A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7º ECOM Relato de experiência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7º ECOM Relato de experiência"— Transcrição da apresentação:

1 Assessoria de Comunicação Social da PUCRS 7º Encontro de Comunicação Marista

2 7º ECOM Relato de experiência
Relacionamento com a imprensa, uma experiência de diálogo com a comunidade

3 Assessoria de Comunicação Social da PUCRS
Assessoria de Imprensa como principal vocação, desenvolvida através de duas ações: Assessoria propriamente dita, razão de ser da Ascom, através da qual a PUCRS se relaciona no dia-a-dia com a sociedade. De dentro para fora, com o levantamento de temas de interesse público e seu encaminhamento aos meios de comunicação social. De fora para dentro, com os meios de comunicação social procurando por temas e fontes da PUCRS. Publicações, que podem ser jornalísticas, como o boletim PUCRS Notícias e a revista PUCRS Informação; e institucionais, como o Relatório Social, o Ações e iniciativas.

4 Crescente presença da PUCRS
Meses/Anos 2005 2006 2007 Janeiro 67 107 202 Fevereiro 39 53 105 Março 86 125 224 Abril 111 127 145 Maio 114 132 170 Junho 93 157 162

5 Crescente presença da PUCRS
2005 94 2006 131 2007 168

6 Crescente presença da PUCRS
Meses 2006 2007 Janeiro 184 Fevereiro 92 Março 201 Abril 125 Maio 151 Junho 140 Julho Agosto 173 Setembro 114 Outubro 145 Novembro 122 Dezembro 78

7 Crescente presença da PUCRS
2006 126 2007 149

8 Vocação adicional Publicidade. Os “tijolinhos” das diversas unidades. Por solicitação. Negociação com os veículos, mediação entre as unidades e a Agência Experimental, encaminhamento para veiculação, pagamentos.

9 Núcleo de Assessoria de Imprensa
Atendimento às necessidades da imprensa quando da procura de fontes da PUCRS, com contatos, encaminhamento e marcação de entrevistas. Jornalista entra em contato solicitando uma fonte para falar sobre determinado assunto; Por meio do Banco de Fontes da Ascom com os contatos dos professores da Universidade, verificamos a disponibilidade do professor para falar sobre o assunto em data e horário solicitado pelo jornalista. Após, entramos e contato com o jornalista para informar sobre o resultado. O atendimento à imprensa é prioridade no núcleo de Imprensa da Assessoria de Comunicação Social da PUCRS.

10 Núcleo de Assessoria de Imprensa
Esclarecimentos de questões sobre a PUCRS para a imprensa como dados históricos; número de alunos; cursos; campi; professores; funcionários; eventos; cursos.

11 Núcleo de Assessoria de Imprensa
Produção de releases, matérias e sugestões de pauta para divulgação de eventos, palestras, cursos, oficinas e atividades em geral da Universidade na mídia externa. Possuímos um mailing segmentado de cultura, saúde, educação, tecnologia, interior, história, filosofia, administração, política, economia, esportes, internacional, agência de notícias, sugestões de pauta. Temos cerca de 3 mil cadastrados.

12 Núcleo de Assessoria de Imprensa
Produção e atualização diária de notícias no site da Universidade e na Sala de Imprensa virtual (www.pucrs.br/imprensa). Acessos no mês de junho: 15 mil.

13 Núcleo de Assessoria de Imprensa
Envio diário de uma ou mais newsletters com notícias da Universidade para os cerca de 3 mil cadastrados entre jornalistas, veículos de comunicação e interessados em geral.

14 Núcleo de Assessoria de Imprensa
Cobertura dos eventos que ocorrem na PUCRS e tem relação com a Instituição.

15 Núcleo de Assessoria de Imprensa
Case: PUCRS alerta sobre radiação ultravioleta

16 Núcleo de Assessoria de Imprensa
Case: PUCRS alerta sobre radiação ultravioleta Recebemos a informação por meio de um enviado pela fonte, do Grupo de Física das Radiações (GFR). Entramos em contato com a fonte para produção de matéria. Enviamos a notícia aos veículos de comunicação no dia 21 de dezembro de 2006. Solicitações: 28 entrevistas. Atendidas: 24.

17 Núcleo de Assessoria de Imprensa
Case: PUCRS alerta sobre radiação ultravioleta Repercussão: Jornais Correio do Povo Jornal do Comércio Zero Hora O Sul Estado de São Paulo Rádios Gaúcha Guaíba Rádio Clube da PUC do Paraná Bandeirantes Agência Radioweb TV Jornal Nacional Jornal do Almoço Jornal da Bandeirantes Jornal da TVE TV Assembléia TV Com – Programa Falando Abertamente

18 Núcleo de Assessoria de Imprensa
Case: PUCRS alerta sobre radiação ultravioleta Repercussão:

19 Núcleo de Assessoria de Imprensa
Case: PUCRS alerta sobre radiação ultravioleta Repercussão:

20 Núcleo Editorial Veículos de comunicação: Revista
Revista PUCRS Informação Boletim PUCRS Notícias Revista Nº de páginas: 48 Tiragem: 45 mil exemplares Periodicidade: Bimestral Totalmente colorida

21 Núcleo Editorial Revista: Histórico Renovação constante
Tradução da linguagem acadêmica para a jornalística Público diversificado Repercussão na imprensa

22 Núcleo Editorial Revista:
Case: “Molécula encontrada na uva pode prevenir doenças” Edição 133 – março/abril

23 Núcleo Editorial Revista: “Psoríase e vitiligo podem ter
origem emocional” Nº 133 – março/abril “Trabalho avalia efeito do uso de mochilas nas crianças” Nº 132 – novembro/dezembro

24 Núcleo Editorial Revista: “Ponte da João Pessoa revela segredos”
Nº 132 – novembro/dezembro

25 Núcleo Editorial Revista:

26 Núcleo Editorial Revista, publicação premiada:
Prêmio Destaque em Comunicação – Sinepe/RS 2003, 2004 e 2005 Categoria Revista/Ensino Superior

27 Núcleo Editorial Boletim: Nº de páginas: 4 Tiragem: 10 mil exemplares
Periodicidade: semanal Cada semana uma cor diferente Histórico Enfoque em serviço Público interno

28 Núcleo Editorial Desafios: Captação de notícias Interação
Esclarecimentos sobre critérios para publicação Ineditismo Interesse público Curiosidade Relevância

29 Assessoria de Comunicação Social da PUCRS ASCOM
Av. Ipiranga, 6681 | prédio 1 | sala 501 CEP Porto Alegre/RS Fone (51)


Carregar ppt "7º ECOM Relato de experiência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google