convenção, uma lei que substitui o conjunto que a singularidade representa), tornando-se assim um legi-signo. Diz respeito ao signo em relação a ele próprio. 1° Tricotomia

29 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Ex.: se o indivíduo acha que as sensações são de seriedade, para o azul, e de de-licadeza, para o rosa, é porque ele percebe essas cores dessa forma singular. Diz respeito ao signo em relação a ele próprio. 1° Tricotomia Por exemplo: a consciência da qualidadede uma cor ou cheiro.

30 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia O legi-signo é o resultado de uma impressão mediada por convenções, por “leis” gerais estabelecidas socialmente. Diz respeito ao signo em relação a ele próprio. 1° Tricotomia

31 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Ex.: a idéia geral de que “azul transmite seriedade e deve ser associada ao sexo masculino” e “rosa transmite delicadeza e deve ser associada ao sexo feminino” é uma convenção. Essa idéia se tornou uma lei geral, culturalmente convencionada em nossa sociedade. Trata-se agora de um legi-signo. Diz respeito ao signo em relação a ele próprio. 1° Tricotomia Por exemplo: a percepção da cor preta como “cor do luto” ou do cheiro de alfazema como “cheiro de bebê”.

32 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Organiza os signos conforme a relação entre ele e o objeto que ele substitui. Indica o “caráter interpretativo” do signo, um signo pode ser um ícone, um índice ou um símbolo. Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 2° Tricotomia

33 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia O ícone é um signo que tem semelhança com o objeto representado. Peirce diz ainda que ícone é “aquele signo que é determinado por seu objeto, por compartilhar das características dele.” Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 2° Tricotomia

34 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia De forma semelhante ao quali-signo, destacam alguns aspectos qualitativos do objeto. Ex.: um retrato ou uma caricatura são semelhantes aos objetos que eles substituem; eles são signos icônicos. Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 2° Tricotomia O ícone é o resultado da relação de semelhança ou analogia entre o signo e o objeto que ele substitui.

35 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 2° Tricotomia

36 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia O índice é um signo que se refere ao objeto denotado de virtude de ser diretamente afetado por esse objeto. Ele se define, em contra posição ao ícone, como aquela função sígnica que em vez de exibir em si traços do objeto, aponta para fora de si na direção do objeto. Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 2° Tricotomia Algo que aconteceu ou vai acontecer.

37 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia O índice, assim como o sin-signo, resulta de uma singularização. Um signo indicial é o resultado de uma a relação por associação ou referência. A categoria indicial se evidencia pelo vestígio, pelos indícios. Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 2° Tricotomia

38 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Ex.: rastros de pneus, pegadas ou cheiro de fumaça não se parecem com os objetos que eles substituem (pneus, animais ou a fumaça), mas nós associamos uns aos outros, respectivamente; são exemplos de signos indiciais. Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 2° Tricotomia

39 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 2° Tricotomia

40 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia O símbolo é um signo que se refere ao objeto denotado de virtude de uma associação de idéias produzidas por uma convenção. Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 2° Tricotomia

41 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia O símbolo resulta, tal como o legi-signo, da convenção. A relação entre o signo e o objeto que ele representa é arbitrária, legitimada por regras. Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 2° Tricotomia

42 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Ex.: a pomba branca é símbolo de paz, um retângulo verde com um losango amarelo, círculo azul e estrelas é um dos símbolos do Brasil, mas em nenhum desses casos há relação de semelhança ou de associação singular; trata-se de regras, leis convenções. Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 2° Tricotomia

43 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Diz respeito ao signo em relação ao seu objeto. 2° Tricotomia

44 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Indica como o signo se apresenta para seu intepretante. Indica o “poder interpretativo do signo”, descreve o poder do signo para produzir interpretantes. Organiza os signos a partir da sua relação com as significações desse signo. Diz respeito ao signo em relação ao seu interpretante. 3° Tricotomia

45 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Para seu intepretante é um signo de possibilidades. O rema é um signo que, para seu interpretante, é um signo de Primeiridade. Ele é interpretado como um signo de “possibilidade”, uma mera hipótese. Diz respeito ao signo em relação ao seu interpretante. 3° Tricotomia

46 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Em lógica formal, o rema corresponde ao que se chama de termo, isto é, um enunciado impassível de averiguação de verdade. Uma palavra qualquer (“menino”, por exemplo) fora de um contexto sintático é um rema. Diz respeito ao signo em relação ao seu interpretante. 3° Tricotomia Não informa nem justifica.

47 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia O dicente para seu intepretante é um signo de existência atualizada. O dicente é um signo que, para seu interpretante, é um signo de existência real, um evento ou uma ocorrência, um fato. Diz respeito ao signo em relação ao seu interpretante. 3° Tricotomia

48 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Se a palavra “menino” se insere em uma sentença, como em “o menino está doente”, podemos verificar seu grau de veracidade. Em lugar de um termo, temos uma sentença; em Semiótica, essa sentença chama-se dicente (dici-signo ou dissisigno). Diz respeito ao signo em relação ao seu interpretante. 3° Tricotomia

49 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Investigamos se o menino está verdadeiramente doente porque a sentença não nos forneceu os motivos pelos quais se afirmou isso, mas temos elementos para tal averiguação. Diz respeito ao signo em relação ao seu interpretante. 3° Tricotomia Informa, mas não justifica

50 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia Para seu intepretante é um signo de lei. Se houvesse informações comprobatórias, não se trataria mais de um dicente, mas de um argumento. Diz respeito ao signo em relação ao seu interpretante. 3° Tricotomia

51 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia A sentença “O menino está doente porque apresenta manchas vermelhas e temperatura alta” traz um raciocínio completo, justificado, com caráter conclusivo. Nesse caso, temos então um argumento. Diz respeito ao signo em relação ao seu interpretante. 3° Tricotomia Há uma justificação.

52 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia • rema: vestido • dicente: vestido de grife • argumento: Vestido de grife cara, por tanto para festa especial. Diz respeito ao signo em relação ao seu interpretante. 3° Tricotomia

53 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia • rema: vale, montanhas • dicente: descrição da imagem • argumento: o reconhecimento do local, o Morro do Camelo, na Chapada Diamantina. Diz respeito ao signo em relação ao seu interpretante. 3° Tricotomia

54 Percepção e Fund. das Artes Visuais
Semiótica » signo » Tricotomia 1° Tricotomia O que é o signo em si mesmo? 2° Tricotomia Como ele se relaciona com seu objeto? 3° Tricotomia Como ele se relaciona com seu interpretante? Relações Primeiridade Quali-signo Ícone Rema Secundidade Sin-signo Índice Dicente Terceiridade Legi-signo Símbolo Argumento

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