A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Obtenção e caracterização de sistemas microemulsionados aplicados à indústria de petróleo Aluno: Guymmann Clay.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Rio Grande do Norte Obtenção e caracterização de sistemas microemulsionados aplicados à indústria de petróleo Aluno: Guymmann Clay."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Obtenção e caracterização de sistemas microemulsionados aplicados à indústria de petróleo Aluno: Guymmann Clay da Silva Orientador: Dr. José Luis Cardoso Fonseca Co-orientador: Dr a. Tereza Neuma Castro Dantas

2 Introdução As microemulsões são geralmente caracterizadas como agregados esféricos no qual água e óleo são homogeneamente misturados devido à presença de substâncias anfifílicas (tensoativos); Elas são isotrópicas com estruturas típicas de tamanho próximo de 3 a 30 nm com aparência transparente; Elas diferem das emulsões não apenas pelo seu tamanho estrutural ser muito menor mas também na sua estabilidade termodinâmica, estabilizando e proporcionando vida longa a sistemas de misturas do tipo óleo/água.

3 Motivação Remover frações pesadas de petróleo; Solubilização e otimização da formação de borras; Estudar sistemas microemulsionados em meio ácido visando a remoção de óleo das superfícies da rocha sem causar danos a formação.

4 Objetivo Objetivo geral Obter e caracterizar sistemas microemulsionados aplicados à indústria de petróleo. Objetivos Específicos Escolha dos constituintes para o sistema microemulsionados do tensoativo, cotensoativo, fase aquosa e fase óleo; Determinação dos sistemas microemulsionados; Escolha da concentração de microemulsão; Caracterizá-las através da reometria, viscosimetria capilar, tamanho de partícula; Dentre outras.

5 Metodologia Para determinar as regiões de microemulsão, é necessário a construção de diagramas de fases. O método de construção baseia-se na titulação volumétrica com pesagem analítica, das proporções volumétricas, a fim de se obter as proporções mássicas respectivas.

6 Resultados Concentração escolhida para a caracterização da região de microemulsão: 40% CT, 55% de ADT e 5% da fase óleo. Unitol L90: utilizado na indústria de petróleo para verificar o comportamento solúvel, parcialmente solúvel ou insolúvel no composto apolar.

7 Resultados

8 Considerações finais Diante dos resultados apresentados, foi possível observar alguns aspectos sobre o comportamento das micelas do tipo O/A na microemulsão; As micelas se apresentaram estáveis a diluições próximas da viscosidade da água através de teste de viscosidade; A estabilidade foi comprovada pelo ensaio de Diâmetro Efetivo das micelas, no qual a diluições próximas da viscosidade da água pode-se obter valores de diâmetro efetivo igual a 11,1 ± 0,2 nm.


Carregar ppt "Universidade Federal do Rio Grande do Norte Obtenção e caracterização de sistemas microemulsionados aplicados à indústria de petróleo Aluno: Guymmann Clay."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google