A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atuação Responsável AR+20 Responsible Care Carlos André Vaz J unior Abril de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atuação Responsável AR+20 Responsible Care Carlos André Vaz J unior Abril de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Atuação Responsável AR+20 Responsible Care Carlos André Vaz J unior Abril de 2012

2 Soluções Sustentáveis Produtos Sustentáveis Processos Sustentáveis “A indústria química é parte da solução para o desenvolvimento sustentável.” Jorge Soto (Diretor de Desenvolvimento Sustentável – BRASKEM)

3 AR+20 (Atuação Responsável) AR é a resposta da indústria química aos desafios do meio ambiente e uma resposta as demandas sociais – especialmente após os grandes acidentes ocorridos no passado. Década de 80Acidentes ampliados Perda de credibilidade Perda de confiança Reação negativa da população

4 AR+20 (Atuação Responsável) AR é a resposta da indústria química aos desafios do meio ambiente e uma resposta as demandas sociais – especialmente após os grandes acidentes ocorridos no passado. Desde 1992 a ABIQUIM atua com este foco.

5 AR não é um desafio, é uma oportunidade de desenvolvimento, criação de novos negócios, etc. Mariana Meirelles Conselho Empresarial Brasileiro para Desenvolvimento Sustentável CEBDS

6 ICCA International Council of Chemical Associations ABIQUIM

7

8 GPS

9 Muitas substâncias Os fabricantes não sabem sobre os perigos no seu uso Usuário final não tem informação para decidir Controle de exposição pouco eficiente Pouca ênfase para reduzir ou substituir compostos perigosos GPS Gregory Bond (Diretor de Responsabilidade de Produto – DOW)

10 GPS Gregory Bond (Diretor de Responsabilidade de Produto – DOW) Redução de risco Informação e conhecimento (indústria, governo, ONGs, população) Cooperação tecnológica (entre empresas) Governança Combate ao tráfico internacional de químicos (drogas e armas químicas)

11 GPS Gregory Bond (Diretor de Responsabilidade de Produto – DOW) Etapas: Selecionar o que se usa ou produz Conseguir informação Priorizar Construir base de dados Implementação: Caracterizar perigo Entender a exposição Caracterizar o risco Elaborar documentos de segurança

12 GPS Gregory Bond (Diretor de Responsabilidade de Produto – DOW) GPS Info Service: Informação grátis e global, alimentada por empresas de todos os países. “Track us and not simply trust us”

13

14 ABIQUIM: Comissão de Segurança de Processos “Segurança de processos é mais do que cumprir leis e normas.” Antonio Ribeiro - BAYER

15 Selvagem Cumpridora (leis, NR) Voluntária (ISO, AR) Sylvia Tabarin – Carbocloro

16 Atividades Profissionais Analistas de Risco (APR, HAZOP, normas, leis, etc) Especialistas (detecção e prevenção de incêndios, alta pressão ou vácuo, etc) “Faltam profissionais no mercado” “A empresa leva 5 anos treinando alguém” “Consultorias? E o sigilo industrial?”

17 “A única universidade brasileira com disciplina obrigatória de segurança de processos na graduação em engenharia química é a UFRJ” Antonio Ribeiro - Bayer Quadro semelhante é encontrado no EUA. O governo americano deve começar a pressionar a incorporação ao currículo.

18 “A única universidade brasileira com disciplina obrigatória de segurança de processos na graduação em engenharia química é a UFRJ” Antonio Ribeiro - Bayer Onde melhorar: conceitos básicos em termodinâmica, cinética... O fundamental: análise de risco O que faz falta: classificação de área


Carregar ppt "Atuação Responsável AR+20 Responsible Care Carlos André Vaz J unior Abril de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google