Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBruna Pulido Alterado mais de 9 anos atrás
1
Thomas Gainsborough ( Suffolk, Londres, 1788 )
2
Auto-retrato, 1787, Royal Academy of Arts, Londres, UK
VIDA Pintor inglês, Gainsborough estudou pintura em Londres ( ). De volta a Suffolk, estabeleceu-se como retratista. Em 1759 mudou-se para Bath, onde retratou a sociedade elegante, adquirindo renome em pouco tempo. A partir de 1761 passou a expor regularmente nas exposições da Society of Artists em Londres, tendo sido indicado por Jorge III, em 1768, como um dos membros fundadores da Royal Academy of Art. Mudou-se para Londres em 1774, continuando a retratar as mais famosas personalidades da época, inclusive a família real. Auto-retrato, 1787, Royal Academy of Arts, Londres, UK Clique
3
Conversa no parque, c. 1740, Museu do Louvre, Paris, França
PROJECÇÃO: Entre os primeiros quadros de Gainsborough há várias paisagens (Cannard Wood, 1748, National Gallery, Londres) género que cultivará durante toda a vida, embora a sua obra seja constituída principalmente por retratos. Estes são, a princípio, de corpo inteiro e em escala reduzida, do tipo "grupo de conversação“. Apesar do aspecto ingénuo, evocam Watteau. Conversa no parque, c. 1740, Museu do Louvre, Paris, França
4
Johann Christian Bach, 1776 Museo Cívico, Bolonha, Itália
A fase de Bath caracteriza-se por retratos em tamanho natural contra um fundo de paisagem imaginária. A influência de Van Dick é evidente em pinturas como Blue Boy ("Menino azul"; Huntington Collection, San Marino, Califórnia, USA), um dos mais famosos quadros do mundo. Continuou a pintar paisagens que, gradativamente, se distanciam da observação directa, conservando, todavia, grande riqueza de cores, como Harvest Wagon ("Carro de colheita"; Barber Institute, Birmingham). Johann Christian Bach, 1776 Museo Cívico, Bolonha, Itália
5
Voltando para Londres, Gainsborough e Reynolds disputam os modelos famosos. Gainsborough, em geral, consegue apreender melhor a fisionomia e tem técnica mais apurada, mas o seu estilo vai-se tornando mecânico com o tempo. Embora os retratos de Gainsborough continuem até hoje muito admirados pelo público e apaixonadamente procurados pelos coleccionadores, a crítica moderna aprecia mais as suas paisagens, que são numerosas na National Gallery e na Tate Gallery em Londres.
6
Sr. e Sra. Andrews, 1748-1749 - National Gallery, Londres, UK
7
Sra. Sarah Siddons, 1785 - National Gallery, Londres, UK
Sr. e Sra. William Hallett ("A caminhada matutina"), National Gallery, Londres, UK
8
As crianças da família Marsham, 1787
Retrato de uma senhora em azul, The Hermitage, São Petersburgo, Rússia As crianças da família Marsham, 1787 Staatliche Museen, Berlim, Alemanha
9
Paisagem em Suffolk, c. 1750 - Kunsthistorisches Museum, Viena, Austria
10
Paisagem ribeirinha, 1768-70 - Museum of Art, Filadélfia, USA
11
Mario Capelluto e Ida Aranha
Pesquisa e Produção: Mario Capelluto e Ida Aranha Música: Claire de Lune - Debussy ( ) Formatação: Anabela de Araújo
12
Fim Sair
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.