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TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NA GESTÃO PREVIDENCIÁRIA Palestrante: Demetrius Ubiratan Hintz Presidente ABIPEM / IPREV SC.

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1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NA GESTÃO PREVIDENCIÁRIA Palestrante: Demetrius Ubiratan Hintz Presidente ABIPEM / IPREV SC

2 O QUE É SER GESTOR DE RPPS ? RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE CONCIÊNCIA CONCIÊNCIA DETERMINAÇÃO DETERMINAÇÃO

3 PRINCIPAIS DESAFIOS DO GESTOR DE RPPS CONCIENTIZAR PREVIDENCIÁRIAMENTE CONCIENTIZAR PREVIDENCIÁRIAMENTE CAPACITAR CAPACITAR TER CORAGEM DE MUDAR TER CORAGEM DE MUDAR

4 GESTÃO MUNICIPAL GESTÃO MUNICIPAL GESTÃO ESTADUAL GESTÃO ESTADUAL QUAL A DIFERENÇA ?

5 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) O FUTURO DOS RPPS

6 O QUE É TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) "É todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e/ou informações, tanto de forma sistêmica quanto esporádica, esteja ela aplicada no produto ou no processo." "É todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e/ou informações, tanto de forma sistêmica quanto esporádica, esteja ela aplicada no produto ou no processo."

7 GRANDES MÁQUINAS UTILIZADA APENAS PARA AUTOMATIZAR DETERMINADAS TAREFAS DE GRANDE PORTE AVANÇOS TECNOLÓGICOS EVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES PASSAM A LIDAR COM INFORMAÇÃO PEQUENAS MÁQUINAS COMPUTADORES SE COMUNICAM EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA

8 A informação é um patrimônio, é algo de valor. Não se trata de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que um usuário ou instituição possa tirar proveito.A informação é um patrimônio, é algo de valor. Não se trata de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que um usuário ou instituição possa tirar proveito. INFORMAÇÃO SEGURADO

9 A informação é fator que pode determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de uma instituição ou negócio.A informação é fator que pode determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de uma instituição ou negócio. RPPS sem informações dos segurados INFORMAÇÃO

10 Sendo a informação um bem que agrega valor a uma instituição ou indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo.Sendo a informação um bem que agrega valor a uma instituição ou indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) SEGURADO

11 Sistemas defasadosSistemas defasados Expectativas não atendidasExpectativas não atendidas Revisão de prioridadesRevisão de prioridades Equipamentos obsoletosEquipamentos obsoletos Ambientes que impactam constantemente na administração de recursos tecnológicos: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI)

12 Buscar soluções certificadas pelo mercado que tragam bons resultadosBuscar soluções certificadas pelo mercado que tragam bons resultados As escolhas precisam ser bem feitas, do contrário, gastos desnecessários, ou, ainda, perda de desempenho podem ocorrer.As escolhas precisam ser bem feitas, do contrário, gastos desnecessários, ou, ainda, perda de desempenho podem ocorrer. COMO MINIMIZAR OS IMPACTOS?

13 DADOS PREVIDENCIÁRIOS DISPERSOS NORMAS DE GESTÃO, ON. 01/2007 E OUTRAS. VÁRIAS REGRAS PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS DIVERSOS REQUISITOS COMBINADOS INEXISTÊNCIA DE CONTROLE DE REPASSES INEXISTÊNCIA DE CONTRIBUIÇÃO INDIVIDUALIZADA. FALTA DE CONTROLE ATUARIAL E/OU FINANCEIRO SOLUÇÃO ADEQUADA TI PONTE CADASTRO CONSISTENTE E CONFIÁVEL CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS FOLHA DE BENEFÍCIOS CONTROLE DE GESTÃO E ARRECADAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS RPPS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS RPPS

14 SOLUÇÃO ADEQUADA ATENDIMENTO CONCEDE BENEFÍCIO IMPLANTA EM FOLHA EXERCE OS CONTROLES DE GESTÃO

15 CADASTRO É A ALMA DA PREVIDÊNCIA Então, a solução deve possuir aderência ao RPPS, ou seja, dispor em sua base cadastral de todas as informações: de caráter pessoal,de caráter pessoal, do cargo,do cargo, das remunerações,das remunerações, de dependentes, e,de dependentes, e, outras que implicarão no futuro nos resultados da concessão de benefícios e de controles de gestão.outras que implicarão no futuro nos resultados da concessão de benefícios e de controles de gestão.

16 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS RPPS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS RPPS SISTEMA DE RECADASTRAMENTO MODELO DE SANTA CATARINA SISTEMA DE RECADASTRAMENTO MODELO DE SANTA CATARINA

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18 Em função da ocorrência das fraudes, da situação que se apresentou e da questão que surgiu, no final de 2007, o IPREV Santa Catarina elaborou um projeto para a criação de um sistema informatizado que viesse coibir essas práticas. O sistema iniciou o funcionamento em maio de 2008 nas 30(trinta) agências do IPREV-SC, que funcionam de forma integrada. A NECESSIDADE

19 O COMEÇO PARCERIA

20 A identificação de pessoas através da biometria, tem sido há muito tempo objeto de interesse da comunidade de segurança computacional. Com o aperfeiçoamento da tecnologia e a redução no custo dos dispositivos, a biometria é considerada como uma solução eficaz para problemas de autenticação. INTRODUÇÃO

21 Do grego: Bios Bios - Vida Metron Metron - Medida Método de identificação de uma pessoa com base numa característica fisiológica (impressão digital, íris, reconhecimento de voz, entre outros). O QUE É BIOMETRIA ?

22 O QUE É IMPRESSÃO DIGITAL ? Constituída por cumes de fricção com poros; Os cumes formam padrões e detalhes únicos e irrepetíveis; Criada durante a vida fetal independentemente da genética; Mantem-se igual por toda a vida aumentando apenas de tamanho; Os gêmeos não têm as mesmas impressão digital embora partilhem o mesmo DNA.

23 Baixo custo; É fácil de implementar pois está pronta para massificação e os leitores são pequenos, portáteis e integráveis; É conveniente pois a senha não se esquece; Precisão e confiabilidade. VANTAGENS

24 Reduzir, consideravelmente, a possibilidade de ocorrência de fraudes; Gerenciar os recadastramentos baseado na identificação biométrica (impressão digital) dos indivíduos relacionados com a instituição; Permitir identificar as pessoas de forma visual com a possibilidade de acessar o álbum de fotos atualizado. OBJETIVOS

25 ESTRUTURA

26 Módulo instalado no computador servidor que tem por objetivos validar usuários, disponibilizar dados para consulta e processar solicitações do módulo cliente. MÓDULO SERVIDOR

27 MÓDULO MASTER Módulo destinado aos administradores para manutenção de usuários, parametrização e controle de lançamentos, integração com outros sistemas e emissão de relatórios de operações, relatórios de acessos, relatórios de imagens etc.

28 MÓDULO MASTER Manutenção dos Administradores; Parametrizações (Enquadramentos Funcionais, Documentos exigidos, Períodos e Filtros); Relatórios: –Relação de Administradores; –Relação de Operacionais; –Relação de Funcionais; –Relatório dos Recadastramentos a serem Realizados no Período; –Relatório dos Recadastramentos Realizados no Período; –Relatório dos Recadastramentos Pendentes no Período; –Relatório dos Recadastramentos Realizados (fora do prazo) no Período; –Relação de Solicitações para Recadastramento Funcional Domiciliar no Período.

29 MÓDULO MASTER

30 Módulo destinado aos usuários, servidores ou funcionários recadastradores para a operação do processo de recadastramento com funções de busca das informações do pensionista, atualização dos dados cadastrais, coleta/validação da impressão digital, captura da foto, além de relatórios operacionais auxiliares no processo. MÓDULO CLIENTE

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39 Demetrius U. Hintz Presidente


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