A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DOPING – 1º tema Educação Física e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – disciplina do Curso de Educação Física – Bacharelado, do CEFD da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DOPING – 1º tema Educação Física e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – disciplina do Curso de Educação Física – Bacharelado, do CEFD da."— Transcrição da apresentação:

1 DOPING – 1º tema Educação Física e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – disciplina do Curso de Educação Física – Bacharelado, do CEFD da UFSM. Responsável: Profa. Drª Marli Hatje O objetivo da aula é debater o tema doping no esporte a partir de informações veiculadas pela mídia; A escolha do assunto da semana é tarefa dos acadêmicos matriculados na disciplina; A coleta dos dados é responsabilidade de todos (vídeos, reportagens, imagens, etc).

2 O que é doping? Também chamado de dopagem é a administração ilícita de uma droga estimulante ou estupefaciente Suprimir temporariamente a fadiga; Aumentar ou diminuir a velocidade; Melhorar ou piorar a atuação de um animal ou esportista.

3 Doping na mídia brasileira f4 (TV Brasil – Stadiun) 3`38´´ aBA (Globo News – 1ª parte) 10´24´´ f4 aBA 3oQ (Globo News – 2ª parte) 10´08´´ 3oQ

4 Efeito do doping nos Homens Aumento das lesões traumatológicas dos tendões e dos ligamentos; Diminuição da estatura; Lesões no fígado (hepatite e câncer); do tamanho dos testículos; na produção dos espermatozóides; Lesões graves da próstata.

5 Efeito do doping nas Mulheres Produz parada de crescimento; Aspecto masculino; Engrossamento da voz; da distribuição dos pelos ; do clitóris

6 Prevalência do Doping Halterofilismo Lutas Remo Atletismo e Ciclismo

7 Substâncias Dopantes ESTIMULANTES PSICOMOTORES AMINAS SIMPATICOMIMÉTICOS OUTROS ESTIMULANTES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL ANALGÉSICOS-NARCOTICOS ESTERÓIDES ANABÓLICOS Efeitos Colaterais

8 Na Mídia: o CICLISMO Ciclista alemão admite: 'O doping era parte integrante do meu cotidiano' Stefan Schumacher venceu duas etapas da Volta da França em 2008 O ciclista alemão Stefan Schumacher admitiu ter começado a se dopar aos 20 anos. Revelou ter recorrido às substâncias proibidas como parte de seu cotidiano entre 2006 e 2008, quando esteve a serviço da equipe Gerolsteiner. O doping era parte integrante do meu cotidiano. Assim como um prato de massa depois do treino. Era uma autêntica loucura- disse, em declarações a revista semanal alemã Der Spiegel.

9 Lance Armstrong admite na televisão que usava doping O ex-ciclista americano Lance Armstrong admitiu em entrevista à jornalista Oprah Winfrey, transmitida na noite desta quinta-feira (17), que consumiu todo tipo de substâncias proibidas desde meados dos anos 1990 e se submeteu a transfusões de sangue para ocultar os rastros do doping. (18/01/2013 – FolhaSP).

10 Na Mídia: o ATLETISMO O COI retirou medalhas conquistas em Atenas 2004 – depois de oito anos: Do ucraniano campeão do lançamento do peso Yuriy Bilonog; Da russa, lançadora de peso, Svetlana Krivelyova (Bronze) Da bielorrussa, lançadora do disco, Irina Yatchenko (Bronze) Do bielorrusso, lançador do martelo, Ivan Tsikhan, (Prata)

11 Na Mídia: o ESPORTE BRASILEIRO Natação A Odepa (Organização Desportiva Pan-americana) confirmou o doping da nadadora brasileira Rebeca Gusmão nos Jogos Pan- Americanos do Rio de Janeiro 2007 (Dez. 2007). Ela teve a medalha suspensa. O exame deu positivo para testosterona exógena. Ela perdeu as medalhas de ouro nos 50 e 100m livre, a prata no 4x100m livre e o bronze no 4x100 medley. ch?v=65cHp7itKkQ ch?v=65cHp7itKkQ

12 Levantamento de Peso JOGOS PAN-AMERICANOS RIO DE JANEIRO – Medalha cassada O pesista Fabrício Mafra, da Seleção Brasileira, categoria até 105kg, comemora a conquista da medalha de bronze após a prova final Centro de Convenções Riocentro - RJ - Doping confirmado em dezembro de 2007 – presença de testosterona exógena no sangue)testosterona (Fonte: 18/07/ Foto: Fernando Maia/Agência O Globo/Gazeta Press).

13 Na Mídia: o HALTEROFILISMO A atleta russa Tatiana Kashirina bateu recorde mundial do arranco da categoria + 75 kgs – levantou 151 kgs – Londres 2012.

14 Referências Bibliográficas m/drogas/dopping.htm m/drogas/dopping.htm br br Site do Comitê Olímpico Internacional – COI Site do Comitê Olímpico Brasileiro – COB Site da Odepa - Organização Desportiva Pan-americana

15 Muito Obrigada! Profa. Marli Hatje


Carregar ppt "DOPING – 1º tema Educação Física e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – disciplina do Curso de Educação Física – Bacharelado, do CEFD da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google