A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia da Pesquisa Científica Métodos e Técnicas de pesquisa 29/04/2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa Científica Métodos e Técnicas de pesquisa 29/04/2014."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa Científica Métodos e Técnicas de pesquisa 29/04/2014

2 Definição do método A metodologia é indicada pelos Objetivos da pesquisa!

3 Definição do Método  Os procedimentos metodológicos constituem a fase final de apresentação de um projeto de pesquisa!!!  Após ter esclarecido as facetas do problema, sua fundamentação teórica (em que argumentos irá se sustentar/visões que irá refutar) e revisão bibliográfica (o que outros autores já escreveram sobre o assunto), é hora de demonstrar como o problema será abordado empiricamente.

4 Definição do Método Para construir a apresentação dos seus procedimentos, pense sobre os seguintes elementos e tente responder às perguntas seguintes:

5 Definição do Método  Métodos de investigação: como será estruturado o trabalho? Qual o foco empírico? Ex.: estudo de caso, survey, Revisão Bibliográfica, etc.  Fontes e acesso aos dados: quem se irá entrevistar/questionar? De que forma? Com qual instrumento? Se os dados são secundários, de onde vêm? Se as fontes forem pessoas, como serão contatadas e abordadas?

6 Definição do Método  Características da amostra: como será feito o delineamento da amostra? Qual é o público- alvo?  Coleta/produção de dados: a partir de que técnica se obterão os dados? Ex.: observação, entrevista, questionário, história de vida, pesquisa documental etc. Como será sistematizado o trabalho de campo? No trabalho de campo, as falas serão anotadas/gravadas, filmadas? Como os dados serão organizados? Será utilizado algum software de apoio?

7 Definição do método  Análise dos dados: como os dados serão analisados? Que técnica/perspectiva será utilizada para análise? Por quê? Será utilizado algum software específico para este trabalho? Ex.: MSExcel, etc).  Instrumentos de coleta de dados: o que será utilizado para produzir os dados? A entrevista ou o questionário será mais ou menos estruturado? Como o instrumento será distribuído e aplicado?

8 Definição do Método Descrever claramente como a pesquisa empírica será realizada o auxilia a obter um melhor "controle" sobre o trabalho e demonstra conhecimento sobre o processo de pesquisa, além de reconhecer a responsabilidade do pesquisador para com os dados e sua manipulação.

9 Definição do método a partir dos objetivos: Ex.1 AVALIAÇÃO DE USABILIDADE EM BIBLIOTECAS DIGITAIS: UM ESTUDO DE CASO Objetivo geral: - Estudar a usabilidade da interface da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações Objetivos Específicos: - Evidenciar a contribuição dos princípios de usabilidade para melhoria das interfaces de bibliotecas digitais; - Mapear os problemas de usabilidade da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; - Propor soluções para os problemas de usabilidade encontrados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações;

10 Definição do método: Ex. 1 Procedimentos técnicos: - Estudo de Caso - Avaliação heurística (método existente para avaliação de interface) utilizou-se três tipos de formulários para cada etapa da avaliação; - Teste com usuários (questionários e anotações das observações)

11 Definição do método a partir dos objetivos: Ex.2 A INTERNET COM FONTE DE INFORMAÇÃO PARA INTELIGENCIA EMPRESARIAL: um estudo de caso em indústrias de pequeno e médio porte. Objetivo geral: Verificar a relevância da Internet como fonte de informação para a inteligência empresarial nas micro, pequenas e médias empresas do setor industrial metal mecânico do Vale do Aço.

12 Definição do método a partir dos objetivos: Ex.2 Objetivos Específicos: - Levantar os tipos de informação do ambiente externo e a frequência com elas são procuradas para formulação de estratégias empresarias; - Averiguar os tipos de informação procurados por executivos na internet bem como a frequência da utilização da internet como fonte de informação para inteligência empresarial; - Verificar se a internet tem sido utilizada por esses executivos para a realização de uma monitoração, formal, informal, direcionada ou não direcionada.

13 Definição do método: Ex. 2 Procedimentos técnicos: - Estudo de caso; - Entrevista; - Questionário

14 Quem define o método? O melhor método é aquele que mais ajuda na compreensão do objeto a ser estudado.

15 Principais escolhas metodológicas na elaboração do TCC - Estudo de Caso; - Pesquisa Survey; -Pesquisa Documental ; -Pesquisa Bibliográfica

16 Estudo de Caso Definição: é um tipo de investigação, em profundidade de uma determinada unidade social resultando um retrato bem organizado e completo dessa unidade. É um método que exige uma pesquisa de campo ou prática para sua realização. Objetivo: estudar as experiências anteriores, a situação atual e as interações ambientais de uma determinada unidade social: indivíduo, grupo, instituição ou comunidade.

17 Como fazer um Estudo de Caso: Etapas: apresentar os objetivos; delinear a abordagem; coletar os dados; organizar a informação; reportar os resultados e discutir sua importância.

18 Pesquisa Survey Definição: Survey (termo em inglês que se destina a “ pesquisa em grande escala”) desenvolve uma abordagem quantitativa, que visa apresentar as opiniões das pessoas através de questionários, entrevistas, etc.. Pode ser realizada pelo envio de questionários pelo correio, preenchimento de formulários, pesquisas online multimídia entrevistas por telefone ou entrevista pessoal. Objetivo: descrever uma população, explicar, prever eventos, avaliar programas sociais.

19 Como fazer uma Pesquisa Survey: Etapas: formulação do problema + conceito + teoria + hipóteses; objetivo do Survey; elaboração delineamento; amostragem; construção do questionário; campo; codificação; preparação para a análise; análise.

20 Pesquisa Documental Definição: realizada em documentos conservados por órgãos ou pessoas. Ex: filmes, registros, vídeos, fotografias, relatórios de pesquisa, cartas, contratos, diários, biografias, documentos de arquivos públicos e outros. Objetivo: selecionar, tratar, interpretar as informações em estado bruto, buscando extrair valores para as mesmas.

21 Pesquisa Bibliográfica Definição: constitui o ato de ler, selecionar, fichar, organizar e arquivar tópicos de interesse para a pesquisa em pauta. É a base para as demais pesquisas. Qualquer espécie de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige uma pesquisa bibliográfica prévia, quer para o levantamento da situação da questão, quer para a fundamentação teórica ou ainda para justificar os limites e contribuições da própria pesquisa.

22 Pesquisa Bibliográfica Objetivo: a pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Busca conhecer e analisar as contribuições culturais e científicas do passado, existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.

23 Instrumentos de Coleta de Dados A defini ç ão do instrumento de coleta de dados depender á dos objetivos que se pretende alcan ç ar com a pesquisa e do universo a ser investigado.

24 Principais Instrumentos para coleta de dados - Questionário; - Formulário; - Entrevistas; - Observação

25 Questionário É u ma s é rie ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito pelo informante. O question á rio deve ser objetivo, limitado em extensão e estar acompanhado de instru ç ões que devem esclarecer o prop ó sito de sua aplica ç ão, ressaltar a importância da colabora ç ão do informante e facilitar o preenchimento.

26 Formulário É uma coleção de questões e anotadas por um entrevistador numa situação face a face com a outra pessoa (o informante).

27 Entrevistas É a obten ç ão de informa ç ões de um entrevistado, sobre determinado assunto ou problema.

28 Observação É quando se utilizam os sentidos na obten ç ão de dados de determinados aspectos da realidade.

29 Etapas de construção de um projeto de Monografia: Metodologia  O instrumento de coleta de dados escolhido deverá proporcionar uma interação efetiva entre você, o informante e a pesquisa que está sendo realizada.  A coleta de dados estará relacionada com o problema da pesquisa e objetiva obter elementos para que os objetivos propostos na pesquisa possam ser alcançados.

30 Etapas de construção de um projeto de Monografia: Metodologia - Onde e como será realizada a pesquisa... - Tipo de pesquisa, população (universo), amostragem, instrumentos de coleta, formas de tabulação e análise; - É recomendável familiarizar-se com pesquisas semelhantes que tenham sido desenvolvidas anteriormente; - Fase mais técnica...

31 Etapas de construção de um projeto de Monografia: Metodologia População: (ou universo da pesquisa) é a totalidade de indivíduos que possuem as mesmas características definidas para um determinado estudo; Ex2: Executivos, Gerentes e Diretores de 36 empresas do setor metal mecânico no Vale do Aço. Amostra: é parte da população ou do universo, selecionada de acordo com uma regra ou plano. Ex2: 19 questionários respondidos

32 Para refletir... Pensar a partir dos seus objetivos qual a metodologia/instrumentos de coleta de dados a ser utilizada no seu trabalho de pesquisa. OBS: Pode consultar o capitulo de metodologia com temáticas semelhantes.

33 Etapas de construção de um projeto de Monografia: Coleta de dados - Fase do trabalho de campo; - Visitas, viagens, aplicação dos instrumentos como entrevistas, questionários, formulários, etc.; - Paciência e Persistência! - Fase da interação com os objetos de estudo...

34 Etapas de construção de um projeto de Monografia: Tabulação dos dados - Utilização dos recursos manuais e computacionais para apresentação dos resultados; - Tabelas, quadros, gráficos, mapas, etc.; - Fase mais “informática”...

35 Etapas de construção de um projeto de Monografia: Análise e resultados obtidos - Sintetizar os resultados obtidos; - Indicar se os objetivos estabelecidos foram ou não atingidos; - Indicar se as hipóteses e pressupostos foram confirmados ou refutados, e quais são as novas hipóteses; - Indicar novos caminhos de pesquisa; - Relevar a contribuição que o trabalho oferece; - Fase mais prazerosa...


Carregar ppt "Metodologia da Pesquisa Científica Métodos e Técnicas de pesquisa 29/04/2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google