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A organização e o jornalista

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Apresentação em tema: "A organização e o jornalista"— Transcrição da apresentação:

1 A organização e o jornalista
Cabe ao jornalista assessor estar adaptado a uma conjuntura que se modifica velozmente pela alta circulação de informações proporcionada pela tecnologia. Assessoria de Imprensa: envio de informação jornalística para os veículos de comunicação impressos e eletrônicos. Objetivo: criar vínculo de confiança e desenvolver imagem de forma positiva na sociedade 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

2 Objetivos da comunicação externa
Divulgar a missão da organização, estabelecendo o correto posicionamento; Criar atitudes favoráveis às atividades da organização; Criar visão clara sobre os programas e atividades da organização; Assessorar as áreas da organização em mudanças e inovações relevantes; Valorizar os recursos e potenciais humanos da organizção. 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

3 Programas de comunicação externa
Jornalismo empresarial: jornais, revistas, boletins, rádio e TV; Devem ter periodicidade e atualidade com notícias de interesse da empresa e de seus públicos; 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

4 Problemas Indefinição de objetivos: fadado ao fracasso;
Indefinição de responsabilidades: muitas pessoas de diferentes áreas participando de forma divergente. É preciso deixar a responsabilidade explícita. Dimensão da empresa: dispersão geográfica das unidades pode fragmentar a política de harmonização. Linguagem: indivíduos com níveis socioculturais diversos. Como harmonizar a linguagem ao engenheiro e ao operário? 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

5 Problemas Seleção de meios: qual o tipo de canal que melhor se adapta à empresa? Analise de características técnicas dos canais quanto a custo e, universalidade, facilidade de difusão, operacionalidade, legibilidade, atualidade etc. Publicidade: desaconselhável sob todos aspectos a veiculação de propaganda nas publicações da empresa. Provoca distorções: o funcionário acredita que a empresa queira lucrar sobre ele: troca de favores com a anunciante. 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

6 Relações Públicas Busca ajustar o objeto da comunicação aos interesses dos diversos públicos da organização. Trabalho com valores, conceitos e princípios para construir a imagem e a identidade da organização. Principal ferramente é a Pesquisa de mercado que mapeia o perfil dos públicos-alvo. 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

7 Popaganda Sua importância cresce na medida em que há o fracionamento do mercado de massa: segmentação. Dasafio: fidelização à marca Redimensionamento da PP: direcionar o consumidor para a marca por meio de estratégias de MKT. Criaçã de formas de interação como consumidor, exigência de uma economia centrada na informação. 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

8 Propaganda Institucional
Para criar diferencias as organizações investem em funções sociais assumindo,patrocinando programas com finalidades promocionais e assistenciais. Propaganda Institucional revela ao consumidor se a empresa é confiável, merece respeito e consideração. 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

9 Marktig social, cultural, esportivo
Organizações direcionam o foco da imagem para as demandas mais expressivas da sociedade. Estabelecem sintonia fina com as comunidades. Atendem grupos de seu entorno. Campanhas na área da saúde, saneamento, preservação do meio ambiente, educação, esportes, lazer. Alto poder de retorno pela cobertura da mídia. 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

10 Eitoração e identidade visual
Conjunto de canais impressos e eletrônicos que funcionam como suportes à programas da organização. Planejar e desenvolver linha de materiais impressos; Orientar as áreas da empresa em suas demandas em comunicação impressa e eletrônica. Propor novas formas de comunicação em termos de materiais e produtos para criar impacto e aumentar a visibilidade 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

11 Produtos Meios eletrônicos ( correio), relatórios anuais, folders, cartazes, comunicados, resoluções, circulares,manuais, cartilhas, catálogos, prospectos, avisos, folhetos, volantes, revistas, filmes, cartões de visita. 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

12 Todos os programas devem obedecer a um planejamento
Planejamento/revisão da situação atual; Levantamento depolíticas, procedimentos e clima Levantamento das necessidades e expectativas; Pesquisar mercado, concorrentes, anseios e expectativas dos dirigentes sobre a cultura e comunicação organizacional. Desenvolvimento de modelo conceitual; Considerar expectativas dacomunidade interna epúblicos externos. 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

13 Planejamento… Preparação da análise de impacto na organização;
Identificar impactos positivos e negativos e os custos para implantação do novo modelo de comunicação. Planejamento da implantação do modelo; Estabelecerestartágia de implantação – prioridades e sequencia dos programas, formas e canais de comunicação a serem adotados. 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

14 Planejamento Plano de Instalação; Aprovação da diretoria;
Determinar prazos, esforços, custos e recursos materiais, fianaceiros e humanos necessários. Aprovação da diretoria; Submeter o conteúdo finaldo projeto à aprovação da diretoria. 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

15 Campanhas internas Mudança de padrões culturais Prevenção de acidentes
Integração interdepartamental De Competitividade Aperfeiçoamento profissional Estímulo à criatividade 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

16 O organização Assessoria de Comunicação: ampliação da atividade de AI.
Gestão da comunicação – RP, PP, MKT. È estratégica e elabora planos de comunicação mais abrangentes. Visa posicionar as organizações para estabelecer uma interlocução com ética e responsabilidade social, comprometida com os valores da sociedade junto aos seus diferentes públicos. 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

17 A organização… Perfil do profissional
O AC deve facilitar a relação entre o seu cliente e os formadores de opinião. Deve agir com transparência, colaboração o que resultará na ampliação dos espaços na mídia espontânea. São suas responsabilidades: Elaboração de press-releases 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni

18 Atribuições … Sugestão de pauta, Press-kits
Relacionamento informal com repórteres, editores e pauteiros Acompanhamento de entrevistas Organização de coletivas Edição de veículos Organização de mailling Participação na elaboração da Comunicão estratégica 26/03/2017 Prof. Ms. Clara Pugnaloni


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