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22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 1 A organização e o jornalista Cabe ao jornalista assessor estar adaptado a uma conjuntura que se modifica velozmente.

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1 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 1 A organização e o jornalista Cabe ao jornalista assessor estar adaptado a uma conjuntura que se modifica velozmente pela alta circulação de informações proporcionada pela tecnologia. Assessoria de Imprensa: envio de informação jornalística para os veículos de comunicação impressos e eletrônicos. Objetivo: criar vínculo de confiança e desenvolver imagem de forma positiva na sociedade

2 Objetivos da comunicação externa Divulgar a missão da organização, estabelecendo o correto posicionamento; Criar atitudes favoráveis às atividades da organização; Criar visão clara sobre os programas e atividades da organização; Assessorar as áreas da organização em mudanças e inovações relevantes; Valorizar os recursos e potenciais humanos da organizção. 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 2

3 Programas de comunicação externa Jornalismo empresarial: jornais, revistas, boletins, rádio e TV; Devem ter periodicidade e atualidade com notícias de interesse da empresa e de seus públicos; 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 3

4 Problemas Indefinição de objetivos: fadado ao fracasso; Indefinição de responsabilidades: muitas pessoas de diferentes áreas participando de forma divergente. É preciso deixar a responsabilidade explícita. Dimensão da empresa: dispersão geográfica das unidades pode fragmentar a política de harmonização. Linguagem: indivíduos com níveis socioculturais diversos. Como harmonizar a linguagem ao engenheiro e ao operário? 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 4

5 Problemas Seleção de meios: qual o tipo de canal que melhor se adapta à empresa? Analise de características técnicas dos canais quanto a custo e, universalidade, facilidade de difusão, operacionalidade, legibilidade, atualidade etc. Publicidade: desaconselhável sob todos aspectos a veiculação de propaganda nas publicações da empresa. Provoca distorções: o funcionário acredita que a empresa queira lucrar sobre ele: troca de favores com a anunciante. 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 5

6 Relações Públicas Busca ajustar o objeto da comunicação aos interesses dos diversos públicos da organização. Trabalho com valores, conceitos e princípios para construir a imagem e a identidade da organização. Principal ferramente é a Pesquisa de mercado que mapeia o perfil dos públicos-alvo. 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 6

7 Popaganda Sua importância cresce na medida em que há o fracionamento do mercado de massa: segmentação. Dasafio: fidelização à marca Redimensionamento da PP: direcionar o consumidor para a marca por meio de estratégias de MKT. Criaçã de formas de interação como consumidor, exigência de uma economia centrada na informação. 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 7

8 Propaganda Institucional Para criar diferencias as organizações investem em funções sociais assumindo,patrocinando programas com finalidades promocionais e assistenciais. Propaganda Institucional revela ao consumidor se a empresa é confiável, merece respeito e consideração. 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 8

9 Marktig social, cultural, esportivo Organizações direcionam o foco da imagem para as demandas mais expressivas da sociedade. Estabelecem sintonia fina com as comunidades. Atendem grupos de seu entorno. Campanhas na área da saúde, saneamento, preservação do meio ambiente, educação, esportes, lazer. Alto poder de retorno pela cobertura da mídia. 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 9

10 Eitoração e identidade visual Conjunto de canais impressos e eletrônicos que funcionam como suportes à programas da organização. Planejar e desenvolver linha de materiais impressos; Orientar as áreas da empresa em suas demandas em comunicação impressa e eletrônica. Propor novas formas de comunicação em termos de materiais e produtos para criar impacto e aumentar a visibilidade 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 10

11 Produtos Meios eletrônicos ( correio), relatórios anuais, folders, cartazes, comunicados, resoluções, circulares,manuais, cartilhas, catálogos, prospectos, avisos, folhetos, volantes, revistas, filmes, cartões de visita. 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 11

12 Todos os programas devem obedecer a um planejamento Planejamento/revisão da situação atual; Levantamento depolíticas, procedimentos e clima Levantamento das necessidades e expectativas; Pesquisar mercado, concorrentes, anseios e expectativas dos dirigentes sobre a cultura e comunicação organizacional. Desenvolvimento de modelo conceitual; Considerar expectativas dacomunidade interna epúblicos externos. 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 12

13 Planejamento… Preparação da análise de impacto na organização; Identificar impactos positivos e negativos e os custos para implantação do novo modelo de comunicação. Planejamento da implantação do modelo; Estabelecerestartágia de implantação – prioridades e sequencia dos programas, formas e canais de comunicação a serem adotados. 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 13

14 Planejamento Plano de Instalação; Determinar prazos, esforços, custos e recursos materiais, fianaceiros e humanos necessários. Aprovação da diretoria; Submeter o conteúdo finaldo projeto à aprovação da diretoria. 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 14

15 Campanhas internas Mudança de padrões culturais Prevenção de acidentes Integração interdepartamental De Competitividade Aperfeiçoamento profissional Estímulo à criatividade 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 15

16 O organização Assessoria de Comunicação: ampliação da atividade de AI. Gestão da comunicação – RP, PP, MKT. È estratégica e elabora planos de comunicação mais abrangentes. Visa posicionar as organizações para estabelecer uma interlocução com ética e responsabilidade social, comprometida com os valores da sociedade junto aos seus diferentes públicos. 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 16

17 A organização… Perfil do profissional O AC deve facilitar a relação entre o seu cliente e os formadores de opinião. Deve agir com transparência, colaboração o que resultará na ampliação dos espaços na mídia espontânea. São suas responsabilidades: Elaboração de press-releases 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 17

18 Atribuições … Sugestão de pauta, Press-kits Relacionamento informal com repórteres, editores e pauteiros Acompanhamento de entrevistas Organização de coletivas Edição de veículos Organização de mailling Participação na elaboração da Comunicão estratégica 22/4/2014Prof. Ms. Clara Pugnaloni 18


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