A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OPERAÇÕES DE IMPRENSA 1.Oportunidades (Brasil, Américas, Mundo) 2.As áreas de Operações de Imprensa a.Serviços de Imprensa b.Serviço de Notícias dos Jogos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OPERAÇÕES DE IMPRENSA 1.Oportunidades (Brasil, Américas, Mundo) 2.As áreas de Operações de Imprensa a.Serviços de Imprensa b.Serviço de Notícias dos Jogos."— Transcrição da apresentação:

1 OPERAÇÕES DE IMPRENSA 1.Oportunidades (Brasil, Américas, Mundo) 2.As áreas de Operações de Imprensa a.Serviços de Imprensa b.Serviço de Notícias dos Jogos c.MPC e IBC d.Subcentros de Imprensa e.Fotografia

2 OPERAÇÕES DE IMPRENSA 3. Transmissão de TV 4. Atividades complementares a.Relações com a Imprensa b.Hotsites de Jogos

3 OPERAÇÕES DE IMPRENSA OPORTUNIDADES NO BRASIL Jogos Mundiais Militares (Rio) – 2011 Copa das Confederações (Brasil) – 2013 Copa do Mundo (Brasil) – 2014 Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016

4 OPERAÇÕES DE IMPRENSA OPORTUNIDADES NO MUNDO Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno Vancouver 2010 Jogos Sul-americanos Medellín 2010 Copa do Mundo (África do Sul) – 2010 Jogos Olímpicos da Juventude Singapura 2010 Jogos da Comunidade Britânica Nova Déli 2010 Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos Guadalajara 2011 Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Londres 2012 Jogos da Lusofonia Goa 2013

5 OPERAÇÕES DE IMPRENSA OBJETIVO Prover condições de trabalho para os jornalistas credenciados –Jornalistas da Imprensa escrita (jornais, revistas), de agências de notícias e de sites e portais da internet –Jornalistas de rádios e TVs não-detentoras de direitos de transmissão

6 OPERAÇÕES DE IMPRENSA Organização por áreas: Organograma usual Gerência de Operações de Imprensa MPC SubcentrosServiço de Notícias dos Jogos Serviços de Imprensa Fotografia

7 OPERAÇÕES DE IMPRENSA SERVIÇOS DE IMPRENSA Executa papel duplo Tem cliente externo: Imprensa credenciada É cliente interno de outras áreas

8 OPERAÇÕES DE IMPRENSA SERVIÇOS DE IMPRENSA Principal interface com as demais gerências de organização do evento (principalmente Alimentação, Tecnologia, Transportes, Acomodações, Credenciamento) Estabelece níveis de prioridade para o fornecimento de serviços aos jornalistas credenciados

9 OPERAÇÕES DE IMPRENSA SERVIÇOS DE NOTÍCIAS DOS JOGOS O Serviço de Notícias dos Jogos (SNJ ou Games News Service, em inglês) é normalmente reconhecido apenas como INFO SNJ Produz o INFO, disponível em todas as instalações esportivas e não-esportivas INFO também é acessado por atletas, membros das delegações, dirigentes, integrantes do Comitê Organizador.

10 OPERAÇÕES DE IMPRENSA SERVIÇOS DE NOTÍCIAS DOS JOGOS Dependência extrema da Gerência de Competição Esportiva (todas as informações da área de competição, incluindo os resultados) Processo produtivo de notícias: Repórter >> redatores >> editores >> >> tradutores >> editores Produção de flash quotes (declarações rápidas), cobertura de coletivas, resumo do dia por esporte

11 OPERAÇÕES DE IMPRENSA IBC Infraestrutura usual: –Área para HB (Host Broadcast – produtora de TV da organização) –Área para RHBs (right holders – detentores de direito) –Área para satélites (satellite farm) –Área de depósito do HB –Água e esgoto –Sistema de CATV –Heliponto –Sala para entrevistas

12 OPERAÇÕES DE IMPRENSA IBC Serviços usuais: –Área de conveniência (banco, restaurantes, courrier, lanchonete, telecomunicações) –Ar condicionado para funcionamento de escritórios –Energia técnica e doméstica –Serviços gerais (limpeza, manutenção, iluminação) –Facilidades providas: estacionamento, segurança, controle de acesso, estrutura para passagem de cabos, sistema INFO, mobiliário e equipamentos) –Distribuição de informações

13 OPERAÇÕES DE IMPRENSA MPC Serviços e infraestrutura usuais: –Sala de trabalho –Restaurantes e lanchonetes –Lojas de conveniência e bancos –Serviços de apoio a fotógrafos –Salas de entrevistas

14 OPERAÇÕES DE IMPRENSA MPC Serviços e infraestrutura usuais: –Transporte dos hotéis oficiais ao MPC, de onde saem ônibus para as instalações (no horário de competições) –Rate card: contratação paga de serviços e aluguel de equipamentos (salas, laptops, terminais de INFO, banda larga etc.)

15 OPERAÇÕES DE IMPRENSA SUBCENTROS DE IMPRENSA Fluxo usual do jornalista credenciado no subcentro: –Chegada à instalação esportiva –Sala de trabalho –Tribuna de Imprensa –Zona mista –Sala de coletiva –Sala de trabalho

16 OPERAÇÕES DE IMPRENSA SUBCENTROS DE IMPRENSA Equipes nos subcentros (posições de trabalho): –Apoio de coletiva de imprensa –Apoio de zona mista –Apoio de tribuna de imprensa –Repórter dos Jogos (ligado ao Serviço de Notícias dos Jogos) –Apoio de sala de trabalho –Guia de fotógrafos –Runner

17 OPERAÇÕES DE IMPRENSA FOTOGRAFIA (OPERAÇÕES) Atribuições da equipe: –Zelar pelas condições de iluminação –Administrar área de fotógrafos (na área de competição, em sintonia com a direção de competição)

18 OPERAÇÕES DE IMPRENSA FOTOGRAFIA (OPERAÇÕES) Atribuições da equipe: –Gerenciar os espaços destinados aos fotógrafos nas salas de trabalho –Manter contato permanente com fornecedores de equipamentos e serviços de manutenção

19 OPERAÇÕES DE IMPRENSA TRANSMISSÃO DE TV As três TVs em um evento: –HR (right holder, detentor de direito) –NHR (não detentor de direito) –HB (host broadcast, produtora de TV da organização)

20 OPERAÇÕES DE IMPRENSA TRANSMISSÃO DE TV Pacote para HR (detentor de direitos) –Posição garantida na zona mista –Posição de comentarista –Posição próxima à área de competição (mediante compra e por esporte específico)

21 OPERAÇÕES DE IMPRENSA TRANSMISSÃO DE TV Opções para NHR (não detentor de direitos): –Competições ao ar livre (cobertura fora de áreas oficiais) –Cobertura do ambiente do evento –Treinos, aeroportos, eventos extras –Material distribuído pela produtora de TV da organização)

22 OPERAÇÕES DE IMPRENSA TRANSMISSÃO DE TV HB – áreas de geração de material –Dentro das áreas de competição e no interior de instalações oficiais –Flash interview

23 OPERAÇÕES DE IMPRENSA ATIVIDADES COMPLEMENTARES RELAÇÕES COM A IMPRENSA Clientes: jornalistas credenciados e não-credenciados Divulgação para a Imprensa de todas as atividades de responsabilidade direta do Comitê Organizador e dos avanços na organização do evento. Métodos de ação: coletivas, eventos para a imprensa, entrevistas individuais, releases e fotos, sugestões de pauta, briefings etc. Interface com a Imprensa de governos, patrocinadores e parceiros, para alinhamento e suporte à geração de notícias

24 OPERAÇÕES DE IMPRENSA ATIVIDADES COMPLEMENTARES HOTSITE DOS JOGOS Funciona como uma agência de notícias, preenchendo lacuna do Serviço de Notícias dos Jogos (informação diferenciada por país) Acesso por senha (extranet) ou livre (internet) Exemplo do hot site do COB em Pequim 2008: –Acesso livre (por senha, para fotos em alta resolução) –793 notícias produzidas e veiculadas no site do COB –848 fotos disponíveis no banco de fotos para imprensa –854 fotos publicadas na mídia impressa, sendo 55 na capa dos cadernos de esporte e 38 na 1ª página


Carregar ppt "OPERAÇÕES DE IMPRENSA 1.Oportunidades (Brasil, Américas, Mundo) 2.As áreas de Operações de Imprensa a.Serviços de Imprensa b.Serviço de Notícias dos Jogos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google