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RESUMÃO Técnicas de Gestão Unidade 3.

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Apresentação em tema: "RESUMÃO Técnicas de Gestão Unidade 3."— Transcrição da apresentação:

1 RESUMÃO Técnicas de Gestão Unidade 3

2 Técnicas Gestão Cronograma: Turma EMD 0168 Data Atividade 02/08 02/08
1º Encontro 02/08 1º Encontro 09/08 Orientação da Prática 09/08 Orientação da Prática 16/08 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 16/08 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 23/08 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 30/08 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

3 Educação a Distância – EaD
Técnicas de Gestão Professor: Flávio Brustoloni

4 Objetivos da Unidade: Descrever alguns dos possíveis impactos nas organizações motivados pelas mudanças ambientais; Caracterizar algumas das mais importantes estratégias emergentes de gestão, compreendendo sua importância e aplicação; Discorrer sobre os conceitos de ética e responsabilidade social. 1/41

5 Unidade 3 QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS NA ADMINISTRAÇÃO
2/41

6 TÓPICO 1 Administrar em tempos de mudança
3/41

7 (Estamos na página 103 da apostila)
1. Introdução Não há nada de absoluto em administração: tudo é relativo, tudo depende. A essência dessa teoria está fundamentada na relação de interdependência da organização com o ambiente externo e tecnologia. (Estamos na página 103 da apostila) 4/41

8 (Estamos na página 103 da apostila)
2. Globalização e Internacionalização dos Negócios 2.1 O que é Globalização Globalização é um processo de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, espacial e política entre todos os países do mundo. (Estamos na página 103 da apostila) 5/41

9 (Estamos na página 104 da apostila)
2. Globalização e Internacionalização dos Negócios 2.1 O que é Globalização (Mudanças) * Surgimento da empresa global; * Aumento da competitividade fruto do mundo globalizado; * Formação dos blocos econômicos; * Criação de Organizações Internacionais. (Estamos na página 104 da apostila) 6/41

10 (Estamos na página 105 da apostila)
2. Globalização e Internacionalização dos Negócios 2.2 Os Negócios Internacionais Entre os vários fatores que levam uma organização ao cenário internacional está o desejo de expandir seus mercados, a busca por recursos naturais e a proximidade com o consumidor. (Estamos na página 105 da apostila) 7/41

11 (Estamos na página 105 da apostila)
2. Globalização e Internacionalização dos Negócios 2.2 Os Negócios Internacionais Para se tornar um negócio internacional, uma empresa pode optar por exportar, importar, licenciar um produto ou serviço no exterior, fazer a montagem final no país anfitrião ou abrir uma subsidiária em outro país. (Estamos na página 105 da apostila) 8/41

12 3. Mudanças Tecnológicas e a Era da Informação
Com o surgimento da Tecnologia da Informação, ocorreram transformações significativas na vida das pessoas e das organizações. Chiavenato (2003) enumera doze temas que ilustram bem essa evolução. (Estamos na página 107 da apostila) 9/41

13 3. Mudanças Tecnológicas e a Era da Informação
* Conhecimento; * Digitalização; * Virtualização; * Molecularização; * Integração de redes interligadas; * Desintermediação; (Estamos na página 107 da apostila) 10/41

14 3. Mudanças Tecnológicas e a Era da Informação
* Convergência; * Inovação; * Produto Consumo; * Imediatismo; * Globalização; * Discordância; (Estamos na página 107 da apostila) 11/41

15 4. O Novo Mundo do Trabalho
* Força de trabalho formada por duas classes (altos e baixos salários); * “Você vale aquilo que pago pra você?”; * Diferencial competitivo (atualização); * Trabalho em equipe; * Downsizing; (Estamos na página 108 da apostila) 12/41

16 4. O Novo Mundo do Trabalho
* Trabalho temporário; * Jornada de trabalho flexível; * Remuneração flexível, relacionada ao desempenho; * Descentralização da ação. (Estamos na página 109 da apostila) 13/41

17 TÓPICO 2 As Estratégias Emergentes de Gestão
14/41

18 2. Gestão da Qualidade Total
O ponto de partida para o entendimento da gestão da qualidade total é a definição do que é qualidade. Autoridades na área: Edwards Deming, Joseph Juran, entre outros. (Estamos na página 115 da apostila) 15/41

19 2. Gestão da Qualidade Total
O cliente determina se a qualidade do produto é boa ou não. Em 1961 Feigenbaum utiliza o termo Controle da Qualidade no seu livro Total Quality Control. (Estamos na página 116 da apostila) 16/41

20 2. Gestão da Qualidade Total
Segundo Chiavenato (2003), o tema central da qualidade total são as pessoas, os responsáveis por elevados padrões de qualidade. (Estamos na página 116 da apostila) 17/41

21 2. Gestão da Qualidade Total
William Edwards Deming desenvolveu o método de qualidade que leva o seu nome: método Deming, constituído de 14 pontos. (Estamos na página 116 da apostila) 18/41

22 2. Gestão da Qualidade Total 2.1 As normas ISO 9000 e 14000
A ISO (International Organization for Standardization) é uma entidade não governamental suíça, define padrões de normatização e qualidade, que são certificadas pelo INMETRO. (Estamos na página 117 da apostila) 19/41

23 2. Gestão da Qualidade Total 2.1 As normas ISO 9000 e 14000
As relações entre fornecedores e compradores é regulamentada pela ISO 9000, e a administração ambiental é regulamentada pela ISO (Estamos na página 117 da apostila) 20/41

24 2. Gestão da Qualidade Total 2.1 As normas ISO 9000 e 14000
A principal vantagem dessas certificações é mostrar que a empresa possui padrões confiáveis de qualidade, preocupando-se com os produtos e serviços que oferece aos seus clientes. (Estamos na página 117 da apostila) 21/41

25 (Estamos na página 118 da apostila)
3. Reengenharia Criada por Michael Hammer, a reengenharia é reconstruir a operação da empresa como se ela fosse iniciar do zero. É uma substituição dos processos existentes por outros inteiramente novos. (Estamos na página 118 da apostila) 22/41

26 (Estamos na página 119 da apostila)
3. Reengenharia Efeitos colaterais: eliminação de postos de trabalho, queda da moral dos empregados, sentimento generalizado de insegurança e perda de lealdade e confiança (LACOMBE; HEILBORN, 2003). (Estamos na página 119 da apostila) 23/41

27 (Estamos na página 119 da apostila)
4. Downsizing Redução do número de empregados por meio de demissões generalizadas (número de empregados e níveis hierárquicos) com o objetivo de reduzir custos. (Estamos na página 119 da apostila) 24/41

28 (Estamos na página 120 da apostila)
5. Benchmarking Imitação das práticas e técnicas administrativas de empresas referência no setor ou área. É confrontar as práticas da organização com as melhores do mercado. (Estamos na página 120 da apostila) 25/41

29 (Estamos na página 121 da apostila)
5. Benchmarking Compreende sete etapas: - Definir a questão; - Identificar os melhores desempenhos; - Coleta de dados; (Estamos na página 121 da apostila) 26/41

30 (Estamos na página 121 da apostila)
5. Benchmarking Definir metas de melhoria; - Desenvolver e implementar planos; - Avaliar resultados; - Repetir avaliações. (Estamos na página 121 da apostila) 27/41

31 6. Organizações que aprendem
Segundo Robbins (2003), organização que aprende é uma organização que desenvolveu a capacidade contínua para adaptar-se ou mudar. (Estamos na página 122 da apostila) 28/41

32 6. Organizações que aprendem
Segundo Peter Senge (2001), estas organizações baseiam-se em cinco práticas: (Estamos na página 122 da apostila) 29/41

33 6. Organizações que aprendem
Domínio pessoal; - Modelos mentais; - Visão compartilhada; - Aprendizagem em equipe; - Pensamento sistêmico. (Estamos na página 123 da apostila) 30/41

34 TÓPICO 3 Ética e Responsabilidade Social
31/41

35 (Estamos na página 129 da apostila)
1. Introdução Os conceitos de ética e responsabilidade social estão hoje entre os assuntos mais debatidos na Administração. A poluição, os descasos com o consumidor e o desemprego, entre muitos outros problemas associados às organizações... (Estamos na página 129 da apostila) 32/41

36 (Estamos na página 129 da apostila)
1. Introdução ... (todos eles recebendo cobertura completa da mídia) fizeram com que as expectativas da sociedade em relação às empresas mudassem. (Estamos na página 129 da apostila) 33/41

37 (Estamos na página 129 da apostila)
1. Introdução É chegado o momento de conduzí-los de forma consciente, de olhar não apenas os lucros imediatos, mas as consequências da irresponsabilidade no médio e longo prazo. (Estamos na página 129 da apostila) 34/41

38 (Estamos na página 130 da apostila)
2. Ética 2.1 Do que se trata? Agir direito, de acordo com valores morais de uma determinada sociedade, proceder bem, sem prejudicar os outros. (Estamos na página 130 da apostila) 35/41

39 2. Ética 2.2 O que é um código de Ética?
Uma declaração formal que serve de guia de conduta nos problemas que envolvam questões éticas. Ex.: posso receber presentes de fornecedores? (Estamos na página 132 da apostila) 36/41

40 2. Ética 2.2.1 Vantagens do Código de Ética
Dentre todas as vantagens apresentadas, podemos destacar: - criar sensibilidade nos colaboradores; - proteger interesses da organização; - consolidar a fidelidade do cliente; (Estamos na página 133 da apostila) 37/41

41 2. Ética 2.2.1 Vantagens do Código de Ética
- Atrair clientes, fornecedores, colaboradores e parceiros com elevado padrão de ética; - Agregar valor e fortalecer imagem da empresa. (Estamos na página 133 da apostila) 38/41

42 3. Responsabilidade Social 3.1 Responsabilidade Social?
Obrigações que uma organização tem em melhorar o bem-estar da sociedade em geral, além dos seus próprios interesses. (Estamos na página 133 da apostila) 39/41

43 3. Responsabilidade Social 3.2 Balanço Social
Demonstrativo publicado anualmente pela empresa, reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, comunidade, etc. (Estamos na página 134 da apostila) 40/41

44 3. Responsabilidade Social 3.2 Balanço Social
Iniciou-se nos anos 60, com um movimento de repúdio à Guerra do Vietnã (1964) nos EUA e Europa. Os consumidores decidiram boicotar a aquisição de produtos e ações das empresas ligadas ao conflito. (Estamos na página 134 da apostila) 41/41

45 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

46 Técnicas Gestão PRÓXIMA AULA:
4º Encontro da Disciplina 3ª Avaliação da Disciplina (Avaliação Final – Peso 8)


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