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RESUMÃO Técnicas de Gestão Unidade 3. Cronograma: Turma EMD 0168 DataAtividade 16/08 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 02/08 1º Encontro 23/08 3º Encontro.

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1 RESUMÃO Técnicas de Gestão Unidade 3

2 Cronograma: Turma EMD 0168 DataAtividade 16/08 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 02/08 1º Encontro 23/08 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 30/08 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL) 09/08 Orientação da Prática Técnicas Gestão 02/08 1º Encontro 09/08 Orientação da Prática 16/08 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina

3 Educação a Distância – EaD Técnicas de Gestão Professor: Flávio Brustoloni

4 Objetivos da Unidade: Descrever alguns dos possíveis impactos nas organizações motivados pelas mudanças ambientais; Caracterizar algumas das mais importantes estratégias emergentes de gestão, compreendendo sua importância e aplicação; 1/41 Discorrer sobre os conceitos de ética e responsabilidade social.

5 Unidade 3 QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NA ADMINISTRAÇÃO 2/41

6 TÓPICO 1 Administrar em tempos de mudança 3/41

7 1. Introdução Não há nada de absoluto em administração: tudo é relativo, tudo depende. A essência dessa teoria está fundamentada na relação de interdependência da organização com o ambiente externo e tecnologia. (Estamos na página 103 da apostila) 4/41

8 2. Globalização e Internacionalização dos Negócios 2.1 O que é Globalização Globalização é um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, espacial e política entre todos os países do mundo. (Estamos na página 103 da apostila) 5/41

9 2. Globalização e Internacionalização dos Negócios 2.1 O que é Globalização (Mudanças) * Surgimento da empresa global; * Aumento da competitividade fruto do mundo globalizado; * Formação dos blocos econômicos; * Criação de Organizações Internacionais. (Estamos na página 104 da apostila) 6/41

10 2. Globalização e Internacionalização dos Negócios 2.2 Os Negócios Internacionais Entre os vários fatores que levam uma organização ao cenário internacional está o desejo de expandir seus mercados, a busca por recursos naturais e a proximidade com o consumidor. (Estamos na página 105 da apostila) 7/41

11 2. Globalização e Internacionalização dos Negócios 2.2 Os Negócios Internacionais Para se tornar um negócio internacional, uma empresa pode optar por exportar, importar, licenciar um produto ou serviço no exterior, fazer a montagem final no país anfitrião ou abrir uma subsidiária em outro país. (Estamos na página 105 da apostila) 8/41

12 3. Mudanças Tecnológicas e a Era da Informação Com o surgimento da Tecnologia da Informação, ocorreram transformações significativas na vida das pessoas e das organizações. Chiavenato (2003) enumera doze temas que ilustram bem essa evolução. (Estamos na página 107 da apostila) 9/41

13 3. Mudanças Tecnológicas e a Era da Informação * Conhecimento; * Digitalização; * Virtualização; * Molecularização; * Integração de redes interligadas; * Desintermediação; (Estamos na página 107 da apostila) 10/41

14 3. Mudanças Tecnológicas e a Era da Informação * Convergência; * Inovação; * Produto Consumo; * Imediatismo; * Globalização; * Discordância; (Estamos na página 107 da apostila) 11/41

15 4. O Novo Mundo do Trabalho * Força de trabalho formada por duas classes (altos e baixos salários); * Você vale aquilo que pago pra você?; * Diferencial competitivo (atualização); * Trabalho em equipe; * Downsizing; (Estamos na página 108 da apostila) 12/41

16 4. O Novo Mundo do Trabalho * Trabalho temporário; * Jornada de trabalho flexível; * Remuneração flexível, relacionada ao desempenho; * Descentralização da ação. (Estamos na página 109 da apostila) 13/41

17 TÓPICO 2 As Estratégias Emergentes de Gestão 14/41

18 2. Gestão da Qualidade Total O ponto de partida para o entendimento da gestão da qualidade total é a definição do que é qualidade. Autoridades na área: Edwards Deming, Joseph Juran, entre outros. (Estamos na página 115 da apostila) 15/41

19 2. Gestão da Qualidade Total O cliente determina se a qualidade do produto é boa ou não. Em 1961 Feigenbaum utiliza o termo Controle da Qualidade no seu livro Total Quality Control. (Estamos na página 116 da apostila) 16/41

20 2. Gestão da Qualidade Total Segundo Chiavenato (2003), o tema central da qualidade total são as pessoas, os responsáveis por elevados padrões de qualidade. (Estamos na página 116 da apostila) 17/41

21 2. Gestão da Qualidade Total William Edwards Deming desenvolveu o método de qualidade que leva o seu nome: método Deming, constituído de 14 pontos. (Estamos na página 116 da apostila) 18/41

22 2. Gestão da Qualidade Total 2.1 As normas ISO 9000 e A ISO (International Organization for Standardization) é uma entidade não governamental suíça, define padrões de normatização e qualidade, que são certificadas pelo INMETRO. (Estamos na página 117 da apostila) 19/41

23 2. Gestão da Qualidade Total 2.1 As normas ISO 9000 e As relações entre fornecedores e compradores é regulamentada pela ISO 9000, e a administração ambiental é regulamentada pela ISO (Estamos na página 117 da apostila) 20/41

24 2. Gestão da Qualidade Total 2.1 As normas ISO 9000 e A principal vantagem dessas certificações é mostrar que a empresa possui padrões confiáveis de qualidade, preocupando-se com os produtos e serviços que oferece aos seus clientes. (Estamos na página 117 da apostila) 21/41

25 3. Reengenharia Criada por Michael Hammer, a reengenharia é reconstruir a operação da empresa como se ela fosse iniciar do zero. É uma substituição dos processos existentes por outros inteiramente novos. (Estamos na página 118 da apostila) 22/41

26 3. Reengenharia Efeitos colaterais: eliminação de postos de trabalho, queda da moral dos empregados, sentimento generalizado de insegurança e perda de lealdade e confiança (LACOMBE; HEILBORN, 2003). (Estamos na página 119 da apostila) 23/41

27 4. Downsizing Redução do número de empregados por meio de demissões generalizadas (número de empregados e níveis hierárquicos) com o objetivo de reduzir custos. (Estamos na página 119 da apostila) 24/41

28 5. Benchmarking Imitação das práticas e técnicas administrativas de empresas referência no setor ou área. É confrontar as práticas da organização com as melhores do mercado. (Estamos na página 120 da apostila) 25/41

29 5. Benchmarking Compreende sete etapas: - Definir a questão; - Identificar os melhores desempenhos; - Coleta de dados; (Estamos na página 121 da apostila) 26/41

30 5. Benchmarking - Definir metas de melhoria; - Desenvolver e implementar planos; - Avaliar resultados; - Repetir avaliações. (Estamos na página 121 da apostila) 27/41

31 6. Organizações que aprendem Segundo Robbins (2003), organização que aprende é uma organização que desenvolveu a capacidade contínua para adaptar-se ou mudar. (Estamos na página 122 da apostila) 28/41

32 6. Organizações que aprendem Segundo Peter Senge (2001), estas organizações baseiam-se em cinco práticas: (Estamos na página 122 da apostila) 29/41

33 6. Organizações que aprendem -Domínio pessoal; - Modelos mentais; - Visão compartilhada; - Aprendizagem em equipe; - Pensamento sistêmico. (Estamos na página 123 da apostila) 30/41

34 TÓPICO 3 Ética e Responsabilidade Social 31/41

35 1. Introdução Os conceitos de ética e responsabilidade social estão hoje entre os assuntos mais debatidos na Administração. A poluição, os descasos com o consumidor e o desemprego, entre muitos outros problemas associados às organizações... (Estamos na página 129 da apostila) 32/41

36 1. Introdução... (todos eles recebendo cobertura completa da mídia) fizeram com que as expectativas da sociedade em relação às empresas mudassem. (Estamos na página 129 da apostila) 33/41

37 1. Introdução É chegado o momento de conduzí-los de forma consciente, de olhar não apenas os lucros imediatos, mas as consequências da irresponsabilidade no médio e longo prazo. (Estamos na página 129 da apostila) 34/41

38 2. Ética 2.1 Do que se trata? Agir direito, de acordo com valores morais de uma determinada sociedade, proceder bem, sem prejudicar os outros. (Estamos na página 130 da apostila) 35/41

39 2. Ética 2.2 O que é um código de Ética? Uma declaração formal que serve de guia de conduta nos problemas que envolvam questões éticas. Ex.: posso receber presentes de fornecedores? (Estamos na página 132 da apostila) 36/41

40 2. Ética Vantagens do Código de Ética Dentre todas as vantagens apresentadas, podemos destacar: - criar sensibilidade nos colaboradores; - proteger interesses da organização; - consolidar a fidelidade do cliente; (Estamos na página 133 da apostila) 37/41

41 2. Ética Vantagens do Código de Ética - Atrair clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros com elevado padrão de ética; - Agregar valor e fortalecer imagem da empresa. (Estamos na página 133 da apostila) 38/41

42 3. Responsabilidade Social 3.1 Responsabilidade Social? Obrigações que uma organização tem em melhorar o bem-estar da sociedade em geral, além dos seus próprios interesses. (Estamos na página 133 da apostila) 39/41

43 3. Responsabilidade Social 3.2 Balanço Social Demonstrativo publicado anualmente pela empresa, reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, comunidade, etc. (Estamos na página 134 da apostila) 40/41

44 3. Responsabilidade Social 3.2 Balanço Social Iniciou-se nos anos 60, com um movimento de repúdio à Guerra do Vietnã (1964) nos EUA e Europa. Os consumidores decidiram boicotar a aquisição de produtos e ações das empresas ligadas ao conflito. (Estamos na página 134 da apostila) 41/41

45 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

46 PRÓXIMA AULA: Técnicas Gestão 4º Encontro da Disciplina 3ª Avaliação da Disciplina (Avaliação Final – Peso 8)


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