A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMENTÁRIO Laboratório de Produção de Texto CEFD-UFSM Profª Drª Marli Hatje

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMENTÁRIO Laboratório de Produção de Texto CEFD-UFSM Profª Drª Marli Hatje"— Transcrição da apresentação:

1 COMENTÁRIO Laboratório de Produção de Texto CEFD-UFSM Profª Drª Marli Hatje

2 Surge no Brasil para orientar e explicar melhor alguns fatos noticiados; Veio quebrar o monopólio do editorial; provém do jornalismo norte-americano; é produzido em cima dos fatos que estão acontecendo, vem junto com a notícia (por isso podem ocorrer prognósticos não confirmáveis)

3 o comentário explica as notícias, seu alcance, suas circunstâncias, suas conseqüências. Nem sempre o comentarista emite uma opinião explícita. Seu julgamento é percebido pelo raciocínio que utiliza, pelos rumos de sua argumentação.

4 Característica inerente do comentário é a sua continuidade; raramente o comentário é conclusivo; as conclusões emergem naturalmente como conseqüência dos julgamentos anteriores; o comentário requer especialização, por que comentar pressupõe dados concretos e referencial analítico.

5 Pessoa com vasta experiência no assunto e que acompanha os fatos profundamente; observadora privilegiada, com grande capacidade para esclarecer/elucidar fatos; com boa bagagem cultural; respeita a credibilidade das fontes e dos receptores

6 O comentário está vinculado à realidade; É produzido em cima dos fatos, pois acompanha a notícia; O comentarista ajuda seu público a entender as mutações a que estão sujeita os fatos.

7 Análise de um problema Documentação de um fato Crítica de uma situação

8 Como o próprio nome diz, faz a análise de um determinado problema ou de determinada situação; Visando também o lado humorístico e irônico.

9 Tem como característica reunir informações escritas, acumuladas numa séria sucessivas de anotações, que dizem respeito a uma organização ou indivíduo e assume característica de documento. O conjunto dos documentos passa a constituir a documentação, com fins comerciais, industriais, jurídicos, escolares, etc.

10 É um texto sobre determinado tema, geralmente da esfera artística ou cultural, com o propósito de informar o leitor sob uma perspectiva não só descritiva, mas também de avaliação.

11 MAPAS Na seq ü ência h á três mapas mentais, com o objetivo de facilitar a organiza ç ão de material para elaborar um coment á rio sobre três diferentes temas. Elabore três not í cias, uma de cada assunto, e depois escolha um deles e junte todas as informa ç ões necess á rias para realizar um coment á rio: Assuntos propostos nos mapas: - Equipes multiprofissionais na á rea do esporte (qual a importância?); - Curso de Educa ç ão F í sica (situa ç ão dos cursos no Pa í s, Estado e em Santa Maria) - Jogos Ol í mpicos (2016 – o que representam ao Brasil?)

12 EQUIPE PROFISSIONAL DE FUTEBOL MAPA DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA MÉDICO PROFISSIONAL DE E.F ESTILISTA PSICÓLOGO ADMINISTRADOR NUTRICIONISTA COMUNICAÇÃO/ MARKETING

13 MAPA DE ANÁLISE INTERDISCIPLINAR POR EDITORIA JOGOS OLÍMPICOS ECONOMIA EDUCAÇÃO TURISMO ESPORTE CULTURA CIDADE POLÍCIA

14 CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA D.A LAB. INFORMÁTICA BIBLIOTECA CORPO DOCENTE PPC INFRA-ESTRUTURA SERVIÇOS PRESTADOS PESQUISA/ EXTENSÃO MAPA DE CURSO

15 RECOMENDAÇÕES - Acesse o Blog e assista ao Video 4: Comentário de Rachel Sheherazade sobre o Carnaval - Acompanhe programas de rádio e TV e observe, atentamente, a notícia e/ou reportagem, bem como o comentário feito por profissionais do veículo. - Escolha uma notícia veiculada em qualquer mídia e elabore um comentário sobre o assunto.


Carregar ppt "COMENTÁRIO Laboratório de Produção de Texto CEFD-UFSM Profª Drª Marli Hatje"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google