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Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.

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Apresentação em tema: "Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008

2 Comunicação de Estado e a Legislação Não há legislação específica que discipline de maneira detalhada e exaustiva a política de comunicação pública A Constituição Federal, especialmente o art 37 (Disposições Gerais da Administração Pública), tem servido de guia para a estruturação da política de comunicação Diz o caput do art: A adm pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, Estados e Municípios, obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência

3 Comunicação de Estado e a Legislação Ainda o art. 37, § 1º: A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos

4 A comunicação é executada pelo Sicom - Sistema de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo Sicom Órgão central: Secretaria de Comunicação 26 secretarias Órgãos setoriais: 17 empresas 24 autarquias 17 fundações profissionais

5 A Secretaria de Comunicação é responsável por coordenar as atividades do Sicom Secretaria de Comunicação Secretário Unidade de Marketing Unidade de Imprensa Organização da Secretaria de Comunicação:

6 Atribuições: coordenar as relações do Governo com a Imprensa; supervisionar as ações relacionadas à Imprensa desenvolvidas pelos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Estado; organizar o fluxo interno de informações do Governo e produzir material de divulgação para os veículos de comunicação Unidade de Imprensa

7 A coordenação das relações do Governo com a imprensa na prática: Cartões de despesa Sistema operado pela Secretaria da Fazenda Despesas identificadas em todas as secretariais Mais de 100 demandas esclarecidas Negociações salariais com servidores Gestão Pública (Recursos Humanos) Fazenda e Planejamento (Orçamento) Casa Civil (Comissão de Política Salarial, projetos de lei, decretos) Secretaria fim (Educação, Segurança Pública etc.) Unidade de Imprensa Coordenação

8 Necessidades identificadas: Crescimento da mídia em geral: Sites jornalísticos Blogs Novos jornais Crescimento da circulação dos jornais Unidade de Imprensa Atendimento à imprensa Mais demandas de imprensa

9 Ampliação do atendimento: Nos órgãos setoriais: edital para contratação de assessorias de imprensa – previsão até final de 2008 Na Secretaria de Comunicação: Novo núcleo de interior SP Notícias: Nova área exclusiva para notícias no Portal do Governo Sala de Imprensa online Unidade de Imprensa Atendimento à imprensa

10 Unidade de Imprensa Novo SP Notícias Vídeos Áudios Newsletter Notícias por assunto Mais fotos

11 Unidade de Imprensa Sala de Imprensa Agenda de telefones Discursos na íntegra Documentos Pautas Fotos exclusivas usuários

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