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A Arte da primeira metade do século xx

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Apresentação em tema: "A Arte da primeira metade do século xx"— Transcrição da apresentação:

1 A Arte da primeira metade do século xx

2 Contexto histórico As conquistas técnicas e o progresso industrial do séc. anterior ampliam-se; Na sociedade, acentuam-se as diferenças entre a alta burguesia e o proletariado; O capitalismo organiza-se. Surgem os primeiros movimentos sindicais que passam a interferir nas sociedades industrializadas;

3 Ocorrem também vários conflitos políticos e sociais:
A primeira Guerra Mundial; A Revolução Russa; O surgimento do fascismo na Itália, e do nazismo na Alemanha; A segunda Guerra Mundial; Tem início as pesquisas e o uso da energia nuclear; As conquistas do espaço, o uso crescente da computação e dos satélites.

4 É nesse contexto complexo, rico em contradições e não
raro angustiante que se desenvolve a arte do séc. xx, e expressam, de um modo ou de outro, a perplexidade do homem contemporâneo.

5 Movimentos e tendências artísticas desse período
O Expressionismo O Fauvismo O Cubismo O Futurismo O Abstracionismo O Dadaísmo O Surrealismo A Pintura metafísica A Op-art A Pop-art

6 O Expressionismo Procurou retratar as inquietações do ser humano do início do séc. xx. Teve origem na Alemanha, entre com o grupo Die Brüche (A Ponte) Inspirou-se em Edvard Munch ( ) com a obra “O Grito”.

7 O Expressionismo procurou traduzir em linhas e cores os sentimentos mais dramático do homem, caminho que já havia sido iniciado por Van Gogh, que procurava através da cor e da deformidade proposital da realidade fazer com que os seres reais nos revelassem seu mundo interior.

8 Características da Pintura Expressionista
Foge às regras tradicionais de equilíbrio da composição, da regularidade e da harmonia das cores. Às vezes, homem e natureza são retratados com amargura. O clima é melancólico e inquietante

9 O grito, Munch.

10 Cinco Mulheres, Kirchnner

11 O Fauvismo Fauves (feras). Recebeu esse nome por causa da intensidade com que as cores puras eram usadas sem misturas ou matizes. Características básicas: - Simplificação das formas das figuras; - Emprego das cores puras.

12 As figuras e formas são apenas sugeridas e não representadas realisticamente pelo pintor.
As cores não são as da realidade. Elas resultam de uma escolha arbitrária do artista e são usadas tal como estão no tubo de tinta. Principais representantes: André Derain ( ) Maurice de Vlaminck ( ) Othon Friesz ( ) Henri Matisse ( ). Estes artista foram responsáveis pelo gosto pelas cores puras, que atualmente estão presentes em inúmeros objetos do nosso cotidiano e em muitas peças do nosso vestuário.

13 Matisse

14 Matisse

15 O Cubismo Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne.
Os cubistas foram além de Cézanne representando o objeto com todas as suas partes num mesmo plano. Ao decompor o objeto os cubistas rompiam com qualquer intenção de aparência com a realidade. O Cubismo se fundamenta na destruição da harmonia clássica das figuras e na decomposição da realidade.

16 O Cubismo evoluiu em duas grandes tendências:
Cubismo analítico Cubismo sintético. O cubismo analítico foi desenvolvido por Pablo Picasso e Georges Braque, entre 1908 e 1911, tinha como objetivo definir um tema e apresentá-lo de todos os lados simultaneamente. As cores se resumiam em preto, cinza e alguns tons de marrom e ocre.

17 O cubismo sintético foi uma reação ao cubismo analítico
O cubismo sintético foi uma reação ao cubismo analítico. Buscou novamente tornar as figuras reconhecíveis. Foi chamado também de colagem, por adicionar vários recursos em sua pintura, como: letras, palavras, pedaços de madeiras, vidro, metal e até objetos inteiros. O objetivo do artista era de criar novos efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais, despertando no expectador as sensações táteis.

18 Pablo Picasso ( ) Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso Passou por várias fases, ficando mais nítidas a fase azul ( ) que representa a tristeza e a melancolia dos mais pobres, e a fase rosa ( ) que pinta acrobatas e arlequins. A partir de 1907, entra em contacto com a arte africana e promove uma verdadeira revolução na Arte. Com a obra Les Demoiselles d’Avignon (1907) começa a elaborar a estética cubista. Em 1937, pinta Guernica, que se encontra no Museu do Prado em Madri. Foi gravador e escultor. Sua característica mais marcante na gravura está na força expressiva do desenho e na oposição entre áreas de claridade e de sombra.

19 Guernica - Picasso

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21 Georges Braque Passa pelo Cubismo analítico e sintético.
Desvencilhou sua pintura de qualquer realidade. Entre 1913 e 1917, começa a representar os objetos destacando-lhes as partes mais significativas.

22 Mulher com violão - Braque

23 Fernand Léger ( ) Representa em sua obra a máquina e o trabalho dos homens na produção industrial como forma de construção de um novo Mundo.

24 Fernand Léger ( ) Elementos Mecânicos

25 Em 1925, entra em contato com o arquiteto Le Corbusier
Em 1925, entra em contato com o arquiteto Le Corbusier. Suas perspectivas renovam-se: -Descobre a importância da pintura mural; -Procura superar a distinção entre obra de arte e objeto utilitário; -Valoriza o desenho industrial para que o objeto produzido pela máquina seja uma das mais autênticas expressões da beleza contemporânea.

26 O abstracionismo Principal característica: é a ausência da relação imediata entre suas formas e cores e as formas e cores de um ser. Uma tela abstrata não representa nada da realidade que nos cerca, nem narra figurativamente alguma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica.

27 Maior Representante Wassily Kandinsky,russo, é considerado o pai da arte abstrata. Os pintores russos não se preocupavam na representação de um tema, mas valorizavam as relações entre as cores. A partir de 1912, Kandinsky impressionou-se com as colagens cubistas ao visitar Paris e passou a fazer pinturas de relevo usando materiais diversos. Logo após passou a construir objetos de vidro metal e madeira

28 Suas obras, completamente abstratas, serviram de base para o movimento denominado Construtivismo, que usava principalmente o metal como matéria-prima para criação de peças abstratas ou “construções”, como eram chamadas, em vez de esculturas.

29 Gabo e Pevsner se tornaram mais tarde os fundadores do movimento internacional de artistas abstratos chamado “Criação Abstrata”. Em pouco tempo o abstracionismo dominou a pintura moderna tornando-se um movimento bastante diversificado, destacando-se: - o Abstracionismo Informal e o Abstracionismo Geométrico.

30 No Abstracionismo Informal predominam sentimentos e emoções onde as formas e as cores são usadas mais livremente.

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32 Beleza Russa em meio a uma paisagem, Kandinsky.

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35 Yellow, Red, Blue. Kandinsky.

36 No Abstracionismo Geométrico, as formas e cores são organizadas de tal forma que a composição resultante seja apenas uma expressão de uma concepção geométrica. Seu maior representante: Piet Mondrian (holandês). Para Ele, cada coisa, seja ela uma casa, uma árvore ou uma paisagem, possui uma essência, que está por trás de uma aparência, e que estão em harmonia com o universo. Cabe ao Artista revelar essa essência e harmonia universal.

37 Mondrian – Árvore Vermelha

38 Mondrian – Árvore Cinza

39 Mondrian – Árvore em Flor

40 Nas décadas de 20 e 30, as linhas diagonais e curvas desaparecem de seus quadros, cedendo lugar às linhas horizontais e verticais, onde cores primárias produzem cores claras, em composições brilhantes e equilibradas. Não é um equilíbrio resultante da simetria. Ao contrário, em Mondrian, o equilíbrio é resultado da assimetria.

41 Composição, de Mondrian


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