A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INRODUÇÃO: Em seu início, a computação era tida como um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e nos meios.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INRODUÇÃO: Em seu início, a computação era tida como um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e nos meios."— Transcrição da apresentação:

1

2 INRODUÇÃO: Em seu início, a computação era tida como um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, as "máquinas gigantes" começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores e mais poderosos. A evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo estando em lugares muito distantes geograficamente. Como conseqüência, tais máquinas deixaram de simplesmente automatizar tarefas e passaram a lidar com Informação.

3 A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO: A informação é um patrimônio, é algo de valor. Não se trata de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que uma pessoa ou uma empresa possa tirar proveito. A informação é inclusive um fator que pode determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio. E isso não é difícil de ser entendido. Basta imaginar o que aconteceria se uma instituição financeira perdesse todas as informações de seus clientes...

4 Apesar de possível, muito dificilmente uma empresa de grande porte consegue perder suas informações, principalmente quando se fala de bancos, cadeias de lojas, entre outros. No entanto, o que ocorre com mais freqüência é o uso inadequado das informações adquiridas ou, ainda, a sub-utilização destas. É nesse ponto que a Tecnologia da Informação pode ajudar.

5 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas - que existem várias definições e nenhuma consegue determiná-la por completo.

6 O USO DA T.I.: Sendo a informação um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível. A questão é que não existe "fórmula mágica" para determinar como utilizar da melhor maneira as informações. Tudo depende da cultura, do mercado, do segmento e de outros aspectos relacionados ao negócio ou à atividade. As escolhas precisam ser bem feitas. Do contrário, gastos desnecessários ou, ainda, perda de desempenho e competitividade podem ocorrer.

7 EXEMPLO DO USO DA T.I.: Tome como base o seguinte exemplo: Se uma empresa renova seu parque de computadores comprando máquinas com processadores velozes, muita memória e placa de vídeo 3D para funcionários que apenas precisam utilizar a internet, trabalhar com pacotes de escritório ou acessar a rede, a companhia fez gastos desnecessários. Comprar máquinas de boa qualidade não significa comprar as mais caras, mas aquelas que possuem os recursos necessários.

8 EXEMPLO DO USO DA T.I.: A TI é algo cada vez mais comum no dia-a-dia das pessoas e das empresas. Tudo gira em torno da informação. Portanto, quem souber reconhecer a importância disso, certamente se tornará um profissional com qualificação para as necessidades do mercado. Da mesma forma, a empresa que melhor conseguir lidar com a informação, certamente terá vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

9 TECNOLOGIA SOCIAL Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.

10 TECNOLOGIA SOCIAL As tecnologias sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala. São exemplos de tecnologia social: o clássico soro caseiro ( mistura de água, açúcar e sal que combate a desidratação e reduz a mortalidade infantil); as cisternas de placas pré-moldadas que atenuam os problemas de acesso a água de boa qualidade à população do semi-árido, entre outros.

11 TECNOLOGIA SOCIAL Durante a 2ª Conferência Internacional de Tecnologia Social, foram expostas 21 experiências em áreas como agroecologia, reciclagem, bioenergia e incubação de empreendimentos solidários. Captação de água de chuva para a produção de alimentos e aquecedor solar de baixo custo estão entre as soluções apresentadas. Ele ressalta que a Tecnologia Social é fundamental para melhorar a vida das populações menos assistidas. “São ações simples, de baixo custo, voltados para solucionar problemas pequenos e médios de populações carentes.”

12 T.I. VERDE O QUE É? É que a prática sustentável de produção, gerenciamento e descarte dos equipamentos eletrônicos, bem como economia de energia elétrica. Envolve desde a fabricação, se aproveitando de métodos para produzir que sejam menos nocivos a natureza, como por exemplo, reduzir os níveis de substâncias químicas utilizadas para a produção dos equipamentos; aparelhos eletrônicos que consumam menos enegia

13 T.I. VERDE OUTROS PRODUTOS Equipamentos eletrodomésticos. Equipamentos de Informática e telecomunicações Equipamentos eletrônicos em geral Luminárias e material elétrico em geral Ferramentas elétricas e eletrônicas (exceto máquinas industriais de grande porte) Brinquedos e equipamentos esportivos e de lazer.

14 T.I. VERDE A fabricação de qualquer aparelho eletrônico é complexa e demanda a utilização de diversos materiais, de diferentes origens, composições e propriedades. E algumas dessas características podem ser nocivas ao meio ambiente. Produzir equipamentos eletromédicos, então, potencializa a capacidade de degradação do meio ambiente. Isso porque esses aparelhos utilizam materiais como mercúrio e chumbo, altamente tóxicos.

15 T.I. VERDE NÚMEROS QUE IMPRECIONAL: Números que impressionam Para se ter uma ideia, os resíduos eletrônicos já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isso quer dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do mundo. O Brasil produz 2,6Kg de lixo eletrônico por habitante, o equivalente a menos de 1% da produção mundial de resíduos do mundo, porém, a indústria eletrônica continua em expansão. Até 2012 espera-se que o número de computadores existentes no país dobre e chegue a 100 milhões de unidades.

16 Deste total, 40% se encontram na forma de eletrodomésticos. Aqui no Brasil são fabricados por ano 10 milhões de computadores, e quase nada está sendo reciclado. Apenas de celulares e as baterias que são fabricadas através de componentes tóxicos, são 150 milhões. Entrarão no mercado anualmente mais 80 milhões de celulares, mas somente 2% serão descartados de forma correta. Os outros 98% serão simplesmente guardados em casa ou despejados no lixo comum, criando ainda mais impacto ambiental.

17 COMPONENTES DO COMPUTADOR Um computador mediano é feito de elementos básicos, conhecidos de todos, como plásticos e metais, mas também de componentes extremamente danosos à saúde, como chumbo, cádmio, belírio, mercúrio, etc. O mercúrio, muito utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana, pode causar danos cerebrais e ao fígado. Já o chumbo, o componente mais usado em computadores, além de televisores e celulares pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e, consequentemente, à morte.

18 Um computador é feito de elementos básicos como plásticos e metais, mas também de componentes extremamente danosos à saúde, como chumbo, cádmio, belírio, mercúrio, etc. O mercúrio, muito utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana, pode causar danos cerebrais e ao fígado. Já o chumbo, o componente mais usado em computadores, além de televisores e celulares pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e, consequentemente, à morte.

19 A partir do momento em que estes elementos tóxicos são enviados para lixões contaminam tanto o solo como a água, todos aqueles que se utilizam dessas fontes será contaminado pelos detritos. Não existe um computador sem produtos nocivos à saúde e somente o processo de retirada dos produtos da natureza já atinge o meio ambiente, seja por causa do transporte, do uso de água para a fabricação de componentes, etc. Portanto, se a reciclagem prevenir qualquer uma das etapas da fabricação ou a contaminação do solo e da água, já é um ganho para a natureza!

20 MALEFÍCIOS E BENEFÍCIOS DA INTERNET Utilização produtiva: - Entretenimento; - Pesquisa; - Rede Social (Network) NÚMEROS: -1,4 Bi de pessoas têm no mundo; - 90 trilhões de s fora enviados em 2009; - 1,73 Bi de usuários de Internet no mundo; Milhões de Blogs na rede; Milhões de usuários do Facebook;

21 Há começar de mim Há muito eu precisava te encontrar, te abraçar co alegria, da vida partilhar. Saber das tuas emoções, oferecer-te um ombro amigo em tuas decisões. E lembrar dos velhos tempos, destacando os momentos que ensinaram ao coração. És a imagem e semelhança de um Deus e seu imenso Amor. Quem acolhe também ama. Deus se faz presente no irmão.

22 Quanto o mundo ganharia se desse as mãos. Tantos pedem pela paz numa só língua e em canções. Vai solta a voz, canta forte que é tempo de recomeçar. Vê, Deus quer contar contigo, tantos vão nova vida encontrar. Valdenízio


Carregar ppt "INRODUÇÃO: Em seu início, a computação era tida como um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e nos meios."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google