A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CASCUDINHO Família: BORAGINACEAE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CASCUDINHO Família: BORAGINACEAE"— Transcrição da apresentação:

1 CASCUDINHO Família: BORAGINACEAE
Cordia trichotoma Família: BORAGINACEAE Nome popular: cascudinho, claraíba parda, frei jorge. CARACTERÍSTICAS GERAIS Possui uma altura média (entre 20 e 30 metros), ela possui tronco ereto (com espessura de até 90 centímetros de diâmetro) e copa clássica. As folhas são simples e ásperas. As flores, brancas e em forma de cacho, conferem-lhe uma beleza extra. São perfumadas. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS Originária do Brasil, tem uma grande distribuição pelos estados do Rio Grande do Sul e Ceara, em florestas estacionais semideciduais, ombrófila densa, de araucária e na caatinga USOS POPULARES E CURIOSIDADES Sua madeira é utilizada para construções, e a árvore para a arborização de zonas urbanas. desenvolvimento do cascudinho no campo é considerado rápido, atinge 3,5 metros aos 2 anos. Floração: De Dezembro a Maio. Frutificação: Entre abril a setembro

2 OITI Família: CHRYSOBALANACEAE
licania tomentosa Família: CHRYSOBALANACEAE Nome popular: oiti, oiti-de-praia, guaili, oitizeiro CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 8-15 m de altura, com tronco de cm de diâmetro. Copa frondosa, com folhas simples, tomentosas em ambas as faces, de 7-14 cm de comprimento por 3-5 cm de largura. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS  Originária do Brasil, tem uma maior incidência de Pernambuco até o norte de Espírito Santo, Vale do Rio Doce em Minas Gerais na floresta fluvial atlântica. USOS POPULARES E CURIOSIDADES A madeira dessa espécie é utilizada para construção civil, e a espécie é uitlizada em arborização de jardins, praças, ruas e avenidas. Floração: De Junho a Agosto. Frutificação: De Janeiro a Março.

3 FLOR-DE-ABRIL Família: DILLENIACEAE
Dillenia indica Família: DILLENIACEAE Nome popular: flor-de-abril, árvore-das-patacas, dilênia, bolsa-do-pastor, CARACTERÍSTICAS GERAIS Espécie de porte médio, que chega a medir 40 metros de altura. Sua copa é densa e piramidal. Possui folhas grandes (15 a 36 centímetros de comprimento) e verde-claras, com um diferencial: sua superfície é em ondas, com as veias impressas. Suas flores também não ficam atrás: medem de 15 a 20 centímetros de diâmetro, pétalas brancas e numerosos estames amarelos. Já os frutos, em forma de bola, tornam-se amarelados quando maduros e giram em torno de 20 centímetros de diâmetro. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS  Originária da Índia, A espécie teria sido trazida ao Brasil por ordem de D. João VI. Ocorrência Natural: dessa espécie é em solos férteis, argilosos e levemente ácidos USOS POPULARES E CURIOSIDADES Na Índia, suas folhas são usadas como lixa para polir madeira, além de copos e pratos. Já sua madeira tem aplicações desde servir para lenha (suas cinzas servem para polir metais) até a construção naval e obras imersas em água (já que é dura, resistente e de grande durabilidade). Mas por aqui essa árvore é mais usada na ornamentação.  Floração: De Janeiro a Outubro. Frutificação: De Abril a Agosto.

4 FARINHA SECA Família: FABACEAE
Albizia niopoides Família: FABACEAE Nome popular: Farinha seca, Frango assado CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de médio porte, altura de 10 a 20 metros, normalmente de porte ereto. Folhas pinadas, 10 a 14 folíolos de 6 cm. Flor branca em cacho, geralmente fica bastante vistosa quando em flor. Fruto vagem chata de 10 cm, com sementes também achatadas, de 0,5 cm. Germinação fácil, porem muito predadas por insetos. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS  Originária do Brasil ,tem uma grande distribuição no Rio Grande do Sul, ocorre na floresta do Alto Uruguai e ocasionalmente no Planalto Médio. USOS POPULARES E CURIOSIDADES Árvore pioneira própria para reflorestamentos. Melífera. Madeira macia mas utilizável. Floração: De Julho a Setembro. Frutificação: De Agosto a Outubro. 


Carregar ppt "CASCUDINHO Família: BORAGINACEAE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google