A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FAPAN 2014 Prof° Marco Aurélio (Material cedido pelo Prof. Ivã)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FAPAN 2014 Prof° Marco Aurélio (Material cedido pelo Prof. Ivã)"— Transcrição da apresentação:

1

2 FAPAN 2014 Prof° Marco Aurélio (Material cedido pelo Prof. Ivã)

3 Ementa: Teoria e prática atuarial relacionadas à estrutura securitária, modalidades de seguros e previdência privada, em nível básico. Objetivo Geral: Propiciar conhecimentos básicos sobre seguros, riscos e previdência privada, no âmbito atuarial Bibliografia Básica: Cordeiro Filho, Antonio. Calculo Atuarial Aplicado: Teoria e Aplicações. Exercícios Resolvidos e Propostos. São Paulo: Atlas, 2009 Souza, Silnei de. Seguros – Contabilidade Atuária e Auditoria. São Paulo: Saraiva, 2007 Chan, Betty Lillian et. al. Fundamentos da Previdência Complementar da Atuária a Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2010.

4 Avaliações 1° Bimestre Prova: 7,0 Trabalhos e Atividades: 3,0 Avaliações 2° Bimestre Prova: 7,0 Trabalhos e Atividades: 3,0

5 O que é Atuária?

6 As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiras e econômicas, principalmente na administração de seguros e pensões (previdência social ou privada)

7 O que é: Demografia? Genealogia? Eugenia? Antropometria? Biometria? Patologia?

8 Quando estudamos as ciências atuariais cabe-nos conhecer alguns fundamentos que antecederam ou que servem de estrutura para seus estudos. Para Filho (2009), os estudos de demografia precedem aos estudos e desenvolvimento da matemática atuarial. Sendo necessário então, noções de demografia, já que não se concebe um profissional do ramo atuário, desconhecer as leis e os estudos de demografia, que é a ciência que estuda o movimento das populações.

9 O que é demografia? Demo: população Grafia: estudo

10 ATENÇÃO Estamos falando em DEMOGRAFIA, não confunda com DEMOCRACIA.

11 Demografia é o conjunto dos estudos das ciências a seguir:

12 Genealogia: ciência que estuda os movimentos dos ancestrais e sua documentação familiar (árvore genealógica).

13 Eugenia: ciência que estuda a hereditariedade sob o ponto de vista científico.

14 Censo: Coleta de informações e dados de aspectos sociais. Exemplos: nascimentos, casamentos, separações, óbitos etc. Você saberia dizer se a sua família tem aumentado?

15 Bioestatística: parte da estatística que reúne os fatos de registros vitais e os organiza e analisa através de métodos estatísticos.

16 Biometria: parte da estatística de grande importância para a ciência atuarial no estudo de pessoas, a qual efetua grupamento e análise de dados sobre a expectativa de vida. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente.

17 Antropometria: parte da estatística que diretamente relacionada com a biometria que estuda as medições das populações sob o ponto de vista de crescimento, peso, estatura, envelhecimento.

18 Patometria: Parte da estatística que estuda as patologias do ser humano e suas morbidades.

19 Qual definição de População? As populações são estáticas? Se elas aumentam ou diminuem, como controlar este processo?

20 Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária remontam as primeiras preocupações em criar garantias aos indivíduos de uma sociedade e se estudar o nascimento e a morte das pessoas.


Carregar ppt "FAPAN 2014 Prof° Marco Aurélio (Material cedido pelo Prof. Ivã)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google