A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo dos Gases Gases são fluídos facilmente compressíveis: - não apresentam forma nem volume próprio - s- são expansíveis - o- ocupam o volume ou a forma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo dos Gases Gases são fluídos facilmente compressíveis: - não apresentam forma nem volume próprio - s- são expansíveis - o- ocupam o volume ou a forma."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo dos Gases Gases são fluídos facilmente compressíveis: - não apresentam forma nem volume próprio - s- são expansíveis - o- ocupam o volume ou a forma do recipiente que os contém. Como seria impossível visualizarmos um gás, tomamos como exemplo, os líquidos que são fluídos assim como os gases para analisar a forma e volume que eles adquirem conforme o ambiente que ocupam.

2 As substâncias gasosas são constituídas de pequenas partículas chamadas moléculas que apresentam as seguintes características: -d-dimensões inferiores à distância existente entre as moléculas - a- apresentam movimento contínuo, o que ocasiona o choque entre elas e as paredes do recipiente que o contém

3 Gases Perfeitos Trata-se de um modelo teórico a fim de facilitar seu estudo. Estes gases apresentam as seguintes características: -M-Movimento caótico -O-Os choques são perfeitamente elásticos -N-Não existem forças de atração entre as moléculas. -O-O diâmetro da molécula é desprezível em relação à distância média que percorre entre as colisões.

4 Mudança de estado •A•A mudança de estado ocorre quando o o corpo sofrer alteração em uma ou mais de suas grandezas físicas: -P-Pressão -V-Volume -T-Temperatura -D-Densidade Obs: pressão de 1atm e temperatura de 273K, caracterizam a CNTP.

5 Tipos de transformação - Leis •Q•Quando um gás sofre uma alteração de suas variáveis ( pressão, volume e temperatura ) classificadas como: -I-Isotérmica – temperatura constante -I-Isobárica – pressão constante -I-Isocórica ou isovolumétrica – volume constante

6 Leis de transformações dos gases Lei de Boyle – Mariotte Processo isotérmico. O que você observou neste experimento? Que mantida a temperatura constante, percebemos que pressão e volume são grandezas inversamente proporcionais. ou seja, o produto: p.v = K resumindo: p 1.v 1 = p 2.v 2

7

8 Leis de transformações dos gases Lei de Gay - Lussac Processo isobárico. O que você observou neste experimento? Que mantida a pressão constante, percebemos que temperatura e volume são grandezas diretamente proporcionais. ou seja, o produto: V = K. T

9

10 Leis de transformações dos gases Lei de Charles Processo isovolumétrico. O que você observou neste experimento? Que mantida o volume constante, percebemos que pressão e temperatura são grandezas diretamente proporcionais. ou seja, o produto: p = K.T

11

12 Resumindo

13 Exercícios 1.O gráfico ilustra uma isotermia de uma certa quantidade de gás que é levado do estado A para o estado B. Determine a pressão do gás no estado B.

14 2. Um recipiente contém 6L de gás sob pressão de 3atm. Sem alterar a temperatura, qual o volume quando a pressão do gás for 6atm? 3. Um recipiente contém 20L de ar sob pressão de 2atm. Determine o volume ocupado pelo ar quando a pressão se reduzir a um quinto da pressão inicial, mantendo-se a temperatura constante. 4. Uma certa massa de um gás, no estado inicial A, passa para o estado final B, sofrendo a transformação indicada na figura. Determine a temperatura T B.

15 6. Dentro de um recipiente fechado existe uma massa de gás ocupando volume de 20L, à pressão de 0,50atm e a 27 º C. Se o recipiente foi aquecido até 127 º C, mantendo-se o volume constante, qual será a pressão do gás 5. Um gás ideal ocupa um volume de 1500 cm3 à 27 º C. Que volume ocupará a -73 ºC, sabendo que a transformação é isobárica?


Carregar ppt "Estudo dos Gases Gases são fluídos facilmente compressíveis: - não apresentam forma nem volume próprio - s- são expansíveis - o- ocupam o volume ou a forma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google