A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Conhecendo e Prevenindo o Câncer - Série Solução SST-

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Conhecendo e Prevenindo o Câncer - Série Solução SST-"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Conhecendo e Prevenindo o Câncer - Série Solução SST-
AULA 1 Departamento Regional Coordenadoria de Educação Local, 00 de mês de ano..

2 www.feinberg.northwestern.edu/igp/cancerFac.htm - 20/02/10
Introdução O câncer continua sendo, atualmente, uma das doenças com maior índice de mortalidade. O câncer é uma doença relativamente comum no mundo. Nos países desenvolvidos, atualmente e em média, cerca de uma pessoa em cinco morre de câncer. Nos países em desenvolvimento, a proporção é de uma morte para cada 15 indivíduos, porém deve-se considerar a estrutura etária mais jovem das populações destes países. Como decorrência da constante queda da mortalidade por doenças cardiovasculares observada em diferentes partes do mundo desde os anos 1960, o câncer já assumiu em alguns países o papel de principal causa de morte na população. - 20/02/10

3 www.santacasacm.org.br/.../dica.php?id=71 - 20/02/10
Objetivos Compreender o que é o câncer. Conhecer os seus principais tipos, sintomas e formas de prevenção. - 20/02/10

4 Fonte: Guerra, Gallo e Mendonça, 2005.
Notícias da mídia O câncer é um importante problema de saúde pública em países desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo responsável por mais de seis milhões de óbitos a cada ano, representando cerca de 12% de todas as causas de morte no mundo. Comentar que mesmo que na atualidade as pessoas tenham uma tendência a viver mais (aumento da expectativa de vida), a partir do aumento da qualidade de vida, o câncer ainda é um importante problema de saúde, pois ainda acomete muitas pessoas. Comentar também que a incorporação de um estilo de vida saudável poderia evitar muitos casos dessa doença, assim como um diagnóstico precoce poderia evitar muitos óbitos. Fonte: Guerra, Gallo e Mendonça, 2005.

5 Apesar de o Brasil não estar entre um dos países com maior taxa de mortalidade por câncer, essa doença é a segunda causa de morte em território nacional, correspondendo a cerca de 13% do total dos óbitos.

6 Pesquisadores calculam que 1/4 dos casos de câncer poderiam ser evitados em países com baixo poder econômico, através da adoção de um estilo de vida saudável. Em países ricos, essa proporção sobe para 1/3. Comentar que muitos tipos de câncer são provocados por uma alimentação inadequada, inatividade física, consumo abusivo de álcool, cigarro, estresse, dentre outros. Enfim, um estilo de vida não saudável. Mas nunca é tarde para começar a incorporar hábitos saudáveis!

7 www.biocientista.com/reflexoes-sobre-o-cancer/ 20/02/10
Você sabe o que é Câncer? Câncer, denominado como maligno, é o conjunto de mais de 100 doenças que causam um crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Se a doença se espalhar para outras regiões do corpo denomina-se de metástase. Comentário: Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, é chamado de sarcoma. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases). 20/02/10

8 Desenvolvimento das células cancerígenas
- Agressivas e de rápido crescimento, formando tumores malignos. - Tumor benigno: quando as células se dividem vagarosamente. Nesse tipo,o risco de morte é raro. Dividindo-se rapidamente, essas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. A isso se deve a importância de diagnóstico e tratamento precoces. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo risco de morte. - 20/02/10

9 As causas de câncer são variadas:
Externas Relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. Internas Na maioria das vezes são geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Questionar se os participantes conhecem quais são as causas do câncer. Deixar que os participantes respondam e, após, apresentar os itens. Lembrar que as causas internas ao organismo podem estar relacionadas com as externas. Causas externas: sedentarismo, consumo excessivo de álcool, consumo de cigarros, alimentação inadequada, exposição a agentes químicos (sem proteção), dentre outras. Causas internas: fatores genéticos, doenças crônicas (hepatite, úlceras), estresse. Destacar que as causas externas, que compõe o chamado estilo de vida, são as principais responsáveis.

10 Riscos: 80 a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais:
– 20/02/10 cigarro (pode causar câncer de pulmão); alcoolismo; uso indiscriminado de medicamentos; Perguntar os trabalhadores quais são os fatores ambientais que podem estar associados ao desenvolvimento do câncer. Deixar que respondam e, em seguida, apresentar as figuras e fotos dos próximos slides.

11 atividades profissionais de risco (exposição a agentes químicos);
- 21/02/10 atividades profissionais de risco (exposição a agentes químicos); exposição excessiva ao sol (pode causar câncer de pele); hábitos alimentares. Os fatores de risco ambientais de câncer são denominados cancerígenos ou carcinógenos. Esses fatores atuam alterando a estrutura genética (DNA) das células. O surgimento do câncer depende da intensidade e da duração da exposição das células aos agentes cancerígenos. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos que ela é fumante. /02/10

12 Riscos: Hereditariedade
Alguns tipos de câncer, como de mama, de estômago e de intestino, parecem ter um forte componente familiar. troll-urbano.weblog.com.pt/.../19_de_marco.html – 20/02/10 São raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer um importante papel na oncogênese. Um exemplo são os indivíduos portadores de retinoblastoma que, em 10% dos casos, apresentam história familiar desse tumor. Alguns tipos de câncer de mama, de estômago e de intestino parecem ter um forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de exposição dos membros da família a uma causa comum. Determinados grupos étnicos parecem estar protegidos de certos tipos de câncer: a leucemia linfocítica é rara em orientais, e o sarcoma de Ewing é muito raro em negros. Mas não se conhecem exatamente os motivos para tal. Instrutor, após apresentar os principais fatores de risco, frisar que os principais são comportamentais. Então, convidar os participantes para pensar sobre maneiras de incorporar hábitos saudáveis.

13 Vamos nos proteger do câncer? Anote as 10 dicas:
- 20/02/10 Pare de fumar! Esta é uma regra importante para prevenir alguns tipos de câncer. 2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. apalmatoria.no.sapo.pt/dez_2004/matematica_02.htm – 20/02/10 Cigarro: O cigarro favorece o aparecimento de câncer de pulmão, de laringe, dentre outros. Alimentação: coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. Sua dieta deve conter, diariamente, pelo menos cinco porções de frutas, verduras e legumes. Dê preferência às gorduras de origem vegetal, como o azeite de oliva extravirgem, o óleo de soja e o de girassol, entre outros, lembrando sempre que estes não devem ser expostos a altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc.) e algumas gorduras vegetais, como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.

14 saude-mania.blogspot.com/ - 20/02/10
3. Evite ou reduza o consumo de bebidas alcoólicas. 4. Pratique atividades físicas moderadamente durante pelo menos 30 minutos, 5 vezes por semana. saude-mania.blogspot.com/ - 20/02/10 Bebidas alcoólicas, além de problemas de cunho social, são responsáveis por doenças crônicas, principalmente envolvendo o fígado, que podem se transformar em câncer. Atividades físicas melhoram o metabolismo, ajudam no controle do peso, da pressão arterial e contribuem na prevenção de muitos tipos de câncer (intestinais, ósseos).

15 4. É aconselhável que homens entre 50 e 70 anos busquem orientações com um médico sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata. 5. Os homens acima de 45 anos e com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata devem realizar consulta médica antes dos 60 anos para investigação de câncer da próstata. O câncer de próstata (CP) é o tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Com os progressos da medicina e de outras áreas que interferem na saúde, espera-se para as próximas décadas uma população cada vez maior de homens atingindo faixas etárias bem superiores àquela. Conclui-se, portanto, que mais casos de CP serão diagnosticados e tratados precocemente. Atualmente, existem no país diversas campanhas de detecção precoce dessa neoplasia (câncer). Histórias familiares devem ser consideradas.

16 www.labanalise.com.br/ - 20/02/10
6. As mulheres devem realizar exame clínico das mamas anualmente. O autoexame mensal é aconselhável. 7. As mulheres com idade entre 25 e 59 anos devem fazer também o exame preventivo ginecológico e consultar o médico ginecologista anualmente. - 20/02/10 Exame clínico das mamas: As mulheres, a partir dos 40 anos, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc.) diagnosticado antes dos 50 anos, ou aquelas que tiveram câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e a mamografia anualmente a partir dos 35 anos. Além disso, todas as mulheres, em idade produtiva, devem fazer o auto exame das mamas, mensalmente.

17 8. É recomendável aos maiores de 40 anos realizar exame de sangue oculto nas fezes a cada ano. 9. Evite exposição prolongada ao sol. 10. Realize higiene oral (escovação) após as refeições e consulte o dentista regularmente. 8. A pesquisa de sangue oculto nas fezes é um exame realizado em amostras de fezes para identificar a presença de sangue oculto. Esse exame costuma ser recomendado anualmente a partir dos 40 anos de idade, em associação ao exame de toque retal, e se baseia na observação de pequenos sangramentos de pólipos ou tumores do cólon, que podem causar perda crônica de sangue (em alguns casos, provocam anemia por deficiência de ferro). Em geral, esses sangramentos não são visíveis a olho nu, daí o termo sangue oculto. Portanto, exames sensíveis são realizados para identificar pequenas quantidades de sangue nas fezes. 9. Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida. 10. A higiene oral adequada evita doenças da boca como cárie, gengivite, periodontite, mau hálito e alguns tipos de câncer. Além da localização na boca, as bactérias envolvidas em muitas dessas doenças podem migrar para órgãos como pulmões e coração, causando doenças como pneumonia e inflamação de valva cardíaca (partes do coração que ajudam na circulação do sangue) Fontes: INCA/MS, Prevenção e Controle de Câncer. Revista Brasileira de Cancerologia, 2002, 48(3): INCA/MS, Programa Nacional de Controle do Câncer da Próstata: documento de consenso. INCA/MS, Consenso para o Controle do Câncer de Mama .

18 http://3.bp.blogspot.com/_ – 21/02/10
Vamos conhecer os quatro tipos câncer abordados neste curso: – 21/02/10 Pele Próstata Mama Útero Instrutor, avise os participantes que esses serão os quatro tipos de câncer sobre os quais falaremos durante o curso e que, nos próximos slides, veremos fotos que mostram sinais de cada um deles. Lembrar os participantes que algumas fotos podem ser fortes, mas que o conhecimento é uma das melhores formas de prevenção ou de tratamento e diagnóstico precoce.

19 andre.sasse.com/melanoma.htm – 20/02/10
1. Câncer de Pele andre.sasse.com/melanoma.htm – 20/02/10 Vamos agora discutir um pouco sobre o câncer de pele. No Brasil, o câncer de pele continua sendo o tipo mais incidente em ambos os sexos. Sua letalidade é considerada baixa, porém, em alguns casos, quando há demora no diagnóstico, esse câncer pode levar a ulcerações e deformidades físicas graves. Embora o câncer de pele seja o tipo de câncer mais frequente - correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil - quando detectado precocemente, esse tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura. Câncer de pele é mais comum em indivíduos com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles que apresentam doenças cutâneas prévias. Indivíduos de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias, são as principais vítimas do câncer de pele. Os negros normalmente têm câncer de pele nas regiões palmares e plantares. Como a pele é um órgão heterogêneo, esse tipo de câncer pode apresentar neoplasias de diferentes linhagens. Os tipos mais frequentes são: carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele; o carcinoma epidermóide, com 25% dos casos; o melanoma, detectado em 4% dos pacientes. Felizmente, o carcinoma basocelular, mais comum, é também o menos agressivo. Esse tipo e o carcinoma epidermóide é também chamado de câncer de pele não-melanoma, enquanto o melanoma e outros tipos, com origem nos melanócitos, são denominados de câncer de pele melanoma.

20 Estatística de casos de Câncer de Pele
Região Casos (por ) Homens Mulheres Sul 82 Sudeste 68 64 Nordeste 47 53 Norte 27 28 Centro-Oeste 45 O número de casos novos de câncer de pele estimados para o Brasil no ano de 2008 é de entre homens e de nas mulheres. A maioria dos cânceres de pele ocorre devido à exposição excessiva ao sol. A Sociedade Americana de Câncer estimou que, em 2007, mais de um milhão de casos de basocelulares e células escamosas, e cerca de 60 mil casos de melanoma estariam associados à radiação UV (ultravioleta). Em geral, para o melanoma, um maior risco inclui histórico pessoal ou familiar desse tipo de câncer. Outros fatores de risco para todos os tipos de câncer de pele incluem sensibilidade da pele ao sol, história de exposição solar excessiva, doenças imunossupressoras (que deprimem o sistema de defesa do organismo, conhecido como Sistema Imunológico) e exposição ocupacional. A prevenção do câncer de pele, inclusive dos melanomas, inclui ações de prevenção primária por meio de proteção contra luz solar, que são efetivas e de baixo custo. O autoexame também contribui para o diagnóstico precoce. Se a pessoa notar o surgimento de manchas ou sinais novos ou alguma mudança nos já existentes, deve procurar um médico. A educação em saúde, tanto para profissionais quanto para a população em geral, no sentido de alertar para a possibilidade de desenvolvimento de câncer de pele e de possibilitar o reconhecimento de alterações precoces sugestivas de malignidade, é outra estratégia internacionalmente aceita. Fonte: Ministério da Saúde

21 Como funciona a nossa pele?
A pele, maior órgão do corpo humano, é dividida em duas camadas: uma externa, a epiderme, e outra interna, a derme. A pele protege o corpo contra o calor, a luz e as infecções. Ela é também responsável pela regulação da temperatura do corpo, bem como pela reserva de água, de vitamina D e de gordura. Comentário: - 20/02/10

22 O câncer de pele pode ser um: Não-melanoma
É o tipo mais frequente; Apesar da ALTA taxa de incidência, o não-melanoma apresenta ALTOS índices de cura, isso devido à facilidade do diagnóstico precoce. Comentário:

23 Quais são os fatores de risco do não-melanoma?
Trabalhos com exposição direta ao sol. Mais comum em adultos acima de 40 anos. Com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo. Questionar quem são as pessoas mais propensas ao câncer de pele. Que tipo de trabalhadores? POR QUE NA REGIÃO SUL A INCIDÊNCIA DE CÂNCER DE PELE É MAIOR QUE NAS OUTRAS REGIÕES? Alinhar discussão (10 min). Fator de Risco A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer de pele. Pessoas de pele clara, que ficam vermelhas com a exposição ao Sol, estão mais sujeitas às neoplasias (câncer). A maior incidência desse tipo de câncer de pele se dá na região da cabeça e do pescoço, que são justamente os locais de exposição direta aos raios solares.

24 Quais são os sintomas e o tratamento do não-melanoma?
feridas na pele que demorem para cicatrizar; variação na cor de sinais; manchas que coçam, ardem, descamam ou sagram. Tratamento cirurgia; medicamento tópico, radioterapia ou quimioterapia.

25 Melanoma É o mais grave devido à sua alta possibilidade de METÁSTASE - quando o câncer se espalha para outros órgãos. O grau de letalidade deste tipo de câncer é ALTO, enquanto a incidência ABAIXA. É CURÁVEL quando detectado em estágios iniciais. Melanoma Tem-se observado um expressivo crescimento na incidência desse tumor em populações de cor de pele branca. O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom se detectado nos estádios iniciais. Diagnóstico A coloração pode variar do castanho-claro, passando por vários matizes chegando até à cor negra (melanoma típico), ou apresentar área com despigmentação (melanoma com área de regressão espontânea). O crescimento ou alteração da forma é progressivo e se faz no sentido horizontal ou vertical. Na fase de crescimento horizontal (superficial), a neoplasia invade a epiderme, podendo atingir ou não a derme papilar superior. No sentido vertical, o seu crescimento é acelerado através da espessura da pele, formando nódulos visíveis e palpáveis.

26 Quais são os fatores de risco do Melanoma?
sensibilidade ao sol – queimaduras; exposição excessiva ao sol; história prévia de câncer de pele; pessoas da família com caso de melanoma; nevo congênito (pinta escura); maturidade – após os 15 anos aumentam as chances; xeroderma pigmentoso – intolerância ao sol; nevo displásico – lesões escuras na pele. Questionar os participantes sobre os fatores de risco relacionados ao melanoma. Deixar que eles respondam e, em seguida, apresentar os itens. Sensibilidade ao Sol: queimadura pelo sol e não bronzeamento. Maturidade: após os 15 anos de idade, a propensão para esse tipo de câncer aumenta. Xeroderma pigmentoso: doença congênita que se caracteriza pela intolerância total da pele ao sol, com queimaduras externas, lesões crônicas e tumores múltiplos. Nevo displásico: lesões escuras da pele com alterações celulares pré-cancerosas.

27 Quais são os sintomas do melanoma?
Na pele normal, aparece uma pinta escura com bordas irregulares e há coceira e descamação. Em uma pinta escura ocorre aumento de tamanho, alteração na coloração e na forma da pinta, que passa a apresentar bordas irregulares. andre.sasse.com/melanoma.htm – 20/02/10

28 Como fazer o autoexame da pele?
Verificar a transformação da pinta em melanoma: Assimetria – uma parte é maior que a outra. Bordas irregulares - contorno mal definido. Cor variável - várias cores numa mesma lesão: preta, castanha, branca, avermelhada ou azul. Diâmetro - maior que 6 mm. O que é o autoexame da pele? É um método simples para detectar precocemente o câncer de pele. Se diagnosticado e tratado enquanto o tumor ainda não invadiu profundamente a pele, o câncer de pele pode ser curado. Deve-se ter em mente o “ABCD” da transformação de uma pinta em melanoma, como descrito abaixo: • Assimetria - uma metade diferente da outra; • Bordas irregulares - contorno mal definido; • Cor variável - várias cores numa mesma lesão: preta, castanha, branca, avermelhada ou azul; • Diâmetro - maior que 6 mm. Porém, se houver qualquer alteração, um médico deverá ser consultado. continua...

29 http://estilo.ig.com.br/ - 20/02/10
Em frente ao espelho observe as pintas sobre a pele de todo o seu corpo. - 20/02/10 Como fazer o autoexame? O INSTRUTOR DEVERÁ FAZER EM FRENTE AOS TRABALHADORES, DEMONSTRANDO. Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e os lados direito e esquerdo. Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, os antebraços, os braços e as axilas. Examine as partes da frente, de trás e dos lados das pernas, além da região genital. Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como entre os dedos. Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, o pescoço e as orelhas. Finalmente, ainda com auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas. É IMPORTANTE QUE O INSTRUTOR SENSIBILIZE OS ALUNOS PARA QUE ESTE CONHECIMENTO SEJA SOCIALIZADO COM A FAMÍLIA E COM OS ALUNOS. PREVENIR NUNCA É DEMAIS. O MÉDICO DEVE SER PROCURADO QUANDO FOR DIAGNOSTICADA ALGUMA IRREGULARIDADE. Caso encontre alguma pinta com as características apresentadas, ou em caso de dúvida, PROCURE UM MÉDICO.

30 Como prevenir o câncer de pele?
Evitar exposição solar; utilizar chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção 15 ou mais (o filtro solar deverá ser repassado a cada 2 horas de exposição). Questionar como se evita a manifestação do câncer de pele. O filtro solar ameniza alguns efeitos nocivos do sol, como as queimaduras, dando portanto uma falsa sensação de segurança. É importante lembrar que os filtros solares protegem dos raios solares, no entanto, eles não têm o objetivo de prolongar o tempo de exposição solar. Além disso, todos os filtros solares devem ser repassados a cada 2 horas de exposição. http.:\\wiki.bemsimples.com/pages – 20/02/10

31 Onde se manifesta o câncer?
2. O câncer de próstata Onde se manifesta o câncer? A próstata é uma glândula que só o homem possui, e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. O que é a próstata: Ela é um órgão muito pequeno, com forma de maçã, e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual. – 20/02/10 31

32 Os números do câncer de próstata no Brasil
novos casos estimados para 2008 no Brasil. É o 6º tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Instrutor, faça um comparativo para que os participantes tenham noção do que representa casos. Por exemplo, as cidades de Laguna e Indaial, segundo dados do IBGE de 2007, tinham populações próximas desse número. Laguna com e Indaial com habitantes. Outros exemplos podem ser utilizados. Mais do que qualquer outro tipo de câncer, esse é considerado o câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em pessoas a partir dos 65 anos. O aumento que vem sendo observado nas taxas de incidência pode ter sido influenciado especialmente em regiões onde o rastreamento através do teste Antígeno Prostático Específico (PSA) é comum. Na maioria dos casos, o tumor apresenta um crescimento lento, de longo tempo de duplicação, levando cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ e acometendo homens acima dos 50 anos de idade. 32

33 Quais são os fatores de risco do câncer de próstata?
histórico familiar; maus hábitos alimentares; sedentarismo – estilo de vida. Questionar aos participantes quais são os fatores de risco. Deixar que eles respondam e, em seguida, apresentar os itens. Histórico familiar: Quem tem pais ou irmão com câncer antes dos 60 anos pode ter de 3 a 10 vezes mais chances de desenvolver a doença em relação à população em geral. Hábitos alimentares: Mais uma vez, esse fator aparece como fator de risco de câncer. A influência que a dieta pode exercer sobre a gênese do câncer ainda é incerta, não sendo conhecidos os exatos componentes ou através de quais mecanismos estes poderiam influenciar o desenvolvimento do câncer da próstata. Contudo, já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, não só pode ajudar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Por isso, cuidado com sua alimentação! Estilo de vida: Estresse, vida agitada, pouco tempo para o lazer, sedentarismo, tudo isso contribui para o desenvolvimento do câncer de próstata. Outros estudos apontam a obesidade como fator de risco para a mortalidade por câncer de próstata. - 20/02/10 33

34 Fases do desenvolvimento do câncer
Quais são os sintomas? A fase inicial tem uma evolução silenciosa. Os sintomas são: dificuldade para urinar, frequência urinária aumentada durante o dia ou à noite. Fase avançada: dores ósseas, sintomas urinários, infecções generalizadas ou insuficiência renal. Na fase inicial, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. Daí a importância do exame médico. Fases do desenvolvimento do câncer – 20/10/02 34

35 Como diagnosticar o câncer de próstata?
exame clínico (toque retal); dosagem do antígeno prostático específico (PSA, sigla em inglês) - exame de sangue; ultrassonografia. Comentário: Exame clínico: CHAMAR A ATENÇÃO PARA A QUESTÃO DO PRECONCEITO EM TORNO DO EXAME DE TOQUE. DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO, A SERIEDADE DO PROFISSIONAL QUE ESTÁ ATENDENDO, O SIGILO DO EXAME; A PESSOA NÃO PRECISA CONTAR A NINGUÉM QUE FAZ REGULARMENTE O EXAME. Dosagem do antígeno prostático específico: Exame de sangue que pode sugerir a existência da doença e indicar a realização de ultrassonografia pélvica (ou prostática transretal, se disponível). Essa ultrassonografia, por sua vez, poderá mostrar a necessidade de se realizar uma biópsia prostática transretal. Em relação ao tratamento, este depende do estágio clínico. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios de cada tratamento com o médico. - 20/02/10 35

36 E quais são as formas de tratamento?
Doença localizada: cirurgia, radioterapia e até mesmo uma observação vigilante (em algumas situações apenas se acompanha o crescimento da próstata). Doença localmente avançada: radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. Doença metastática: hormonioterapia (tratamento com hormônios). 36

37 Como prevenir o câncer de próstata?
Praticando atividade física; mantendo uma alimentação saudável; reduzindo a gordura na alimentação; mantendo o peso na medida certa; diminuindo o consumo de álcool; não fumando. Não são conhecidas as formas específicas de prevenção do câncer da próstata. No entanto, sabe-se que a adoção de hábitos saudáveis de vida é capaz de evitar o desenvolvimento de certas doenças, entre elas o câncer. Desse modo, é importante: fazer atividade física; ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais; reduzir a quantidade de gordura na alimentação. manter o peso; diminuir o consumo de álcool; não fumar. 37

38 Agradecemos sua presença e esperamos por você na próxima aula!
Nesse momento, o instrutor faz um fechamento, relembrando a importância da prevenção do câncer de pele e próstata através da adoção de um estilo de vida saudável e também do tratamento e diagnóstico precoce, quando a doença não pode ser prevenida. 38

39 Curso Conhecendo e Prevenindo o Câncer - Série Solução SST-
AULA 2 Departamento Regional Coordenadoria de Educação Local, 00 de mês de ano.

40 Relembrando a aula anterior
Na aula anterior você conheceu e estudou dois tipos diferentes de câncer: o de PELE e o de PRÓSTATA. Aprendeu o que são, suas causas e como preveni-los. A PARTIR DAÍ, CONVIDÁ-LOS A CONSTRUIR CONHECIMENTOS SOBRE OUTROS 2 TIPOS: O DE MAMA E O DE ÚTERO. 40

41 3. Câncer de Mama Onde o câncer se forma? Partes do seio:
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano, cerca de 22% dos novos casos de câncer em mulheres são de mama. Esse tipo de câncer representa, nos países ocidentais, uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua frequência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Os seios são formados por glândulas (lobos, lóbulos e bulbos) que produzem leite durante a amamentação. O palestrante deve apontar na figura. As glândulas se comunicam entre si através de ductos (canais) que transportam o leite até o mamilo. O palestrante deve apontar na figura. A maioria dos tumores cancerosos são provenientes dos ductos. O palestrante deve apontar na figura. Dividindo o seio em quatro partes, observa-se que a maior quantidade de ductos está localizada no quadrante superior externo da mama (próximo à axila). O palestrante deve apontar no desenho. É neste local que ocorre a maioria dos tumores malignos da mama (aproximadamente 50%). - 20/02/10 - 20/02/10

42 O câncer de mama é cada vez mais comum
A cada ano aumenta o número de mulheres com este câncer. O número de casos novos de câncer de mama esperados para o Brasil em 2008 foi de , com um risco estimado de 51 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido aos efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e da imagem pessoal. - 20/02/10

43 Quais são os fatores de risco?
menarca (menstruação) precoce; nuliparidade (mulher que nunca teve filhos); idade da primeira gestação – acima de 30 anos; anticoncepcionais orais; menopausa tardia; terapia de reposição hormonal; história familiar; ingestão de álcool. Questionar quais são os principais fatores de risco do câncer de mama. Deixar que os participantes respondam e, em seguida, apresentar os itens. Além desses, a idade continua sendo um dos mais importantes fatores de risco. As taxas de incidência aumentam rapidamente em pessoas com até 50 anos. Após essa idade, a incidência se dá de forma mais lenta. Na região Sudeste, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres, com um risco estimado de 68 casos novos por 100 mil. Alguns estudos apontam para dois tipos de câncer de mama relacionados com a idade: o primeiro tipo ocorre na pré-menopausa e é caracterizado por ser mais agressivo e ser estrogênio receptor (ER) negativo; o segundo ocorre na pós-menopausa e está associado com características indolentes e principalmente por ser ER positivo. História familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade. Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama. A menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), constituem também fatores de risco para o câncer de mama. Ainda é controvertida a associação do uso de contraceptivos orais com o aumento do risco para o câncer de mama, apontando para certos subgrupos de mulheres, como as que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, as que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez. A ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, é identificada como fator de risco para o câncer de mama, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos.

44 Como reconhecer os sintomas?
Nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Alterações na pele que recobre a mama: como curvaturas, retrações ou um aspecto semelhante à casca de uma laranja. Nódulos palpáveis na axila. Reforçar que o reconhecimento de qualquer um desses sintomas não é motivo para pânico, mas um médico deve ser procurado para avaliação mais detalhada. /02/10

45 Quando realizar o autoexame nos seios?
Você deve examinar suas mamas 1 vez por mês, de preferência durante o banho. Se você menstrua, examine suas mamas no 5º dia após o início da menstruação. No período pré- menstrual as mamas ficam endurecidas e dolorosas. Se você não menstrua ou sua menstruação é irregular, escolha o 1º dia de cada mês. Fazer a pergunta aos participantes e só depois das manifestações deles, apresentar as respostas. INSTRUTOR: MESMO QUE O PÚBLICO DESTE CURSO SEJA COMPOSTO EM SUA MAIORIA POR HOMENS, É IMPORTANTE QUE ELES SAIBAM TODAS ESTAS INFORMAÇÕES NO SENTIDO DE ORIENTADOR AMIGAS, MÃES, FILHAS E ESPOSAS. Lembrá-los disso!

46 O que se deve procurar? Caroços (nódulos) - mesmo que não doam.
Secreções saindo pelo mamilo - espontaneamente ou quando você o aperta. Alterações da pele - espessamentos localizados, feridas, coceiras. Fazer a pergunta aos participantes e só depois das manifestações deles, apresentar as respostas.

47 Como realizar o autoexame nos seios?
Fazer a pergunta aos participantes e só depois das manifestações deles, apresentar as respostas. Para tocar seus seios use apenas as pontas dos dedos, com a mão espalmada. Cada vez que você tocar a mama, faça um pequeno círculo com os dedos. - 20/02/10

48 Veja os movimentos da mão que deverão ser executados no autoexame:
Vertical – a mão caminha para cima e volta para baixo, cobrindo toda a mama. Espiral – a mão realiza movimentos concêntricos, indo da periferia da mama até o mamilo. Quadrantes – a mão vai do mamilo até a periferia e volta. O palestrante deve demonstrar esses movimentos na prática. Deverá levar uma mama de borracha ou pano para demonstração. - 20/02/10

49 Como realizar o autoexame dos seios?
Em frente ao Espelho De frente para o espelho, com os braços apoiados nos quadris: identifique alterações no tamanho, na forma e no contorno de cada mama; observe alterações na pele e nos mamilos; Coloque-se frente ao espelho, com os braços apoiados nos quadris. Inspecione seus seios: alterações no tamanho, na forma e no contorno de cada mama. Observe a pele (alterações de textura) e os mamilos. - 20/02/10

50 http://www.promulherpb.com.br/img/auto_exame_1.jpg - 20/02/10
pressione as mãos contra os quadris; mantenha pressionado; observe novamente. houve alguma modificação na pele ou nos mamilos? Comprima os mamilos gentilmente com os dedos polegar e indicador; observe se há saída de secreções. Pressione as mãos contra os quadris: essa manobra movimenta o músculo peitoral. - 20/02/10 continua...

51 http://www.promulherpb.com.br/img/auto_exame - 20/02/10
coloque seus braços sobre a cabeça; force seus cotovelos para fora; mantenha os cotovelos para fora; observe novamente. Houve alguma modificação na pele ou nos mamilos? Coloque seus braços sobre a cabeça: inspecione seus seios e veja se há alterações na pele ou nos mamilos. /02/10 continua...

52 http://www.promulherpb.com.br/img/auto_exame - 20/02/10
Se estiver no Chuveiro... coloque seu braço esquerdo sobre a cabeça; toque seu seio esquerdo ensaboado com os dedos indicador, médio e anular da mão direita, apertando gentilmente, mas com firmeza, fazendo pequenos círculos. Repita esse procedimento no seio direito. - 20/02/10 continua...

53 http://www.promulherpb.com.br/img/auto_exame_1.jpg - 20/02/10
Se estiver deitada... faça os movimentos verticais, depois os espirais e, finalmente, em quadrantes; examine as axilas; agora faça o mesmo com o seio direito. Com o tempo você fará esse exame em poucos minutos. Lembrar do movimentos das mãos apresentados anteriormente: de como tocar os seus seios. - 20/02/10 continua...

54 Outra forma de detectar o câncer de mama:
O exame clínico da mama e a mamografia são indicados para todas as mulheres a partir de 40 anos de idade, anualmente. Mulheres abaixo de 40 anos e com suspeita de nódulos no seios também devem fazer esse exame. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Exame clínico da mama (ECM) Quando realizado por um médico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de até 1 centímetro, se superficial. Mamografia A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (com milímetros). É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável. Estudos sobre a efetividade da mamografia sempre utilizam o exame clínico como exame adicional, o que torna difícil distinguir a sensibilidade do método como estratégia isolada de rastreamento. A sensibilidade varia de 46% a 88% e depende de diversos fatores, tais como: tamanho e localização da lesão, densidade do tecido mamário (mulheres mais jovens apresentam mamas mais densas), qualidade dos recursos técnicos e habilidade de interpretação do radiologista. A especificidade varia entre 82% e 99% e é igualmente dependente da qualidade do exame. Autoexame das mamas O Inca não estimula o autoexame das mamas como estratégia isolada de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo. As evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para o rastreamento e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Além disso, o autoexame das mamas traz consigo consequências negativas, como aumento do número de biópsias de lesões benignas, falsa sensação de segurança nos exames falsamente negativos e impacto psicológico negativo nos exames falsamente positivos. Portanto, o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado  para essa atividade.   O que fazer para a detecção precoce do câncer de mama? Para a detecção precoce do câncer de mama recomenda-se: Em relação ao rastreamento: esse procedimento é ainda compreendido como parte do atendimento integral à saúde da mulher, devendo ser realizado em todas as consultas clínicas, independentemente da faixa etária. É importante destacar que deve ser feito o exame clínico da mama e mamografia anual, a partir dos 35 anos, para as mulheres pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer de mama. Garantia de acesso ao diagnóstico, tratamento e seguimento para todas as mulheres com alterações nos exames realizados. - 20/02/10

55 Quais são os tratamentos disponíveis?
As modalidades terapêuticas disponíveis atualmente são a cirúrgica e a radioterapia, a hormonioterapia e a quimioterapia. CIRURGIA: RETIRADA CIRÚRGICA DO TUMOR. RADIOTERAPIA: A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes. Uma dose pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo, a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas, à custa das quais se fará a regeneração da área irradiada. As radiações ionizantes são eletromagnéticas ou corpusculares e carregam energia. Ao interagirem com os tecidos, dão origem a elétrons rápidos que ionizam o meio e criam efeitos químicos como a hidrólise da água e a ruptura das cadeias de ADN. A morte celular pode ocorrer então por variados mecanismos, desde a inativação de sistemas vitais para a célula até sua incapacidade de reprodução. A resposta dos tecidos às radiações depende de diversos fatores, tais como a sensibilidade do tumor à radiação, sua localização e oxigenação, assim como a qualidade e a quantidade da radiação e o tempo total em que ela é administrada. HORMONIOTERAPIA: Alguns tumores como os de mama, próstata e endométrio expressam receptores hormonais, ou seja, eles crescem por conta da presença hormonal. O objetivo do tratamento de hormonioterapia é impedir a ação de determinados hormônios. De que forma? Bloqueando ou suprimindo os efeitos dos hormônios sobre o órgão alvo (órgão sobre o qual atua), por exemplo, o estrógeno, que é o hormônio responsável pela proliferação celular no caso do tumor da mama. No caso do câncer de mama, este tratamento é utilizado sempre que o tumor expressar positividade para receptores hormonais de estrogênio, independente da idade, do estadiamento da doença e da mulher ser pré ou pós-menopáusica. QUIMIOTERAPIA: Este método utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica. A quimioterapia pode ser feita com a aplicação de um ou mais quimioterápicos. O uso de drogas isoladas (monoquimioterapia) mostrou-se ineficaz em induzir respostas completas ou parciais significativas, na maioria dos tumores, sendo atualmente de uso muito restrito. A poliquimioterapia é de eficácia comprovada e tem como objetivos atingir populações celulares em diferentes fases do ciclo celular, utilizar a ação sinérgica das drogas, diminuir o desenvolvimento de resistência às drogas e promover maior resposta por dose administrada. A quimioterapia pode ser utilizada em combinação com a cirurgia e a radioterapia. De acordo com as suas finalidades, a quimioterapia é classificada em: • Curativa - quando é usada com o objetivo de se conseguir o controle completo do tumor, como nos casos de doença de Hodgkin, leucemias agudas, carcinomas de testículo, coriocarcinoma gestacional e outros tumores. • Adjuvante - quando se segue à cirurgia curativa, tendo o objetivo de esterilizar células residuais locais ou circulantes, diminuindo a incidência de metástases à distância. Exemplo: quimioterapia adjuvante aplicada em caso de câncer de mama operado em estádio II. • Neoadjuvante ou prévia - indicada para se obter a redução parcial do tumor, visando a permitir uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ou radioterapia. Exemplo: quimioterapia pré-operatória aplicada em caso de sarcomas de partes moles e ósseos. • Paliativa - não tem finalidade curativa. Usada com a finalidade de melhorar a qualidade da sobrevida do paciente. É o caso da quimioterapia indicada para carcinoma indiferenciado de células pequenas do pulmão.  

56 4. Câncer de Colo do Útero Com aproximadamente 500 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano.

57 Como identificar os sintomas?
Se não houver qualquer alteração visível, identifica-se a doença mediante o exame preventivo; Com a progressão da doença, os principais sintomas são: sangramento vaginal; corrimento; dor. secretaria-municipal-de-saude-combate-o-cancer-entre-mulheres/ - 20/02/10 Em relação ao tratamento adequado, cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico.

58 Quais são os fatores de risco?
infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) menor ingestão de vitaminas; multiplicidade de parceiros sexuais; iniciação sexual precoce; uso prolongado de contraceptivos orais; diminuição das condições socioeconômicas; tabagismo (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados); higiene íntima inadequada. Questionar o que contribui para o surgimento do câncer de colo de útero. Vários são os fatores de risco identificados para o câncer do colo do útero, sendo que alguns dos principais estão associados às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados), à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais. Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.

59 Como prevenir o câncer de colo do útero?
Com uso de camisinha durante a relação sexual. Com a realização do exame preventivo: Papanicolau - coleta de material citológico do colo do útero. Diagnóstico do vírus HPV (causador do câncer). Perguntar qual deve ser a principal prevenção contra o câncer de colo de útero. Deixar que os participantes respondam e iniciar discussão. A principal estratégia utilizada para detecção precoce da lesão precursora e diagnóstico precoce do câncer (prevenção secundária) é a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero (conhecido popularmente como exame papanicolau). A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV, vírus que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer. O exame papanicolau pode ser realizado nos postos ou unidades de saúde que tenham profissionais da saúde capacitados para realizá-los. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual é a importância do exame preventivo, pois a sua realização periódica permite reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero na população de risco. PAPANICOLAU: A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disso, o exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Estima-se que uma redução de cerca de 80% da mortalidade por esse câncer possa ser alcançada por meio do rastreamento de mulheres na faixa etária de 25 a 65 anos com o teste papanicolau e com o tratamento das lesões precursoras com alto potencial de malignidade ou carcinoma in situ. A prevenção primária pode ser realizada com o uso de preservativos durante a relação sexual, uma vez que a prática de sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio com o HPV (vírus do papiloma humano), que tem papel importante no desenvolvimento do câncer e de suas lesões precursoras. A principal estratégia utilizada para a detecção precoce dessa doença no Brasil é o rastreamento, que significa realizar o exame preventivo (papanicolau) em mulheres sem sintomas, com o objetivo de identificar aquelas que possam apresentar a doença em fase muito inicial, quando o tratamento pode ser mais eficaz. O exame preventivo é dirigido a mulheres de 25 a 59 anos, que devem se submeter ao exame periodicamente. – 20/02/10

60 Use camisinha e previna o câncer de útero
Como é a utilização correta da camisinha masculina? Demonstrar como é a utilização correta do preservativo masculino. Nas unidades em que existem materiais para demonstração, utilizá-los. Nas que não possuem, utilizar apenas as fotos. 1- Abrir a embalagem do preservativo no local indicado. 2- Segurar a ponta do preservativo para garantir que o espaço reservado para armazenar as secreções relacionadas a ejaculação seja mantida, sem acúmulo de ar. 3- Desenrolar o preservativo até a base do pênis. 4- Após o ato sexual, retirar o preservativo ainda com o pênis ereto. 5- Fazer um nó no preservativo para evitar que as secreções se espalhem. 6- Desprezar em lixo apropriado. Alguns cuidados: Observe se a embalagem não está furada. Verifique a data de validade. Se a camisinha for comprada, veja se ela tem o selo de qualidade do INMETRO. Não deixe as camisinhas em local quente e úmido. Elas devem ser guardadas em lugar fresco e seco. Use apenas lubrificantes à base de água. Não use lubrificantes oleosos (como vaselina, óleo de amêndoa etc.), que estragam o látex da camisinha. – 20/02/10

61 Existe a camisinha feminina, você conhece
Existe a camisinha feminina, você conhece? Como é a utilização correta da camisinha feminina? Dobre o anel interno. Introduza a camisinha feminina na vagina e empurre tão fundo quanto possível. Verifique se ela está bem acomodada. A camisinha feminina é um produto novo, que chegou ao Brasil há poucos anos. Veja como colocá-la: – 20/02/10

62 Depois de ser usada, ela deve ser jogada fora.
– 20/02/10 O anel externo fica para fora. Essa sobra é importante para garantir a segurança da camisinha, pois, durante a relação, pênis e vagina aumentam de tamanho e a camisinha se ajusta melhor. Depois de ser usada, ela deve ser jogada fora. Alguns cuidados com a camisinha feminina: Observe se a embalagem não está furada. Verifique a data de validade. A camisinha feminina não pode ser usada com a masculina, porque uma camisinha roçando na outra aumenta o risco de rompimento.

63 Um tratamento: Vacinação contra o HPV
Existe uma vacina para HPV, mas não protege contra todos os subtipos do HPV. Atividade em Grupo IMPORTANTE: o exame preventivo deve continuar a ser feito mesmo em mulheres vacinadas!!! Divida os participantes em grupos de 2 ou 3 pessoas. Reserve 20 minutos para trabalho em grupo e 10 minutos para discussão e orientação. Distribua cartolinas, revistas e canetas coloridas aos participantes e peça para que eles construam um cartaz sobre os métodos de prevenção dos diferentes tipos de cânceres. Alinhar discussão sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável e encerrar a aula reforçando a importância das atitudes apresentadas. comunidadevip.maiscomunidade.com/conteudo/ – 20/02/10

64 Referências Brasil. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Aprenda sobre HIV e aids. Disponível em: Acesso em 22 fev Brasil. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: Acesso em 22 fev Brasil. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: Acesso em 21 fev Brasil. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Manual de Controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e Aids. Brasília: Ministério da Saúde p. Série Manuais n. 68, 4 ed. Brasil. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Controle do câncer de mama. Documento de Consenso, 2004.


Carregar ppt "Curso Conhecendo e Prevenindo o Câncer - Série Solução SST-"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google