A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa."— Transcrição da apresentação:

1 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa

2 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa Jornalismo e Publicidade O que é jornalismo –Veículos (jornais, rádio, revistas, TV, internet e outras mídias). –Estrutura de uma redação: do repórter ao diretor de redação. –Como funciona um jornal – pauta, apuração e fechamento.

3 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa Jornalismo e Publicidade O que é publicidade –Anúncios. –Informes publicitários. –Patrocínios. –Matérias pagas. Independência editorial

4 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa Assessoria de Imprensa O que é uma assessoria de imprensa –Assessoria de Imprensa é o serviço de administração das informações jornalísticas e do seu fluxo das fontes para os veículos de comunicação e vice-versa. - Fonte: Fenaj Interna – comunicação para funcionários, colaboradores e parceiros. Externa – assessoria e relacionamento com a imprensa.

5 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa Assessoria de Imprensa Fonte: Aberje

6 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa – Como o trabalho é feito Objetivos e briefing Estratégia de divulgação Press Releases Press Kit Identificação e treinamento de porta-vozes Internet (hot sites ou área para imprensa) Mailing e clipping Follow-Up Entrevistas Artigos Mídia Training Gestão de Crise Assessoria de Imprensa

7 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa O que a imprensa quer? Fontes Pautas Informações relevantes 83% acreditam que o assessor ajuda 9% acreditam que o assessor atrapalha Fonte: Aberje/Maxpress

8 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa O que a imprensa quer? "Assessor de imprensa ajuda muito quando é transparente, disponível e direto. Só liga quando a pauta é notícia (...) e não enrola a redação. Mas não dá para agüentar aqueles assessores que ligam para pedir uma força. Ora, ou o assunto é notícia e interessa ao leitor, ou não é. " Marta Gleich, editora-chefe do jornal Zero Hora (RS)

9 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa O que temos a oferecer? Fontes – Quem pode ser fonte? –O que se espera da fonte? –Jornalista não é fonte! Pautas –O que é uma boa pauta? – Relevância da pauta. –Como tornar a pauta mais completa.

10 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa O que temos a oferecer? Exemplos e sugestões de pauta: –Educação –Tendências –Sua escola – Comunidade –Ações sociais –O setor –Vestibular, Enem, Ideb...

11 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa O que esperar da AI? Retorno –Prazos. –Meu release não foi publicado! –O tamanho da notícia. Mensuração –Critérios para medir o resultado da ação.

12 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa R$ ,96 Valores de mídia

13 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa R$ , leitores Audiência (mídia impressa)

14 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa Regional – 18 matérias – 19% Nacional – 75 matérias – 81% Abrangência

15 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa Canais com os veículos Como a empresa pode falar com um veículo? – ON e OFF. –Cartas ao veículo e aos jornalistas. –Ombudsman e ouvidor. –Retratações.

16 IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa Jornalismo e Assessoria de Imprensa Luciano Monteiro agosto de 2007


Carregar ppt "IV Encontro de Mantenedores do UNO Jornalismo e Assessoria de Imprensa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google