A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 Coordenadas Geográficas. Paralelos Linhas Imaginárias que “cortam” o mundo no sentido horizontal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 Coordenadas Geográficas. Paralelos Linhas Imaginárias que “cortam” o mundo no sentido horizontal."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 Coordenadas Geográficas

2 Paralelos Linhas Imaginárias que “cortam” o mundo no sentido horizontal

3 Latitude É a medida do ângulo dos Paralelos. Varia de 0 a 90 graus, de Norte a Sul.

4 Meridianos Linhas Imaginárias que “cortam” o mundo no sentido vertical

5 Longitude É a medida do ângulo dos Meridianos. Varia de 0 a 180 graus, Leste a Oeste.

6 Coordenadas Geográficas É conjunto de informações de Latitude e Longitude que, juntos, possibilitam a localização de qualquer ponto na Terra.

7 Latitude A Origem das Medidas de Latitude é a Linha do Equador (0° de Latitude).

8 Longitude A Origem das Medidas de Latitude é o Meridiano de Greenwich (0° de Longitude).

9 Para Localizar um ponto qualquer, é preciso indicar sua Latitude e Longitude

10 Localize, em seu caderno, pontos do Mapa

11 Exercícios 1.Localize as coordenadas das seguintes cidades: a)Paris b)Buenos Aires c)Moscou d)Las Vegas e)Roma f)Berlin g)Toquio h)Johanesburgo i)Dubai j)Natal k)São Paulo

12

13 Fuso Horário

14

15 Regras: Exercícios Fuso Horário 1° Leia o enunciado da questão e identifique a cidade- origem (aquela que o exercício já apresenta a hora local) e a cidade-destino (aquela que o enunciado deseja que você descubra a hora certa). Veja o exemplo: (UFJF) Em função dos fusos horários observados no território brasileiro, quando, na cidade de Recife (GMT: –3), forem 6h, quantas horas serão na cidade de Porto Velho (GMT: –4), não considerando o horário de verão? cidade-origem: Recife-PE cidade-destino: Porto Velho-RO

16 Regras: Exercícios Fuso Horário 2° Em seguida, descubra a diferença de fusos entre essas duas localidades contanto o número de Fusos de um lugar para outro: De Recife para Porto Velho: 1 fuso horário

17 Regras: Exercícios Fuso Horário 3° Depois de calculada a diferença de fusos, deve-se descobrir se o(s) fuso(s) horário(s) são adiantados ou atrasados em relação a cidade-origem. Em direção ao leste ==> fusos adiantados (soma) Em direção ao oeste ==> fusos atrasados (subtração) No caso citado acima, temos um deslocamento em direção ao oeste, portanto devemossubtrair 1 fuso horário à hora local da cidade-origem.

18 Regras: Exercícios Fuso Horário 4° No fim, deve-se somar ou subtrair o(s) fuso(s) à hora da cidade-origem, apresentada na questão. 6h (hora do Recife) – 1 (fuso horário) = 5h (hora de Porto Velho) SE A QUESTÃO CONTER TEMPO DE VIAGEM, VOCÊ DEVE SOMÁ-LA APENAS NO FINAL, DEPOIS DESSES QUATRO PASSOS.

19 Exercícios ENEM- cursinho

20 01 - Questão Em uma viagem de avião o comandante faz a seguinte notificação: “viajaremos por 16 horas”. A hora exata de saída foi às 00h00min – Califórnia (120° O) no dia 31 de outubro com destino a Sidney (150° L). Quando ocorrerá a chegada ao destino? LEMBRE-SE: UM FUSO POSSUI 15° OU SEJA: 15°= 1H

21 Resolução Achar a diferença de horas entre as cidades Califórnia – 120° O Sidney – 150°L (DICA: NESSE CASO, COMO SÃO HEMISFÉRIOS DIFERENTES, SOME AS DUAS LONGITUDES) = 270/15 = 18 h. Somar as diferenças: fuso + tempo de vôo = = 34 h. O valor de 34 horas é superior a um dia sendo assim retira-se o valor de 24 ou faz a divisão, o que sobra são as horas.

22 Então temos a diferença de 1 dia e 10 horas. Para terminar o exercício analisa-se a direção do movimento – se é de O para L soma. Califórnia era 00h00min do dia 31 de outubro + 1 dia e 10 horas. O avião chegará em Sidney no dia 01 de outubro às 10 horas.

23 02 - Questão O sistema de fuso segue convenções. Qual foi a última convenção ocorrida no ano de 2008? a) Que o Brasil terá 6 fusos a partir de 2008 b) Que o arquipélago de Fernando de Noronha terá duas horas em relação a Brasília c) Que o Brasil terá somente 3 fusos horários d) Que a Amazônia terá mais um fuso por causa de sua grande extensão territorial.

24 02 - Questão O sistema de fuso segue convenções. Qual foi a última convenção ocorrida no ano de 2008? a) Que o Brasil terá 6 fusos a partir de 2008 b) Que o arquipélago de Fernando de Noronha terá duas horas em relação a Brasília c) Que o Brasil terá somente 3 fusos horários d) Que a Amazônia terá mais um fuso por causa de sua grande extensão territorial.

25 03 - Questão Um escritório de cobrança fez várias ligações para fazer acertos de pendências. O escritório não pode fazer ligações antes das 8 horas para seus clientes. O escritório está situado em Brasília. Que horas local o escritório deve ligar para que a hora exata seja 8 hora em Montana ( 105° O)?

26 1° passo – diferença de horas Brasília 45° O Montana 105° O dica: hemisférios iguais – subtrai 105 – 45 = 60/15= 4 horas Observe o sentido do movimento – apesar da ligação partir de Brasília, a pergunta é sobre a hora da ligação partindo de Brasília para Montana. Sendo que em Montana tem de ser 8 horas.

27 Como temos a hora de Montana = 8 horas. O movimento é de Montana para Brasília. De oeste para leste soma. Se em Montana é 8 horas mais 4 horas da diferença, em Brasília será 12 horas. M -105° B - 45°

28 4 - Questão Uma lancha estava em Fernando de Noronha (30° O) e saiu para fazer uma viagem às 6 horas no período da manhã e terá uma duração de 4 horas, que horas será na ilha Santo Antônio (19° O) desprezando as convenções.

29 1° passo – diferença de hora Fernando de Noronha – 30° O Ilha de Santo Antonio – 19° O Hemisférios iguais subtrai. 30 – 19 = 11° Nesse caso como está fora da convenção. Qualquer número diferente de 15° deve utilizar a regra de que para cada 1° são 4 min.

30 11° * 4 = 44min (diferença de hora) O sentido do movimento é de oeste para leste – Fernando de Noronha para Ilha de Santo Antonio. Em Fernando de Noronha era 6 horas no mesmo momento na Ilha de Santo Antonio seria min + o tempo de viagem que é de 4 horas. Sendo assim na Ilha será 10h44min.

31 5 - Questão Três internautas (A, B, C) navegam pela rede mundial e visitam a página da BBC de Londres. No momento em que eles acessam a referida página, são 15 h (hora local) em Londres (0°). Sabe-se que o internauta A mora numa cidade a 105 L° de Gr, o internauta B, a 30° L de A, e o internauta C, a 45° O de Gr. Com base nessas informações, é correto afirmar que as cidades dos internautas A, B, C, no momento em que eles acessam a referida página, têm como hora-local...

32 1° passo – verificar as referências Como o exercício trás a referência Gr, calcular quantos fusos há de Gr até as cidades do internauta A, B, C. Inter A – 105° L de Gr. = 105/15=7 horas Inter B – 30° L do inter A (105° L)= 30°+105° = 135°/15 = 9 horas Inter C – 45° O de Gr. = 3 horas

33 2° passo – apuração dos dados para a conclusão Horário de acesso da página em Londres é 15 horas. Internauta A = movimento O => L 15+7 = 22 horas. Internauta B = movimento O=>L 15+9= 24 horas. Internauta C = movimento L<=O 15-3= 12 horas.

34 6 - Questão A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na geografia. O que são coordenadas geográficas e qual sua utilização no estudo do espaço geográfico? São um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre. Essas linhas são os paralelos e os meridianos. A localização exata facilita estudos de área.

35 7 - Questão Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir:

36 Os mapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente: a) Mapa 1 = longitude Mapa 2 = latitude Mapa 3 = zonas climáticas b) Mapa 1 = meridianos Mapa 2 = paralelos Mapa 3 = zonas climáticas c) Mapa 1 = latitude Mapa 2 = paralelos Mapa 3 = fusos horários d) Mapa 1 = paralelos Mapa 2 = meridianos Mapa 3 = zonas climáticas e) Mapa 1 = meridiano Mapa 2 = longitude Mapa 3 = fusos horários

37 Os mapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente: a) Mapa 1 = longitude Mapa 2 = latitude Mapa 3 = zonas climáticas b) Mapa 1 = meridianos Mapa 2 = paralelos Mapa 3 = zonas climáticas c) Mapa 1 = latitude Mapa 2 = paralelos Mapa 3 = fusos horários d) Mapa 1 = paralelos Mapa 2 = meridianos Mapa 3 = zonas climáticas e) Mapa 1 = meridiano Mapa 2 = longitude Mapa 3 = fusos horários

38 8 - Questão Sobre o movimento de translação da Terra, é falso afirmar: a) As estações do ano ocorrem em função do movimento de translação e da inclinação de 23°27’ do eixo da Terra em relação ao sol. b) O eixo de inclinação da Terra estabelece linhas imaginárias, denominadas trópicos de Câncer no hemisfério sul, e trópico de Capricórnio no hemisfério norte. c) Equinócio significa dias e noites iguais e ocorre em março e setembro, determinando, respectivamente, a primavera e o outono no hemisfério norte. d) Solstício significa dias e noites extremamente desiguais e ocorre em junho e dezembro, determinando, respectivamente, o inverno e o verão no hemisfério sul. e) A zona situada próximo à linha do equador quase não apresenta diferenças na inclinação dos raios solares.

39 8 - Questão Sobre o movimento de translação da Terra, é falso afirmar: a) As estações do ano ocorrem em função do movimento de translação e da inclinação de 23°27’ do eixo da Terra em relação ao sol. b) O eixo de inclinação da Terra estabelece linhas imaginárias, denominadas trópicos de Câncer no hemisfério sul, e trópico de Capricórnio no hemisfério norte. c) Equinócio significa dias e noites iguais e ocorre em março e setembro, determinando, respectivamente, a primavera e o outono no hemisfério norte. d) Solstício significa dias e noites extremamente desiguais e ocorre em junho e dezembro, determinando, respectivamente, o inverno e o verão no hemisfério sul. e) A zona situada próximo à linha do equador quase não apresenta diferenças na inclinação dos raios solares.

40 9 - Questão Marque V ou F nas proposições a seguir: ( ) A exemplo dos outros planetas do sistema solar, a Terra descreve ao redor do Sol uma órbita circular. ( ) Entre 21 de março e 21 de junho, o hemisfério sul encontra- se o outono. ( ) A inclinação do eixo da Terra juntamente com o movimento de translação explicam a existência das estações do ano. ( ) Diante de sua órbita, a Terra mantém sempre a mesma distância do Sol. ( ) Quando o plano da órbita corta o Equador ocorrem os solstícios.

41 9 - Questão Marque V ou F nas proposições a seguir: ( F ) A exemplo dos outros planetas do sistema solar, a Terra descreve ao redor do Sol uma órbita circular. ( V ) Entre 21 de março e 21 de junho, o hemisfério sul encontra- se o outono. ( V ) A inclinação do eixo da Terra juntamente com o movimento de translação explicam a existência das estações do ano. ( F ) Diante de sua órbita, a Terra mantém sempre a mesma distância do Sol. ( F ) Quando o plano da órbita corta o Equador ocorrem os solstícios.

42 10 - Questão O Brasil ocupa o espaço de 3 fusos horários em razão da sua: a) Localização no hemisfério ocidental b) Grande extensão latitudinal c) Grande extensão norte-sul d) Localização no hemisfério sul e) Grande extensão longitudinal

43 10 - Questão O Brasil ocupa o espaço de 3 fusos horários em razão da sua: a) Localização no hemisfério ocidental b) Grande extensão latitudinal c) Grande extensão norte-sul d) Localização no hemisfério sul e) Grande extensão longitudinal

44 Projeções Cartográficas Chamamos de projeção cartográfica o conjunto de técnicas para transpor, em uma superfície plana, as formas tridimensionais da superfície terrestre. As projeções sempre distorcem algum aspecto do mapa. Necessitamos então buscar o mapa com a projeção que melhor se adequa a nossos objetivos.

45

46 Tipos de projeção Existem vários tipos de projeção. Elas podem ser classificadas segundo: – Método – Propriedades espaciais – Ponto de vista – Superfície de projeção e – Posição da superfície de projeção Nós trabalharemos com duas classificações: propriedades espaciais e posição da superfície de projeção

47 Quanto às propriedades espaciais a) Eqüidistantes - Mantém as distâncias mas com áreas e ângulos deformados. b) Conformes - Representam sem deformação, todos os ângulos em torno de quaisquer pontos, e decorrentes dessa propriedade, não deformam pequenas regiões. c) Equivalentes - Têm a propriedade de não alterarem as áreas, conservando assim, uma relação constante com as suas correspondentes na superfície da Terra. Seja qual for a porção representada num mapa, ela conserva a mesma relação com a área de todo o mapa (ângulos deformados). d) Afiláticas - Não possui nenhuma das propriedades dos outros tipos, isto é, equivalência, conformidade e eqüidistância, ou seja, as projeções em que as áreas, os ângulos e os comprimentos não são conservados.

48 Em relação à posição da superfície de projeção a)Planas b)Cônicas c)Cilíndricas

49

50

51 Exercícios Procure no Atlas 3 mapas com cada tipo de projeção – plana, cônica ou cilindrica – e monte uma tabela (identifique o mapa com seu título e também com a página).

52 Projeção Plana

53 Projeção Cônica

54

55

56 Muito usada para representar as regiões subtropricais

57 Muito usada para representar as regiões tropricais

58 Projeção de Mercator Nesta projeção os meridianos e os paralelos são linhas retas que se cortam em ângulos retos. Manteve as formas dos continentes mas não respeitou as proporções reais. Nela as regiões polares aparecem muito exageradas. Favorece as desigualdades econômicas, pois amplia de maneira desigual, e aumenta mais o Hemisfério Norte. Excelente para a navegação. Perfeita nos ângulos e formas. Coloca a Europa no centro do mapa (Eurocentrismo).

59

60 Projeção de Peters Alterou as formas em para manter as reais proporções dos continentes. Apesar de deformar a forma dos continentes, esta projeção mantém a área proporcional dos continentes, mais próxima do tamanho real. Destaque ao continente Africano no centro do mapa. Propostas de Peters: Valorização do mundo subdesenvolvido, mostrando sua área real.

61


Carregar ppt "Aula 2 Coordenadas Geográficas. Paralelos Linhas Imaginárias que “cortam” o mundo no sentido horizontal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google