A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF.ª MS. THAÍS RENATA QUEIROZ SANTANA CARNEIRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF.ª MS. THAÍS RENATA QUEIROZ SANTANA CARNEIRO."— Transcrição da apresentação:

1 PROF.ª MS. THAÍS RENATA QUEIROZ SANTANA CARNEIRO

2 Psicologia = Psykhé (Alma) + Lógos (Estudo) Psicologia - Profissão - Disciplina Acadêmica - Ciência Psicologia - Ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal.

3 Psicologia – Ciência que estuda o comportamento humano e animal e os processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes). O corpo e a mente são estudados pela Psicologia de forma integrada e não separadamente. A Psicologia é uma observação e experimentação passo a passo, de comportamentos abertos (visíveis a todos: forma de vestir, cor do cabelo, alimentação) e fechados (não visíveis: felicidade, tristeza, bondade) e se são processados de forma consciente ou inconsciente.

4 O psicólogo busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico. O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos).

5 A psicologia nasceu de estudos filosóficos e fisiológicos, e por isso carrega traços destes dois tipos de conhecimento. A Psicologia é uma ciência que estuda os comportamentos e processos mentais, partindo da sua descrição para a explicação desses comportamentos de modo a poder prever e controlar as respostas comportamentais

6 Correntes de Psicologia CorrenteObjeto Métodos de investigação População estudada Autores Estruturalismo Estados de consciência Introspecção controlada Observadores treinados Wundt Titchener ReflexologiaReflexos Método experimental Animais e seres humanos Pavlov Behaviorismo/ Comportamentalismo Comportamento observável do ser humano e do animal Método experimental Seres humanos e animais Watson Skinner Tolman Hull

7 Gestalt / Psicologia da Forma Percepção e pensamento como totalidade - Método experimental; - Introspecção Informal Seres humanos e primatas superiores Wertheimer Kohler Kofka Construtivismo Estruturas da inteligência - Método clínico; - Observação naturalista Crianças e adolescentes Piaget Centro de Epistemologia Genética Psicanálise Inconsciente; Estrutura psíquica; Funcionamento psíquico Método Psicanalítico Pacientes humanos Freud Adler Rank Jung Anna Freud Melanie Klein Correntes de Psicologia CorrenteObjeto Métodos de investigação População estudada Autores

8 Psicologia Aplicada EspecializaçõesObjetivos Psicologia Biológica Investigação dos mecanismos fisiológicos que estão subjacentes aos comportamentos e às desordens mentais. Psicologia Cognitiva Investigação dos processos mentais como o pensamento, a memória, a resolução de problemas e a tomada de decisões. Psicologia do Desenvolvimento Investigação dos processos que, se alteram durante o curso da Vida, na infância, na adolescência e na idade adulta. Psicologia Educacional Aplicação dos princípios psicológicos à prática educativa. incluindo métodos de ensino na sala de aula, concepção do currículo escolar.

9 Psicologia Experimental Investigação dos processos que envolvem a aprendizagem, a percepção, a motivação, a emoção. Psicologia Social Investigação do comportamento de grupos, da dinâmica de grupos, das características de um líder. Psicologia Clínica Diagnóstico, investigação das causas e tratamento de comportamentos desajustados. Psicologia da Personalidade Investigação dos fatores que tornam cada indivíduo único. Psicologia Organizacional Investigação dos processos tendentes à otimização do rendimento no trabalho, motivação e formação dos trabalhadores.

10 Neuropsicologia Investigar como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas da cognição humana, bem como métodos de intervenções nas lesões. Psicologia da Saúde Os objetivos são promover saúde mental à sociedade, requer uma visão bio-psico-social de cada indivíduo, entendendo-o como parte fundamental para a qualidade de vida social. Psicologia Jurídica Aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sócio- jurídicos dos crimes e quanto a personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjetivos.

11 Psicopatologia Estudo dos estados mentais patológicos, quanto à manifestação de comportamentos e experiências que podem indicar um estado mental ou psicológico anormal. Sexologia Trata do comportamento sexual, saúde sexual, saúde pública, controle de natalidade, abuso sexual e outros. É uma área de atuação interdisciplinar, que abrange: algumas áreas da medicina, psicologia, sociologia e neurociências. Psicoterapia Corporal A abordagem terapêutica trabalha com processos energéticos, movimento, postura, expressão emocional, imagens e experiência relacional.

12 Realizar pesquisa científica nos parâmetros da Psicologia Científica são formas básicas para compreender o comportamento e os estados subjetivos na psicologia. Dessa forma pode-se ter como procedimentos:, Observar o comportamento que ocorre naturalmente no âmbito real; Criar situações artificiais e observar o comportamento diante de tarefas definidas para essas situações; Perguntar às pessoas sobre o seu comportamento e seus estados subjetivos.

13 A Psicologia Científica é uma forma de fazer ciência e realizar pesquisa com objetivos de melhor compreender o comportamento humanos e a sociedade. Diferentes tipos de pesquisa podem ser elaboradas como forma de ler, interpretar e intervir na realidade, formulando-se hipóteses e buscando nos resultados novas formas de entender e melhorar a vida social e comportamental das pessoas.

14 Temos dois tipos de pesquisas que são frequentemente comparadas em diferentes estudos: qualitativa e quantitativa. Pesquisa Qualitativa Estudo de caso Análise de documentos Pesquisa-ação Pesquisa de campo Experimento qualitativo Avaliação qualitativa

15 Os testes psicológicos são ferramentas importantes para auxiliar a investigação psicológica nas diferentes áreas de atuação da Psicologia. O Psicólogo que pretende fazer uma avaliação psicológica pode optar por dois grandes grupos de testes que permitem avaliar aspectos importantes do sujeito: Testes Psicométricos (interpretações quantitativas) e Testes Projetivos (interpretações qualitativas).

16 O termo “psi”, bastante utilizado pelas pessoas, muitas vezes pode ser permeado de confusão quanto aos significados, principalmente quando se refere aos profissionais indicados por este termo: psiquiatra, psicólogo ou psicanalista. Psiquiatra = Medicina Psicólogo = Psicologia Psicanalista = Medicina ou Psicologia

17 Psiquiatria O psiquiatra é um profissional da medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em psiquiatria, esta é composta de 2 ou 3 anos e abrange estudos em neurologia, psicofarmacologia e treinamento específico para diferentes modalidades de atendimento, tendo por objetivo tratar as doenças mentais. Ele é apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo. Em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados.

18 Psiquiatria É uma especialização da Medicina; Têm por objetivo tratar as doenças mentais, que possuem uma causa orgânica (endógenas); Utiliza-se exclusivamente do modelo médico, tanto no diagnóstico, como no tratamento das doenças; O tratamento é predominantemente baseado na terapia medicamentosa, apesar de existirem muitos psiquiatras que realizam uma formação complementar (Psicanálise, Psicodrama, Gestalt), o que lhes daria subsídios para a realização de psicoterapia.

19 Psicologia O psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. O curso tem duração de 4 anos para o bacharelado e licenciatura e 5 anos para obtenção do título de psicólogo. No decorrer do curso a teoria é complementada por estágios supervisionados que habilita o psicólogo a realizar psicodiagnóstico, psicoterapia, orientação, entre outras. Pode atuar no campo da psicologia clínica, escolar, social, do trabalho, entre outras.

20 Psicologia A Psicologia por receber influências teóricas de diversas áreas (Filosofia, Medicina, Ciências Humanas em geral) possui um espectro de atuação muito mais amplo do que a Psiquiatria (como em empresas, escolas, comunidades, hospitais e etc.); O treinamento básico do psicólogo (caso ele opte por esta área) também lhe permite a realização de psicoterapia, sem precisar para isto uma formação complementar como no caso do psiquiatra. O psicólogo ainda não pode receitar medicamentos.

21 Psicanálise O psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, método terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseado nas associações livres e na transferência. A formação é exigida após a graduação em Psicologia ou Medicina.


Carregar ppt "PROF.ª MS. THAÍS RENATA QUEIROZ SANTANA CARNEIRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google