A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teclado, rato, monitor, webcam e modem Trabalho elaborado por: João Rodrigues nº8 Tiago Ribeiro nº17 Video do trabalho de SDAC.wmv.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teclado, rato, monitor, webcam e modem Trabalho elaborado por: João Rodrigues nº8 Tiago Ribeiro nº17 Video do trabalho de SDAC.wmv."— Transcrição da apresentação:

1 Teclado, rato, monitor, webcam e modem Trabalho elaborado por: João Rodrigues nº8 Tiago Ribeiro nº17 Video do trabalho de SDAC.wmv

2 Teclados O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Basicamente, os teclados são projectados para a escrita de textos, onde são usadas para esse meio cerca de 50% delas, embora os teclados sirvam para o controle das funções de um computador e seu sistema operacional.

3 Essas teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, responsável por identificar a tecla pressionada e por mandar as informações para o PC. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (wireless) ou a cabo (PS/2 e USB).

4 Rato O rato ou mouse é um periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato ou mouse (estrangeirismo, empréstimo do inglês "mouse", que significa "camundongo") tem como função movimentar o cursor (apontador) pelo ecrã ou tela do computador. O formato mais comum do cursor é uma seta, contudo, existem opções no sistema operacional e em softwares específicos que permitam a personalização do cursor do rato. O rato funciona como um apontador sobre o ecrã do computador e disponibiliza normalmente quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar (drag and drop).

5 Existem modelos com um, dois, três ou mais botões cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que está a ser utilizado. Claramente, o botão esquerdo é o mais utilizado. O rato é normalmente ligado ao computador através de uma porta serial, PS2 ou, mais recentemente, USB (Universal Serial Bus). Também existem conexões sem fio, as mais antigas em infravermelho, as atuais em Bluetooth.

6 Monitores funcionamento O desenho esquematiza a disposição dos canhões (A) e os pontos (B) de fósforo coloridos, sobre a parte interna do tubo de imagem. Cada conjunto de pontos torna-se luminoso ao ser atingido pelos 3 feixes simultaneamente em sua passagem. Porém cada feixe pode possuir uma intensidade diferente, e a combinação das intensidades das 3 cores forma todas as demais cores quando a imagem é vista à distância: a separação entre os pontos torna-se indistinta. Quanto menores e mais próximos os pontos uns dos outros, maior a resolução da imagem e geralmente o ideal é que um determinado ponto não seja maior do que o pixel a ser representado pelo mesmo. O desenho abaixo mostra o funcionamento da máscara, que impede que o feixe correspondente a uma cor interfira no outro:

7 Monitores CRT (Cathodic Ray Tube), em inglês, sigla de (Tubo de raios catódicos) é o monitor "tradicional", em que a tela é repetidamente atingida por um feixe de electrões, que atuam no material fosforescente que a reveste, assim formando as imagens. Este tipo de monitor tem como principais vantagens: sua longa vida útil; baixo custo de fabricação; grande banda dinâmica de cores e contrastes; e grande versatilidade (uma vez que pode funcionar em diversas resoluções, sem que ocorram grandes distorções na imagem).

8 Monitores (cont.) As maiores desvantagens deste tipo de monitor são: suas dimensões (um monitor CRT de 20 polegadas pode ter até 50cm de profundidade e pesar mais de 20kg); o consumo elevado de energia; seu efeito de cintilação (flicker); e a possibilidade de emitir radiação que está fora do espectro luminoso (raios x), danosa à saúde no caso de longos períodos de exposição. Este último problema é mais frequentemente constatado em monitores e televisores antigos e desregulados, já que actualmente a composição do vidro que reveste a tela dos monitores detém a emissão dessas radiações.

9 Monitores (cont.) Distorção geométrica. LCD (Liquid Cristal Display, em inglês, sigla de tela de cristal líquido) é um tipo mais moderno de monitor. Nele, a tela é composta por cristais que são polarizados para gerar as cores. Tem como vantagens: O baixo consumo de energia; As dimensões reduzidas; A não-emissão de radiações nocivas;

10 Monitores (cont.) A capacidade de formar uma imagem praticamente perfeita, estável, sem cintilação, que cansa menos a visão - desde que esteja operando na resolução nativa; As maiores desvantagens são: o maior custo de fabricação (o que, porém, tenderá a impactar cada vez menos no custo final do produto, à medida que o mesmo se for popularizando); o fato de que, ao trabalhar em uma resolução diferente daquela para a qual foi projectado, o monitor LCD utiliza vários artifícios de composição de imagem que acabam degradando a qualidade final da mesma.

11 Qualidade das Webcams As webcam são câmaras que permitem a transmissão de voz e vídeo através da Internet em tempo real. Este tipo de comunicação vem-se popularizando muito devido ao seu baixo custo e à simplicidade de sua utilização. Também permitem aplicações como videoconferência ou a criação de um sistema de vigilância doméstica. Para escolher uma webcam há várias coisas que devem ser levadas em conta Em primeiro lugar, o tipo de conexão. É preferível optar por aquelas que se conectam pela porta USB (Universal Serial Bus), que permitem a transferência de dados com maior velocidade.

12 Modem A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e desmodulador. Ele é um dispositivo electrónico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original. Utilizado para conexão à Internet, BBS, ou a outro computador. O processo de conversão de sinais binários para analógicos é chamado de modulação/conversão digital-analógico. Quando o sinal é recebido, um outro modem reverte o processo (chamado desmodulação). Ambos os modems devem estar trabalhando de acordo com os mesmos padrões, que especificam, entre outras coisas, a velocidade de transmissão.

13 Tipos de Modems Basicamente, existem modems para o acesso discado e banda larga. Um modem ADSL T-DSL moderno. Os modems para acesso discado geralmente são instalados internamente no computador (em slots PCI) ou ligados em uma porta serial, enquanto os modems para acesso em banda larga podem ser USB, Wi-Fi ou Ethernet. Os modems ADSL diferem dos modems para acesso discado porque não precisam converter o sinal de digital para analógico e de analógico para digital porque o sinal é sempre digital (ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line). O exemplo mais familiar é uma banda de voz modem que transforma os dados digitais de um computador pessoal em modulados sinais eléctricos na frequência de voz do alcance de um telefone canal.


Carregar ppt "Teclado, rato, monitor, webcam e modem Trabalho elaborado por: João Rodrigues nº8 Tiago Ribeiro nº17 Video do trabalho de SDAC.wmv."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google