A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura da crusta terrestre. O que é a crusta terrestre? o A crusta terrestre é a camada exterior do nosso planeta. o É constituída por grandes blocos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura da crusta terrestre. O que é a crusta terrestre? o A crusta terrestre é a camada exterior do nosso planeta. o É constituída por grandes blocos."— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura da crusta terrestre

2 O que é a crusta terrestre? o A crusta terrestre é a camada exterior do nosso planeta. o É constituída por grandes blocos de rocha que assentam no manto. o A sua espessura varia entre 5 a 70 km.

3 A crusta terrestre subdivide-se em: Crusta continental o A crusta continental é a camada onde se encontram os continentes. o É composta por rochas graníticas, metamórficas e sedimentares. o Tem uma espessura entre 30 a 70 km.

4 Crusta Oceânica o É constituída por rochas basálticas. o Cobre cerca de 2/3 da superfície terrestre. o Tem uma espessura de 5 a 15 km.

5 Como estudar o interior da Terra?

6 O interior da Terra pode ser estudado através de dois tipos de métodos: Métodos directos Baseiam-se na observação e no estudo de materiais e processos geológicos a que o Homem consegue aceder.

7 Sondagens o São perfurações que envolvem o equipamento necessário e apropriado que permitem retirar carotes, estes vão permitir ao geólogo conhecer o passado da Terra.

8 Magmas e xenólitos o São utilizados para estudar a temperatura e a pressão a que são formados e também para estudar a composição do manto terrestre.

9 o Permite um conhecimento parcial das rochas e de outros minerais que afloram ou que se pode encontrar em cortes de estrada, túneis. Estudo da superfície visível da Terra

10 Exploração de jazigos minerais efectuada em minas e escavações o Fornece dados directos até profundidades entre 3 a 4 km

11 Métodos indirectos Fornecem-nos dados sobre a constituição e as condições de zonas profundas.

12 Planetologia o No estudo da Terra também são aplicadas técnicas utilizadas noutros planetas do Sistema Solar, aplicando leis da física. Astrogeologia o São aplicados princípios e métodos geológicos a um plano muito vasto que inclui o sistema Solar.

13 Gravimetria o Força de atracção exercida num corpo situado à superfície, para o centro da Terra. A força da gravidade pode ser determinada a partir de gravímetros. Densidade e massa volúmica o A densidade global da Terra pode ser determinada indirectamente. o A densidade é uma grandeza adimensional, numericamente igual à massa volúmica. o A razão entra a massa e volume dá a massa volúmica.

14 Geomagnetismo o É um conjunto de fenómenos que resultam das propriedades magnéticas das rochas. o A Terra tem um campo magnético natural. As linhas de força desse campo passam através do nosso planeta e estendem-se de um pólo para o outro. o Sem a acção protectora do campo geomagnético, a vida seria impossível na Terra.

15 Sismologia o Maior parte do conhecimento do interior da Terra veio do estudo das ondas sísmicas. o É o estudo dos sismos e dos movimentos que ocorrem na superfície terrestre. Geotermismo o A principal fonte de energia térmica interna é a desintegração de elementos radioactivos, estes encontram-se nas rochas. o Existe ainda a energia térmica excedente da formação do planeta.

16 pág. 121


Carregar ppt "Estrutura da crusta terrestre. O que é a crusta terrestre? o A crusta terrestre é a camada exterior do nosso planeta. o É constituída por grandes blocos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google