A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental."— Transcrição da apresentação:

1

2 Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.

3 Qual o significado ou conteúdo desta afirmação? A Vocação e Missão do Padre estão directamente orientadas para a celebração dos Sacramentos. Os Sacramentos estão no centro do seu ministério. A sua vida espiritual depende muito dos Sacramentos. Cristo quer precisar do Padre para celebrar os Sacramentos que vão dar Vida ao Seu povo. Qual o significado ou conteúdo desta afirmação? A Vocação e Missão do Padre estão directamente orientadas para a celebração dos Sacramentos. Os Sacramentos estão no centro do seu ministério. A sua vida espiritual depende muito dos Sacramentos. Cristo quer precisar do Padre para celebrar os Sacramentos que vão dar Vida ao Seu povo. «A identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental»

4 Senhor que és: Verdade para a humanidade cega de tanto orgulho; Sabedoria para a nossa vida tão pouco sensível aos teus preceitos; Justiça para os humildes esmagados pelos poderosos; Senhor que és: Verdade para a humanidade cega de tanto orgulho; Sabedoria para a nossa vida tão pouco sensível aos teus preceitos; Justiça para os humildes esmagados pelos poderosos; Senhor que és: Luz para o nosso mundo obscurecido por tantos ódios; Senhor que és: Luz para o nosso mundo obscurecido por tantos ódios;

5 Senhor, nós Te pedimos: ilumina os nossos espíritos em oração, guia os nossos passos no amor, orienta-nos com a Tua Palavra para a luz eterna orienta-nos com a Tua Palavra para a luz eterna.Senhor, nós Te pedimos: ilumina os nossos espíritos em oração, guia os nossos passos no amor, orienta-nos com a Tua Palavra para a luz eterna orienta-nos com a Tua Palavra para a luz eterna.

6

7 Na celebração deste Ano Sacerdotal, -proposto pelo Papa Bento XVI- na nossa Diocese temos por Lema: ESCOLHIDOS E ENVIADOS.ESCOLHIDOS E ENVIADOS. O objectivo geral é: Ajudar a traduzir na vida diária a vivência do sacerdócio sacerdócio comum dos fiéis (consagração do mundo) sacerdócio comum dos fiéis (consagração do mundo) sacerdócio ministerial dos padres (caridade pastoral) sacerdócio ministerial dos padres (caridade pastoral)

8 «Escolhidos e enviados» somos todos chamados por Deus. Este chamamento, para ser enviado a realizar uma Missão específica, designa-se por VOCAÇÃO

9 VOCAÇÃO É: é convite amoroso que Deus dirige a cada pessoa, mas aguarda resposta, no respeito pela liberdade. VOCAÇÃO É: é convite amoroso que Deus dirige a cada pessoa, mas aguarda resposta, no respeito pela liberdade.

10 1.Chamamento/oferta de Deus (vida, liberdade, santidade) 2.Resposta de cada pessoa com um «SIM» na vida (sacerdotal, religiosa, matrimonial) 3.Compromisso com Deus e com os outros (irmãos/irmãs) para construir um mundo de paz; mundo mais justo e mais fraterno = MISSÃO 1.Chamamento/oferta de Deus (vida, liberdade, santidade) 2.Resposta de cada pessoa com um «SIM» na vida (sacerdotal, religiosa, matrimonial) 3.Compromisso com Deus e com os outros (irmãos/irmãs) para construir um mundo de paz; mundo mais justo e mais fraterno = MISSÃO A vocação integra:

11 Na Igreja há dois tipos de vocação: 1º - vocação comum a todos os baptizados, chamados a dar testemunho da sua fé ao longo de toda a vida. Na Igreja há dois tipos de vocação: 1º - vocação comum a todos os baptizados, chamados a dar testemunho da sua fé ao longo de toda a vida.

12 2º - vocação de plena consagração da vida ao serviço de Deus, da Igreja e dos irmãos: Vocações que actuam na Igreja em nome de Jesus Cristo, depois de celebrado o Sacramento da Ordem; vocações confirmadas por votos - Vida Consagrada 2º - vocação de plena consagração da vida ao serviço de Deus, da Igreja e dos irmãos: Vocações que actuam na Igreja em nome de Jesus Cristo, depois de celebrado o Sacramento da Ordem; vocações confirmadas por votos - Vida Consagrada

13 Por estas vocações, Cristo-Igreja exerce os 3 ministérios: da Palavra (anúncio e vivência) (Eucaristia como centro) dos Sacramentos (Eucaristia como centro) da Pastoral (condução do povo, discernimento). Por estas vocações, Cristo-Igreja exerce os 3 ministérios: da Palavra (anúncio e vivência) (Eucaristia como centro) dos Sacramentos (Eucaristia como centro) da Pastoral (condução do povo, discernimento).

14 Neste Tema apresentamos o que se entende por VOCAÇÃOAOSACERDÓCIO. VOCAÇÃOAOSACERDÓCIO.

15 A identidade do padre, mais do que por acções ou funções, define-se pela sua representação sacramental de Jesus Cristo.

16 Cristo é a Luz dos povos; a Igreja é o seu Sacramento.

17 Igreja Sacramento de Cristo É através da Igreja que os homens de todos os tempos podem estabelecer Igreja Sacramento de Cristo É através da Igreja que os homens de todos os tempos podem estabelecer

18 Assim, Deus tem presença e acompanha esta mesma história com seu amor. É uma acção sacramental. Assim, Deus tem presença e acompanha esta mesma história com seu amor. É uma acção sacramental. Cristo–Igreja age na história dos homens.

19 Sacramento é sinal e meio de realizar a nossa comunhão com Deus.

20 Sacramento é sinal eficaz do dom de Deus em Jesus Cristo.

21 Cristo ofereceu a mediação especial que é o Padre. Para estar na vida dos crentes e lhes dar a Vida de Deus,

22 Dentro da Igreja, Sacramento de Cristo, Luz dos Povos, o Padre está ao serviço da Vida, da Igreja, de Cristo, de Deus. Dentro da Igreja, Sacramento de Cristo, Luz dos Povos, o Padre está ao serviço da Vida, da Igreja, de Cristo, de Deus.

23 A vida sacramental do Padre tem duas grandes e inseparáveis dimensões, que têm como centro a Palavra, a Eucaristia e a Reconciliação: 1 vive a vida sacramental 2 é sacramento de Jesus Cristo, tornando-O presente na humanidade. A vida sacramental do Padre tem duas grandes e inseparáveis dimensões, que têm como centro a Palavra, a Eucaristia e a Reconciliação: 1 vive a vida sacramental 2 é sacramento de Jesus Cristo, tornando-O presente na humanidade. Significa que:

24 o Padre recebe Vida dos Sacramentos que celebra e em que participa; Significa que: o Padre recebe Vida dos Sacramentos que celebra e em que participa; o Padre é mediação de Cristo, da Vida, celebrando os Sacramentos em que os outros participam ou que celebram com ele.

25 O Padre, sacramentalmente associado a Cristo, é sinal e mediação de Cristo para o Povo de Deus. O Padre, sacramentalmente associado a Cristo, é sinal e mediação de Cristo para o Povo de Deus.

26 A vocação à santidade, que o Padre tem e vive sacramentalmente, traduz-se na sacramentalidade do seu ministério na Igreja. A vocação à santidade, que o Padre tem e vive sacramentalmente, traduz-se na sacramentalidade do seu ministério na Igreja. Que significa?

27 Que significa Sacramentalidade? Quer dizer que: O Padre recebeu uma vocação directamente ligada aos Sacramentos. O Padre recebeu uma vocação directamente ligada aos Sacramentos. Que significa Sacramentalidade? Quer dizer que: O Padre recebeu uma vocação directamente ligada aos Sacramentos. O Padre recebeu uma vocação directamente ligada aos Sacramentos. É fundamental na sua missão celebrar os Sacramentos. É fundamental na sua missão celebrar os Sacramentos. Pela celebração dos Sacramentos recebe ele próprio Vida e é oferecida Vida aos outros que com ele celebram. Pela celebração dos Sacramentos recebe ele próprio Vida e é oferecida Vida aos outros que com ele celebram. É fundamental na sua missão celebrar os Sacramentos. É fundamental na sua missão celebrar os Sacramentos. Pela celebração dos Sacramentos recebe ele próprio Vida e é oferecida Vida aos outros que com ele celebram. Pela celebração dos Sacramentos recebe ele próprio Vida e é oferecida Vida aos outros que com ele celebram.

28 vive o seu Baptismo, vive o seu Baptismo, escuta e acolhe a Palavra, escuta e acolhe a Palavra, celebra a Reconciliação e a Eucaristia; celebra a Reconciliação e a Eucaristia;

29 exerce o Sacramento da Ordem, tudo isso faz parte da sacramentalidade da sua vida e se projecta na sua MISSÃO. exerce o Sacramento da Ordem, tudo isso faz parte da sacramentalidade da sua vida e se projecta na sua MISSÃO.

30 O Padre é chamado por Cristo. É Cristo que age pelo Padre que recebeu o Sacramento da Ordem. O Padre é chamado por Cristo. É Cristo que age pelo Padre que recebeu o Sacramento da Ordem. Se o sacerdote for infiel e pecador, continuam a ser válidos os Sacramentos que ele celebra em nome de Cristo. Se o sacerdote for infiel e pecador, continuam a ser válidos os Sacramentos que ele celebra em nome de Cristo.

31 1. Como imagino a vida espiritual dos Padres? De onde se alimentam eles para serem ministros de Jesus Cristo na Igreja? 2. De onde se alimentam eles para serem ministros de Jesus Cristo na Igreja?

32 Senhor Jesus, Caminho Verdade e Vida, volto para Ti o meu olhar, deixo-me tocar pela Tua Palavra e pela Tua presença. No meio das minhas procuras, faz-me experimentar o Teu Caminho, conhecer a Tua Verdade, saborear a Tua Vida. Senhor Jesus, Caminho Verdade e Vida, volto para Ti o meu olhar, deixo-me tocar pela Tua Palavra e pela Tua presença. No meio das minhas procuras, faz-me experimentar o Teu Caminho, conhecer a Tua Verdade, saborear a Tua Vida.

33 Faz-me confiar totalmente naquilo que me dizes, no desafio a que me chamas. Faz-me confiar totalmente naquilo que me dizes, no desafio a que me chamas.

34 Na Palavra Te encontro e quero anunciar-Te. Experimento a novidade do Teu perdão, sinto a vida nova como missão. Na Palavra Te encontro e quero anunciar-Te. Experimento a novidade do Teu perdão, sinto a vida nova como missão.

35 Dá-me confiança, dá-me coragem. Seguindo-Te, são seguros os meus caminhos. Dá-me confiança, dá-me coragem. Seguindo-Te, são seguros os meus caminhos.

36 Texto – Escolhidos e Enviados Imagens – Internet Realização – Maria Rosária Nunes Franciscana Missionária de Maria


Carregar ppt "Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google